no XIX Congresso do PCP *
Na direcção do socialismo
O Partido Comunista Sul-Africano integra a aliança tripartida, que inclui o Congresso Nacional Africano (ANC), o mais antigo movimento de libertação nacional, que comemora este ano o centenário da sua fundação, e ainda o Congresso dos Sindicatos Sul-Africanos (COSATU).
Estas são as principais forças que apoiam a trajectória de mudança na África do Sul, no âmbito da revolução democrática nacional.
Os objectivos da revolução democrática nacional são a emancipação do povo sul-africano, em particular, o alcance de uma sociedade não racista, não sexista e próspera.
O Partido Comunista Sul-Africano vê este processo como parte de um percurso contínuo em direcção ao nosso objectivo último que é o socialismo e mais tarde o comunismo. Não vemos que a luta pela libertação nacional esteja dissociada do movimento ininterrupto na via sul-africana para o socialismo.
Na sua 53.ª Conferência Nacional, que terá lugar este mês de Dezembro, de 16 a 20, o ANC irá reafirmar o seu comprometimento com os objectivos da revolução democrática nacional e anunciar a entrada da África do Sul numa segunda fase de transição, em que se prevê transformações no plano económico e social, com vista a melhorar a vida das pessoas, em particular das camadas mais desfavorecidas.
Se conseguirmos melhorar as condições de vida do povo, estaremos, a nosso ver, a aumentar, impulsionar e a construir elementos do socialismo nos dias de hoje.
Sabemos que o imperialismo tudo fará para minar este processo na África do Sul democrática, país que se tem vindo a tornar uma potência emergente no continente africano, à margem da esfera de influência do imperialismo, podendo constituir-se um contrapeso ao imperialismo e ao epicentro do capitalismo monopolista.
A África do Sul tornou-se, assim, numa ameaça para o imperialismo e sabemos que este está disposto a tudo para conservar o seu poder em África. Por isso são expectáveis novos ataques, sob diferentes formas, à África do Sul, os quais têm como principal objectivo minar o processo de transformação radical da sociedade actualmente em curso.
* Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista Sul-Africano