Sargentos preocupados

«Não po­demos estar des­can­sados porque o ce­nário re­sul­tante de muitos anos de go­ver­na­ções ir­res­pon­sá­veis con­duziu-nos ao es­tado em que nos en­con­tramos», con­si­derou, dia 10, a As­so­ci­ação Na­ci­onal de Sar­gentos, num co­mu­ni­cado que as­si­nalou o seu 22.º ani­ver­sário.

«Os tempos que se avi­zi­nham são de grande exi­gência, atenção e ca­pa­ci­dade de re­sis­tência», avisou a as­so­ci­ação, sa­li­en­tando que con­ti­nuará «a pugnar pelo es­ta­be­le­ci­mento de normas e con­dutas que re­co­nheçam os sar­gentos de Por­tugal como ci­da­dãos de corpo in­teiro».

«Todos te­remos de estar dis­po­ní­veis para os ne­ces­sá­rios es­forços que o País es­pera de nós», con­si­derou a ANS, exi­gindo, con­tudo, for­mação qua­li­fi­cada e cer­ti­fi­cada para os sar­gentos, o es­ta­be­le­ci­mento e res­peito de re­gras que lhes ga­rantam uma car­reira digna, um sis­tema re­tri­bu­tivo equi­ta­tivo e justo, e o cum­pri­mento dos prin­cí­pios so­ciais e as­sis­ten­ciais le­gal­mente pre­vistos, de­vidos aos mi­li­tares e às res­pec­tivas fa­mí­lias.

Sobre anun­ci­adas in­ten­ções de cortar no or­ça­mento das Forças Ar­madas, a as­so­ci­ação diz que «não pode per­mitir que esta afir­mação seja uti­li­zada» a pro­pó­sito de quem tem, como os sar­gentos, a missão de sal­va­guardar «a in­de­pen­dência e so­be­rania na­ci­onal, cum­prir e fazer cum­prir as leis e guardar a Cons­ti­tuição da Re­pú­blica Por­tu­guesa, mesmo com o risco da pró­pria vida».

Nas­cida da ne­ces­si­dade de dar voz a uma ca­te­goria mi­litar «que ra­ra­mente via os seus pro­blemas es­pe­cí­ficos co­lo­cados e de­fen­didos», a as­so­ci­ação saudou as vá­rias ge­ra­ções de sar­gentos que con­tri­buíram para o pres­tígio e o res­peito ob­tidos entre as di­versas hi­e­rar­quias po­lí­ticas e mi­li­tares e, «so­bre­tudo, entre os ci­da­dãos anó­nimos».

«Com dig­ni­dade, cons­truímos o fu­turo», ga­rantiu a as­so­ci­ação.



Mais artigos de: Trabalhadores

Vitória da luta dos ferroviários

Ao fim de quase seis meses de greves, o Go­verno e as ad­mi­nis­tra­ções por este no­me­adas vi­eram re­co­nhecer que o Acordo de Em­presa é me­lhor para os fer­ro­viá­rios, para os utentes e para as contas pú­blicas, como os tra­ba­lha­dores e as suas es­tru­turas de­fen­diam desde sempre. A luta con­tinua, em de­fesa do sector fer­ro­viário.

CGTP-IN combaterá «mudança perigosa»

Re­forçar «o tra­balho de base» sin­dical, de es­cla­re­ci­mento e de mo­bi­li­zação para a luta contra a po­lí­tica de di­reita do pró­ximo Go­verno é o pro­pó­sito da jor­nada na­ci­onal de es­cla­re­ci­mento, da CGTP-IN, que de­cor­rerá este Verão, nos lo­cais de tra­balho.

A luta continua!

O Sin­di­cato Na­ci­onal dos Tra­ba­lha­dores da Ad­mi­nis­tração Local ma­ni­festou «forte apre­ensão» aos re­sul­tados elei­to­rais e anun­ciou que con­ti­nuará a lutar em de­fesa do poder local de­mo­crá­tico, pelo em­prego, os di­reitos la­bo­rais e a água pú­blica.

Há perigo na ex-<i>CPB</i>

É ne­ces­sário re­co­lher e tratar os re­sí­duos pe­ri­gosos que ainda per­ma­necem nas ins­ta­la­ções da an­tiga Com­pa­nhia Pe­troquí­mica do Bar­reiro, avisou o SITE Sul.

Reforçar a organização de base

Com o objectivo de «reforçar a organização sindical de base, nos locais de trabalho», a CGTP-IN realizará, dia 30, no Hotel Roma, em Lisboa, um encontro nacional de quadros sindicais, no qual será tratada a reestruturação administrativa e financeira, sob o...

Rangel desculpa-se mal

Na sequência de uma acção interposta em tribunal pelo Sindicato dos Professores da Região Centro contra Emídio Rangel, por difamação e injúrias, aquele comentador «teve de publicar um pedido de desculpas e pagar todas as custas do processo», anunciou, num...

Protesto em Braga

Amanhã, cerca das 10 horas, tem lugar uma iniciativa de protesto frente às instalações da Delphi, em Braga. A acção é promovida pela Fiequimetal/CGTP-IN e pelo SITE Norte, que pretendem assim responsabilizar aquela empresa e a Bosch (igualmente situada no Complexo Grundig)...

Horários defendidos no ISS

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Centro anunciou ter obtido um acordo que salvaguarda os horários dos trabalhadores do Instituto da Segurança Social e limita os critérios de adaptabilidade dos horários de trabalho. Considerando tratar-se...

Espectáculos

O Sindicato dos Trabalhadores dos Espectáculos (STE) rejeitou uma proposta de fusão orgânica com o Sindicato dos Músicos, a 28 de Maio, ao contrário do que noticiámos, no dia 9. Com 41 votos contra, cinco a favor e três abstenções, a assembleia geral do...

Greve desconvocada na <i>TAP</i>

A greve de dez dias, convocada para este mês e o próximo, dos tripulantes de cabina da TAP foi desconvocada, dia 9, depois de o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil ter chegado a um entendimento com a administração, mediado pelo Ministério do Trabalho. A...