Precariedade jovem

As graves con­sequên­cias do de­sem­prego e da pre­ca­ri­e­dade la­boral para as novas ge­ra­ções de tra­ba­lha­dores foram evi­den­ci­adas num «Es­tudo ex­plo­ra­tório qua­li­ta­tivo sobre os jo­vens tra­ba­lha­dores in­se­ridos em postos de tra­balho pouco qua­li­fi­cados», feito no âm­bito do Ano Eu­ropeu do Com­bate à Po­breza e Ex­clusão So­cial e apre­sen­tado, dia 14, na sede na­ci­onal da CGTP-IN.

Man­tendo-se a po­lí­tica de des­truição de em­prego, de baixos sa­lá­rios e de au­mento da pre­ca­ri­e­dade, o fu­turo da ju­ven­tude será cada vez mais in­certo. A con­clusão foi re­fe­rida pelos au­tores do es­tudo, pro­fes­sores no ISCTE, Re­nato Mi­guel do Carmo e Nuno de Al­meida Alves, que o ela­bo­raram para o Ob­ser­va­tório das De­si­gual­dades e o Ins­ti­tuto de Se­gu­rança So­cial, em co­la­bo­ração com a cen­tral.

A luta pela dig­ni­fi­cação das novas ge­ra­ções de tra­ba­lha­dores é uma pri­o­ri­dade na acção sin­dical da CGTP-IN, lem­brou Maria do Carmo Ta­vares, mo­de­ra­dora do en­contro e membro da Co­missão Exe­cu­tiva da cen­tral.

Aos eco­no­mistas da CGTP-IN, Fer­nando Mar­ques e Ca­ta­rina Mo­rais, coube apre­sentar dois tra­ba­lhos sobre «Em­prego e o Es­ta­tuto So­cial dos Jo­vens» e «Ca­rac­te­ri­zação do Em­prego Jovem», ela­bo­rados a pro­pó­sito da mesma data.

As di­fi­cul­dades para obter se­gu­rança e es­ta­bi­li­dade la­boral; os baixos sa­lá­rios; a falta de au­to­nomia em re­lação aos pais; a in­cer­teza quanto ao fu­turo; a au­sência de con­di­ções dignas de vida e de tra­balho; as baixas qua­li­fi­ca­ções e o au­mento da emi­gração, in­cluindo em pro­fis­sões al­ta­mente qua­li­fi­cadas, foram al­guns factos re­al­çados.



Mais artigos de: Trabalhadores

Tudo para travar o trabalho gratuito

Com re­ceio de que fique mais evi­dente o re­púdio, o Go­verno pre­ci­pitou o pro­cesso de apro­vação do di­ploma que ofe­rece ao pa­tro­nato, à conta de cada tra­ba­lhador, mais duas horas e meia de tra­balho por se­mana. No final da «se­mana de acção e pro­testo», a CGTP-IN re­a­firmou que vai fazer «tudo» para im­pedir que a pro­posta se torne lei.

Contra todos os roubos

Cen­tenas de ac­ti­vistas e di­ri­gentes da Frente Comum dos Sin­di­catos da Ad­mi­nistração Pública en­ter­raram sim­bo­li­ca­mente o Go­verno e des­fi­laram em cordão hu­mano, dia 15, em Lisboa.

Luta sem tréguas

Na «se­mana de pro­testo e acção», con­cluída sexta-feira, veio para as ruas a de­ter­mi­nação de manter e elevar a luta contra o au­mento do ho­rário de tra­balho.

O Governo do desemprego

A «política recessiva imposta pelo Governo PSD/CDS-PP» é a causa central que faz de Portugal o quinto país com mais desemprego dos 34 da OCDE, acusou a CGTP-IN, num comunicado de dia 14, onde analisa os últimos dados do Instituto do Emprego e da Formação Profissional....

Imigração em conferência internacional

Os participantes na Conferência Sindical Internacional sobre Imigração, promovida pela CGTP-IN, dia 16, em Lisboa, abordaram detalhadamente os problemas com que se confronta a população imigrante em Portugal e reclamaram igualdade e condições dignas de vida e de trabalho...