Editorial

REJEITAR O PACTO DE AGRESSÃO

Está aí o Natal, dia da família, segundo reza a tradição, com a festa, os presentes, a consoada, a alegria,...
Opinião
A talhe de foice

Fome

«Crianças com fome desmaiam em escolas gregas», noticiava-se há dias em primeira página, mas não era...
Actual

A carne, os ossos e o sangue

A crise do capitalismo – da qual as crises na UE e do próprio euro são expressão – aprofunda-se, e muito....
Actual

A «enésima» fase

No último domingo teve lugar um «Conselho de Ministros informal». A informalidade residiu no facto, comprovado por...
Actual

A única resposta

Seis meses passados sobre a tomada de posse do Governo PSD/CDS o mínimo que se pode dizer é que nunca depois do 25 de Abril se...
PCP

Resgatar a soberania, afirmar Abril, fortalecer o Partido

De cimeira em cimeira, elas próprias reveladoras das crescentes contradições que invadem as grandes potências capitalistas, Portugal vai cedendo parcelas de soberania. No plano nacional, o Orçamento do Estado aprovado pelo PSD e pelo CDS-PP, com a violenta abstenção do PS, carrega sobre os direitos dos trabalhadores e do povo, atira o País para a pobreza.

Crónica Internacional

Um mundo em profunda mudança

O Avante publica nesta edição a declaração final do 13.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e...
Em Foco

Bandeira do nosso combate

José Dias Coelho foi assassinado há 50 anos, na rua de Alcântara que hoje tem o seu nome. O...

Nunca esqueceremos os nossos mártires

Faz hoje precisamente 50 anos que, aqui muito próximo do local em que nos encontramos, a morte saiu à rua: a PIDE assassinou, a tiro, o camarada José Dias Coelho: O pintor morreu. Foi um crime brutal, um dos muitos praticados pelo fascismo ao longo do seu quase meio século de existência.

Crimes que, na sua imensa maioria, incidiram sobre militantes comunistas, já que eram estes que, organizados no seu Partido, ocupavam a primeira fila da luta contra o regime fascista. Crimes que nunca é demais denunciar neste tempo em que está em curso uma intensa operação de branqueamento e negação do fascismo. Crimes que devem ficar gravados na nossa memória colectiva para que fascismo nunca mais.

PCP

Alargar o combate contra o pacto de agressão

Nas três iniciativas em que participou no fim-de-semana – na Trofa, em Braga e na Parede –, Jerónimo de Sousa reafirmou a confiança nas possibilidades que se podem abrir com a luta do povo.

Só a luta pode travar destruição

A destruição do sistema público de transportes só pode ser travada pela luta dos trabalhadores e dos utentes, afirmou Jerónimo de Sousa numa declaração proferida no dia 14.

Terrorismo social ao serviço do capital

Para o PCP, a revisão do memorando da troika, que dá corpo ao pacto de agressão que PS, PSD e CDS assumiram com a União Europeia e o FMI, vai trazer mais austeridade, exploração, empobrecimento e retrocesso social.

Uma voz insubstituível

Intervindo nas empresas e locais de trabalho através das suas células, o PCP é uma voz necessária à defesa dos direitos e à dura luta que se trava contra a exploração e o empobrecimento.

A Saúde não é um negócio

O PCP distribuiu, na semana passada, um comunicado onde apelava à luta das populações contra o aumento das taxas...

Tempo de antena do PCP

Amanhã, dia 23, será emitido um tempo de antena do PCP (na RTP1, antes do Telejornal, e na Antena 1, por volta das 13.52 horas),...
Trabalhadores

Tudo para travar o trabalho gratuito

Com receio de que fique mais evidente o repúdio, o Governo precipitou o processo de aprovação do diploma que oferece ao patronato, à conta de cada trabalhador, mais duas horas e meia de trabalho por semana. No final da «semana de acção e protesto», a CGTP-IN reafirmou que vai fazer «tudo» para impedir que a proposta se torne lei.

Contra todos os roubos

Centenas de activistas e dirigentes da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública enterraram simbolicamente o Governo e desfilaram em cordão humano, dia 15, em Lisboa.

Luta sem tréguas

Na «semana de protesto e acção», concluída sexta-feira, veio para as ruas a determinação de manter e elevar a luta contra o aumento do horário de trabalho.

O Governo do desemprego

A «política recessiva imposta pelo Governo PSD/CDS-PP» é a causa central que faz de Portugal o quinto país...

