Editorial
Opinião
Crónica Internacional

Imperialismo sem máscara

A intensa e constante operação de desinformação e deturpação que acompanhou a fase de...
PCP

<i>Um milhão de contactos</i>, uma tarefa com sucesso

As eleições legislativas do passado dia 5, para além do notável resultado conquistado pela CDU – com uma maior expressão eleitoral e com mais um deputado – não se esgotam em si mesmas. A acção Um milhão de contactos por uma política patriótica e de esquerda – decidida na reunião do Comité Central do Partido de 3 de Abril, para garantir «a necessidade imperiosa de um grande envolvimento do colectivo partidário que, conjugando a dinâmica nacional e as campanhas em cada região», assegurasse «uma forte campanha de massas, activa, criativa e dinâmica, baseada na afirmação da CDU e de uma mobilização assente no contacto directo, na informação, no esclarecimento e na mobilização para uma ruptura e uma mudança na vida política nacional» – deixa importantes marcas, pelo que quero sublinhar três aspectos.

A talhe de foice

O «bom aluno»

Nas comemorações do 10 de Junho, o Presidente da República, Cavaco Silva, decidiu promover a «aposta na...
Actual

A escolha certa

Ao cognome de pai da política de direita, Mário Soares junta um rol infindável de epítetos da mesma...
Actual

Politólogos

À corte de analistas e comentadores que se apressaram a desvalorizar o resultado eleitoral da CDU juntam-se, agora, os...
Actual

Tempos de guerra

A brutal ofensiva ideológica a que o povo português está sujeito está a atingir limites que, seguramente, qualquer...
Em Foco

O futuro em construção

Ainda 2011 vai a meio e muitas foram já as batalhas travadas, com outras tantas a perfilar-se no horizonte....
PCP

Grande força de combate

As organizações do Partido aos mais variados níveis estão a analisar os resultados das eleições legislativas e a preparar a sua intervenção para os próximos meses.

Constituição é para cumprir

O PCP foi recebido anteontem pelo Presidente da República, no âmbito da consulta aos partidos políticos no seguimento das últimas eleições legislativas.

IEFP cúmplice de ilegalidades

A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP acusou, no dia 31, o Instituto de Emprego e Formação Profissional de cometer ilegalidades ao recrutar trabalhadores desempregados para uma empresa de trabalho temporário, a Geserfor, para os colocar depois na Sunviauto, actualmente em processo de lay-off.

PCP na Feira da Agricultura

Uma delegação do PCP visitou no dia 10 a Feira Nacional da Agricultura, que decorreu entre 4 e 12 de...

Cerrar fileiras

Durante o Verão várias organizações do Partido promovem convívios e festas populares afirmando o projecto e as propostas do PCP e cerrando fileiras para a luta que vai ser dura.

Defender o projecto da geotermia

O PCP está preocupado com a EDA (Electricidade dos Açores), nomeadamente quanto ao seu futuro enquanto empresa pública....
Trabalhadores

Vitória da luta dos ferroviários

Ao fim de quase seis meses de greves, o Governo e as administrações por este nomeadas vieram reconhecer que o Acordo de Empresa é melhor para os ferroviários, para os utentes e para as contas públicas, como os trabalhadores e as suas estruturas defendiam desde sempre. A luta continua, em defesa do sector ferroviário.

CGTP-IN combaterá «mudança perigosa»

Reforçar «o trabalho de base» sindical, de esclarecimento e de mobilização para a luta contra a política de direita do próximo Governo é o propósito da jornada nacional de esclarecimento, da CGTP-IN, que decorrerá este Verão, nos locais de trabalho.

A luta continua!

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local manifestou «forte apreensão» aos resultados eleitorais e anunciou que continuará a lutar em defesa do poder local democrático, pelo emprego, os direitos laborais e a água pública.

Há perigo na ex-<i>CPB</i>

É necessário recolher e tratar os resíduos perigosos que ainda permanecem nas instalações da antiga Companhia Petroquímica do Barreiro, avisou o SITE Sul.

Rangel desculpa-se mal

Na sequência de uma acção interposta em tribunal pelo Sindicato dos Professores da Região Centro contra...

Protesto em Braga

Amanhã, cerca das 10 horas, tem lugar uma iniciativa de protesto frente às instalações da Delphi, em Braga. A...

Horários defendidos no ISS

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Centro anunciou ter obtido um acordo que salvaguarda os...

Espectáculos

O Sindicato dos Trabalhadores dos Espectáculos (STE) rejeitou uma proposta de fusão orgânica com o Sindicato dos...

Greve desconvocada na <i>TAP</i>

A greve de dez dias, convocada para este mês e o próximo, dos tripulantes de cabina da TAP foi desconvocada, dia 9, depois de o...

Sargentos preocupados

«Não podemos estar descansados porque o cenário resultante de muitos anos de governações...
Nacional

Submissão inaceitável

O Conselho Português para a Paz e Cooperação rejeita a decisão assumida pelo Conselho de Ministros da NATO de...

