Faleceu Ludo Martens
Ludo Martens faleceu no domingo, 5, após prolongada doença, segundo informou o Bureau do Partido do Trabalho da Bélgica.
Nascido a 24 de Março de 1946, na Flandres Ocidental, Ludo Martens foi fundador e presidente do Partido do Trabalho da Bélgica até 2007, jornalista, escritor e historiador conhecido nos vários continentes.
Legou-nos uma importante obra sobre o movimento de libertação congolês, mas é como investigador da revolução soviética que realiza um trabalho percursor, na desmontagem e refutação dos mitos e falsificações sobre a história da construção do socialismo na URSS e análise das causas da sua derrota.
Na sua obra destacam-se os livros A URSS e a Contra-revolução de Veludo (1991), Um Outro Olhar sobre Stáline (1994), bem como vários trabalhos sobre personalidades africanas como Pierre Mulele, Léonie Abo ou Laurent Désiré Kabila.