Actual
Os estigmas
Actual
Gente que conta
Actual
Tic-tac, tic-tac, tic-tac
PCP
Dois apontamentos sobre uma grande<br> grande greve geral
A greve geral de 14 de Novembro foi um passo adiante na evolução da situação política e social portuguesa. Foi uma greve histórica, pela dimensão que atingiu – e de que as duas últimas edições do Avante! deram conta –, pelas condições em que se realizou e pelos objectivos colocados.
Um sucesso indesmentível, apesar dos esforços para a menorizar. Uma grande greve geral, que teve continuidade na manifestação de dia 27 na Assembleia da República e que se desenvolverá também nas manifestações convocadas pela CGTP-IN para 8 e 15 de Dezembro no Porto e em Lisboa, respectivamente.
Crónica Internacional
Idade Média
A talhe de foice
A «conjuntura»
Democracia e Socialismo - Os valores de Abril no futuro de Portugal
Proposta de composição do Comité Central a eleger pelo XIX Congresso
Proposta de Regulamento a apresentar ao XIX Congresso do PCP
Acessos e transportes
Açores «chumbam» Orçamento do Estado
A Assembleia Legislativa Regional dos Açores aprovou, no dia 23, uma proposta do PCP tomando posição contra o Orçamento do Estado para 2013, anteontem aprovado.
Travar a ruína
A maior dos últimos anos
Cavaco tem que ouvir
A CGTP-IN recorda que o Presidente da República reconheceu já que o povo não aguenta mais sacrifícios e quer ser ouvida por Cavaco Silva em tempo útil. Mas a central insiste no esclarecimento e mobilização dos trabalhadores, para acabar com o actual Governo e com a política de direita.
«Não nos intimidam!»
Na greve geral, em todas as intervenções registadas, «as forças policiais colocaram-se ao lado das administrações, numa clara protecção dos violadores da lei», denunciou a Fectrans/CGTP-IN.
Em defesa das funções sociais do Estado
A CGTP-IN lançou, segunda-feira, a campanha nacional «Em Defesa das Funções Sociais do Estado Consagradas na Constituição da República», da qual faz parte uma petição que a central espera que venha a ser a maior de sempre.
Exploração não é solução
A «caravana» não pára
MEC prefere condenações
Despedimentos no BCP
Com as lutas dos jornalistas
PJ recusa perder mais
Agressão contra o povo e o País
«O pior de que há memória», que «não resolverá nenhum dos problemas nacionais, que agravará a dívida pública e que terá devastadoras consequências no plano económico e social». Assim é, para o PCP, o Orçamento do Estado para 2013 aprovado esta terça-feira na AR pela maioria PSD/CDS-PP, com os votos contra das bancadas da oposição.
Defender salários e direitos
O PCP vai inquirir o Governo quanto às medidas que este pensa adoptar relativamente à Auto-Europa, não apenas do ponto de vista dos investimentos para a produção de futuros carros e novos modelos, mas também para garantir neste período mais difícil os postos de trabalho.
Ser intransigente na defesa do País
Superior em luta
Mais de um milhar de estudantes do Ensino Superior de todo o País manifestaram-se, quinta-feira, em Lisboa, contra os cortes no Orçamento do Estado para o sector, aprovado anteontem pelo PSD e CDS.
Jornada Nacional de luta
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA), com as suas filiadas, está a promover, durante os meses de Novembro e Dezembro, uma Jornada Nacional Descentralizada de Reclamação e Protesto em várias regiões do País, com o objectivo de reclamar medidas de apoio para a agricultura familiar e protestar contra a grave situação que o País atravessa.
O maior massacre é a ocupação
Solidariedade com a Palestina
Mais um «erro» do Governo
Assalto fiscal às empresas...
Crise afecta crianças
Estudantes dão voz ao protesto
Milhares de estudantes, professores e activistas sindicais manifestaram-se, no sábado, 24, em Roma e em outras cidades italianas. Na Grã-Bretanha, os estudantes renovaram, dia 21, os protestos contra as propinas e o desemprego.
Pequena pesca
O Parlamento Europeu aprovou, dia 22, o relatório sobre a pequena pesca costeira, a pesca artesanal e a reforma da Política Comum das Pescas, apresentado pelo deputado do PCP, João Ferreira.
Irlandeses na rua
Comunista checo eleito governador
FT fecha na Alemanha
Mistificações e objectivos de classe
Palestina na ONU por justiça
A Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) apresenta hoje na Assembleia Geral das Nações Unidas o pedido de reconhecimento do país como membro observador da organização, proposta votada uma semana depois do fim da agressão militar israelita na Faixa de Gaza, e quando peritos forenses procuram apurar as causas da morte do líder histórico da resistência, Yasser Arafat.
Protesto histórico na Walmart
Os trabalhadores da maior cadeia retalhista do mundo realizaram um protesto histórico, justamente no dia em que as grandes empresas de distribuição norte-americanas costumam registar recordes anuais de vendas.
Povo egípcio contesta despotismo
EUA e Israel contra conferência
Trabalhadores revoltados
Recursos nacionais em leilão
O ministro da Economia Álvaro Santos Pereira, à semelhança de outros seus antecessores no cargo, bem como de diversos outros atores da política de direita num passado recente, descobriu há algumas semanas que o País precisa de se reindustrializar. Avançou mesmo com objetivos quantitativos: a indústria terá de ter um peso na economia correspondente a 20 por cento do PIB.
Declaração unilateral de tréguas da FARC-EP
«Israel da América Latina»
Os vínculos entre a Colômbia e Israel são impossíveis de esconder. Por estes dias, não são só os diálogos de paz, entre as FARC e o governo, que enchem as capas dos jornais colombianos. A imprensa destaca as declarações por videoconferência desde Israel a um tribunal colombiano por parte de uma das figuras mais sinistras da história recente da Colômbia. Yair Klein, ex-militar israelita e mercenário em vários países, foi contratado por Gonzalo Rodriguez Gacha, traficante de droga e sócio de Pablo Escobar, para treinar grupos paramilitares criados pelos latifundiários colombianos.