Terrorismo de Estado

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) condenou o novo acto de terrorismo de Estado perpetrado, domingo, por Israel, contra civis desarmados palestinianos e sírios.

Por um mundo de paz

Mais de uma centena de cicloturistas participaram, no dia 10 de Junho, numa jornada de solidariedade com Cuba, que...
Europa

Vitória popular

Duas semanas após a derrota nas eleições municipais, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, volta a sofrer uma derrota demolidora ao perder nos quatro referendos promovidos no domingo e segunda-feira.

PE recusa congelamento

Rejeitando as exigências designadamente da Grã-Bretanha, França e Alemanha, o Parlamento Europeu pronunciou-se contra o congelamento do orçamento para o período de 2014-2020.

China ultrapassará Europa

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, advertiu, no dia 10, que as dificuldades orçamentais na...

Greve na imprensa alemã

Cerca de três mil jornalistas e outros trabalhadores da imprensa concentraram-se, dia 9, em Frankfurt, em defesa das 35 horas semanais,...
Internacional

À beira dos mil milhões de famintos

Nos últimos oito anos, o preço dos géneros alimentares básicos registou uma subida constante, diz a FAO, que adverte ainda para a previsível manutenção desta tendência pelo menos até 2012.

Agressão militar e mediática

A guerra da NATO contra a Líbia destruiu dezenas de infra-estruturas não militares e matou cerca de 250 civis em três meses. A ofensiva é acompanhada por uma intensa campanha mediática que não olha a meios para a apresentar como humanitária e ocultar os que defendem a soberania do país.

Prossegue a barbárie

O movimento camponês do Bajo Agúan denunciou a execução de outros três trabalhadores rurais e dirigentes...

Saaráuis em greve de fome

Seis jovens da cidade de Guelmin encontram-se em greve de fome desde o passado dia 12 de Abril, forma de luta encontrada para protestarem...

Capturado espião israelita

As autoridades egípcias anunciaram a detenção, este fim-de-semana, de um agente dos serviços secretos israelitas....
Temas

A miséria do pensamento pós-moderno

Fredric Jameson com uma extensa obra sobre o pós-modernismo, escalpeliza as íntima relações entre o pós-modernismo e as generalizações sociológicas que anunciam um novo tipo de sociedade que alcunham de sociedade pós-industrial. Argumenta que «qualquer que seja o ângulo de análise sobre o pós-modernismo na cultura e nas humanidades tem necessariamente uma posição política, implícita e explícita, com respeito à natureza do capitalismo multinacional dos nossos dias (…) à lógica desse capitalismo tardio».

Joaquim Lagoeiro – o contador de estórias; um exigente transfigurador da palavra

Agora que o autor deixou o nosso convívio, aos 92 anos de uma vida preenchida por sonhos, solidariedade, afectos, trabalhos e lutas; perpassada pelas mágoas que a longevidade inevitavelmente arrasta; vivendo num país que quase lhe ignorou, por atávica sobranceria, a obra; alheamento que o levou a romper com o circuito comercial e a auto-publicar-se, em profícuo e corajoso labor editorial. Relembremos, portanto, nas páginas do Avante!, que foi também o seu jornal, alguns dos textos de um vasto espólio disperso pelo romance (15 títulos); pelo conto (5 títulos); pelas crónicas linguísticas, pelas estórias infantis, pela poesia e pela abordagem crítica: herança perene desse que foi, até ao fim, um prosador atento ao real e esforçado artesão de palavras.

Reforma fiscal ao serviço de mais justiça social

Num ano com 365 dias de calendário descontemos os sábados, os domingos, os feriados e o período normal de férias. Multipliquemos o resultado por oito horas diárias de trabalho. Encontrado esse valor dividimo-lo pelo salário ganho pelo senhor Zeinal Bava, presidente executivo da Portugal Telecom.

Argumentos
Pontos Cardeais

Descidas

Afinal, contas feitas, a descida da famosa «Taxa Social Única» (TSU) só reduz custos de empresas em 0,8%!...
TVisto

A cruzada

Um dia destes, a televisão informou de quanto tempo tem já o ataque da civilizada coligação euroamericana à...
Religiões

Mudança ou morte

«A táctica marxista consiste em combinar as diferentes formas de luta, em passar habilmente de uma para a outra, em elevar...
Aconteceu

Faleceu Ludo Martens

Ludo Martens faleceu no domingo, 5, após prolongada doença, segundo informou o Bureau do Partido do Trabalho da Bélgica....

Construção em queda

A produção na construção caiu 8,8 por cento e as remunerações pagas pelo sector diminuíram...

SOS oceanos

A propósito do Dia Mundial dos Oceanos, assinalado a 8 de Junho, a organização internacional Oceana adverte que...

Reuniões e outras iniciativas

  Albufeira - Domingo, 19, às 15h00, plenário de militantes do Concelho...

A semana em resumo

Frases

«Sílvia Ramos [presidente da distrital de Beja do CDS-PP] subiu às alturas da...