Precariedade jovem

As graves consequências do desemprego e da precariedade laboral para as novas gerações de trabalhadores foram evidenciadas...
Assembleia da República

Cabe ao povo construir o seu futuro

No rescaldo do Conselho Europeu, o primeiro-ministro foi ao Parlamento defender a inscrição na Constituição de um limite de 0,5% ao défice. A materializar-se, para Jerónimo de Sousa, este seria um «verdadeiro golpe constitucional».

Nem qualidade nem exigência

O Governo desistiu da Educação, mostrando-se incapaz de qualquer rasgo para «vencer as dificuldades». Disso é exemplo a chamada «reestruturação curricular», que mais não é do que um novo passo no sentido da destruição da Escola Pública, acusa o PCP.

Nacional

Está na altura de dizer basta!

Mais de 10 mil estudantes do Ensino Básico e Secundário assinaram um abaixo-assinado contra o fim do passe escolar, entregue, no dia 14 de Dezembro, em várias acções de luta por todo o País.

Moita aposta no serviço público

A Câmara da Moita aprovou as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2012, um documento que reflecte o agravamento da crise económica, mas que assegura a prestação dos serviços públicos.

O Couço está em luta

No dia 18, mais de quatro centenas e meia de pessoas da Freguesia do Couço participaram num desfile em...

Setúbal

Para assinalar os 35 anos das primeiras eleições autárquicas, a Associação de...
Europa

No interesse dos trabalhadores e do País

A meio do mandato, Ilda Figueiredo e João Ferreira apresentaram, dia 16, na sede do PCP em Lisboa, um balanço da actividade no Parlamento Europeu, realizada nestes dois anos e meio.

Igreja calou

Uma comissão de investigação concluiu que, entre 1945 e 1981, cerca de 20 mil menores foram vítimas de abusos sexuais por parte de religiosos católicos em instituições na Holanda.

Pobreza alastra em Espanha

Cerca de dez milhões de pessoas (22,5% da população) vivem em Espanha com menos de 500 euros mensais e outros dois...

PCE comemora 90.º aniversário

O Partido Comunista de Espanha assinalou, no domingo, 18, o seu 90.º aniversário com uma sessão que contou com cerca de...

Construir o futuro

Por estes dias um camarada enviou-me o «Manifesto em Defesa da Cultura», documento subscrito por mais...
Internacional

Egípcios insurrectos contra poder militar

Pelo menos 14 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas em quatro dias de repressão, ordenada pela Junta militar egípcia para aplacar a contestação ao poder que se mantém desde o derrube do ditador Hosni Mubarak.

Iraque fica exangue e dependente

A saída do último contingente militar norte-americano do Iraque não apaga os crimes cometidos pelos invasores, que transformaram um país próspero e soberano numa nação exangue e dependente.

Na morte Kim Jong-il

A propósito morte de Kim Jong-il, o gabinete de imprensa do PCP divulgou uma nota na qual se reafirma o...
Temas

«O Socialismo é o Futuro!» (*)

Conforme anunciámos na edição da semana passada, abaixo publicamos a declaração final do Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários realizado entre 9 e 11 de Dezembro últimos em Atenas, na Grécia.

O Serviço Público de Rádio e TV<br>é uma conquista de Abril

A controvérsia sobre o Serviço Público (SP) de televisão, desencadeada pela decisão do Governo de desmantelar a RTP (Rádio e Televisão de Portugal) e, nomeadamente, privatizar pelo menos um dos canais de televisão (assim como a Lusa), passou, em grande parte, ao lado do essencial: o que é e para que serve um SP de televisão? Qual o significado do SP nos media, no quadro da sociedade em que vivemos?

E, no entanto, esta é uma questão incontornável e urgente que se insere no debate sobre a realidade social e sobre o próprio futuro da democracia.

Argumentos
Pontos Cardeais

Implosões I

O espectáculo animou todas as televisões e iluminou as primeiras páginas: uma das cinco torres do Bairro do Aleixo, no...
TVisto

Natal dos ricos

Dificilmente esquecerei aquele dia em que, devido aos bons ofícios da televisão, soube da enorme dificuldade, pela...
Aconteceu

Niemeyer aos 104 anos

O arquitecto Oscar Niemeyer festejou o seu 104.º aniversário com o lançamento de mais um...

A semana em resumo

Frases

«A “crise do euro” está a despertar velhas hostilidades entre as...