Assalto fiscal às empresas...

Durante um debate com empresários, realizado em Cascais no dia 18, a Direcção da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) aprovou, por unanimidade, uma moção onde se dá conta de que o Orçamento do Estado (OE) para 2013 «constitui mais um assalto fiscal às empresas» e «insiste na contracção da economia», uma vez que «aumenta fortemente a carga fiscal sobre as empresas, ao mesmo tempo que não apresenta medidas credíveis com vista à dinamização da economia nacional, das suas micro, pequenas e médias empresas (MPME), e à consequente e decisiva criação de emprego».

Para a CPPME este OE, aprovado anteontem, continua ainda a apostar «na contracção do mercado interno, penalizando brutalmente as MPME, os salários e as reformas e, em geral, a actividade produtiva virada para o mercado nacional».

Em contrapartida, os empresários defendem «medidas destinadas a melhorar as suas quotas de mercado, a sua recapitalização e nunca o aumento de tributação que agrave a sua já difícil situação». Neste sentido propõem uma «profunda reforma tributária», nomeadamente do IVA, do IRS, do IRC, do EC, do PPC, entre outros impostos.

... e ataque aos reformados

Também a Confederação Nacional de Reformados Pensionistas e Idosos (MURPI) está contra as novas medidas da «ditadura da austeridade aos trabalhadores, aos reformados e ao povo em geral», que prevêem nas pensões mínimas «um aumento ridículo de sete euros» e uma redução de quatro por cento nas pensões superiores a 485 euros. As pensões superiores a 600 euros ficam sem um dos subsídios de férias ou de Natal e as superiores a 1350 euros são abrangidas pelos cortes adicionais no IRS.

O MURPI contesta também o agravamento dos impostos (IRS, IVA e IMI), dos preços das taxas moderadoras, dos medicamentos e dos serviços de saúde, assim como dos transportes e das rendas das casas, que «põe em risco o direito à habitação».



Mais artigos de: Nacional

Superior em luta

Mais de um milhar de estudantes do Ensino Superior de todo o País manifestaram-se, quinta-feira, em Lisboa, contra os cortes no Orçamento do Estado para o sector, aprovado anteontem pelo PSD e CDS.

Jornada Nacional de luta

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA), com as suas filiadas, está a promover, durante os meses de Novembro e Dezembro, uma Jornada Nacional Descentralizada de Reclamação e Protesto em várias regiões do País, com o objectivo de reclamar medidas de apoio para a agricultura familiar e protestar contra a grave situação que o País atravessa.

O maior massacre é a ocupação

Praticamente ao mesmo tempo, em Lisboa e no Porto, centenas de pessoas concentraram-se no dia 22 para repudiar os mais recentes massacres cometidos pelas Forças Armadas de Israel contra a população palestina da Faixa de Gaza. As acções foram promovidas por...

Solidariedade com a Palestina

O Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM) assinala hoje, com uma sessão pública em Lisboa, o Dia Internacional de Solidariedade com a Palestina. A iniciativa tem lugar às 18h30 na Casa do Alentejo, em Lisboa, e conta com a...

Mais um «erro» do Governo

A Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) vai promover, em Dezembro, uma série de iniciativas para denunciar o «grave erro» que o Governo vai cometer ao «extinguir mais de um milhar de freguesias, fazendo-o sem fundamento científico, razões financeiras ou...

Crise afecta crianças

No dia 20 assinalou-se o 23.º aniversário da aprovação da Convenção Sobre os Direitos da Criança, ratificada pelo Estado português em Setembro de 1990, e que, sendo cumprida, permitiria o desenvolvimento das crianças em todo o mundo, valorizando a sua...