Extinção de freguesias

Mais um «erro» do Governo

A Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) vai promover, em Dezembro, uma série de iniciativas para denunciar o «grave erro» que o Governo vai cometer ao «extinguir mais de um milhar de freguesias, fazendo-o sem fundamento científico, razões financeiras ou critérios de racionalidade».

Em reunião extraordinária do seu Conselho Directivo, realizada no dia 23, em Lisboa, a ANAFRE decidiu, por unanimidade, «manifestar solidariedade, presença e apoio a todas as freguesias portuguesas em risco de extinção», «disponibilizar informação jurídica e administrativa às freguesias associadas da ANAFRE», «pedir audiência, com carácter de urgência, ao primeiro-ministro» e «deslocar três representantes dos partidos políticos com assento no seu Conselho Directivo ao Parlamento Europeu, onde serão recebidos, no dia 7 de Dezembro, pela Comissão do Território do Conselho da Europa, nas mãos de quem depositarão documentos ilustrativos da figura “freguesia” no edifício administrativo português, do seu papel no exercício de atribuições e competências e da sua relação de proximidade com as populações».

A Associação Nacional de Freguesias vai ainda propor uma reunião conjunta com a Associação Nacional de Municípios, mobilizar os autarcas de freguesia para estarem presentes, no dia 14 de Dezembro, na Assembleia da República (AR), aquando da discussão das propostas de lei dos grupos parlamentares do PCP e do BE. Na noite de 13 para 14 terá lugar uma vigília, com momentos culturais, junto da AR.

Entre outras medidas, a ANAFRE quer ainda produzir «Postais de Boas Festas» temáticos e alusivos à luta das freguesias, que serão enviados à Presidência da República, ao primeiro-ministro e à Presidente da Assembleia da República.

 



Mais artigos de: Nacional

Superior em luta

Mais de um milhar de estudantes do Ensino Superior de todo o País manifestaram-se, quinta-feira, em Lisboa, contra os cortes no Orçamento do Estado para o sector, aprovado anteontem pelo PSD e CDS.

Jornada Nacional de luta

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA), com as suas filiadas, está a promover, durante os meses de Novembro e Dezembro, uma Jornada Nacional Descentralizada de Reclamação e Protesto em várias regiões do País, com o objectivo de reclamar medidas de apoio para a agricultura familiar e protestar contra a grave situação que o País atravessa.

O maior massacre é a ocupação

Praticamente ao mesmo tempo, em Lisboa e no Porto, centenas de pessoas concentraram-se no dia 22 para repudiar os mais recentes massacres cometidos pelas Forças Armadas de Israel contra a população palestina da Faixa de Gaza. As acções foram promovidas por...

Solidariedade com a Palestina

O Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM) assinala hoje, com uma sessão pública em Lisboa, o Dia Internacional de Solidariedade com a Palestina. A iniciativa tem lugar às 18h30 na Casa do Alentejo, em Lisboa, e conta com a...

Assalto fiscal às empresas...

Durante um debate com empresários, realizado em Cascais no dia 18, a Direcção da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) aprovou, por unanimidade, uma moção onde se dá conta de que o Orçamento do Estado (OE) para 2013...

Crise afecta crianças

No dia 20 assinalou-se o 23.º aniversário da aprovação da Convenção Sobre os Direitos da Criança, ratificada pelo Estado português em Setembro de 1990, e que, sendo cumprida, permitiria o desenvolvimento das crianças em todo o mundo, valorizando a sua...