Reforçar a organização de base

Com o objectivo de «reforçar a organização sindical de base, nos locais de trabalho», a CGTP-IN realizará, dia 30, no Hotel Roma, em Lisboa, um encontro nacional de quadros sindicais, no qual será tratada a reestruturação administrativa e financeira, sob o lema, «Mais acção sindical, melhor organização».

Um dos pontos centrais em análise será a necessidade de enquadrar os estatutos das organizações sindicais ao actual Código do Trabalho, até ao fim de Fevereiro de 2012, o prazo-limite definido para esse ajustamento.

Reforçar os sindicatos nos locais de trabalho, através de uma acção sindical integrada, envolvendo os quadros sindicais e dinamizando a acção, definindo objectivos e programando acções de forma faseada são objectivos prioritários a discutir no encontro.

Coordenadores, responsáveis pela organização e pela acção reivindicativa, dirigentes a tempo inteiro e dirigentes e delegados sindicais «em empresas e serviços estratégicos» são considerados «participantes prioritários» no encontro, para o qual estão convocados os dirigentes e delegados sindicais.

Contribuir para o reforço da acção sindical integrada, a dinamização da acção reivindicativa nos locais de trabalho, e para um balanço da reestruturação sindical, administrativa e financeira da organização são objectivos centrais enunciados no «Caderno da Organização e Quadros», dedidcado ao encontro.

Aquele documento salienta a necessidade de quantificar objectivos concretos, em cada local de trabalho, respeitantes à sindicalização e à eleição de delegados sindicais e garantir a participação, envolvimento e a responsabilização de jovens trabalhadores na acção sindical, organizando eleições sindicais e apresentando candidaturas de trabalhadores para a área da Saúde e Segurança no Trabalho.

 

Mais e melhor execução

 

A CGTP-IN considera prioritário para dinamizar a acção sindical o envolvimento dos quadros procedendo ao «controlo de execução da actividade desenvolvida».

Alargar a intervenção sindical onde não existe organização sindical é outra prioridade desta reunião.

A realização de reuniões e plenários com dirigentes sindicais «em cada um dos locais de trabalho», identificando, de entre estes, os que são «estratégicos, para dinamizar propostas reivindicativas», também são tarefas prioritárias, bem como a continuação do trabalho no âmbito do «Plano Nacional Contra a Precariedade».



Mais artigos de: Trabalhadores

Vitória da luta dos ferroviários

Ao fim de quase seis meses de greves, o Governo e as administrações por este nomeadas vieram reconhecer que o Acordo de Empresa é melhor para os ferroviários, para os utentes e para as contas públicas, como os trabalhadores e as suas estruturas defendiam desde sempre. A luta continua, em defesa do sector ferroviário.

CGTP-IN combaterá «mudança perigosa»

Reforçar «o trabalho de base» sindical, de esclarecimento e de mobilização para a luta contra a política de direita do próximo Governo é o propósito da jornada nacional de esclarecimento, da CGTP-IN, que decorrerá este Verão, nos locais de trabalho.

A luta continua!

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local manifestou «forte apreensão» aos resultados eleitorais e anunciou que continuará a lutar em defesa do poder local democrático, pelo emprego, os direitos laborais e a água pública.

Há perigo na ex-<i>CPB</i>

É necessário recolher e tratar os resíduos perigosos que ainda permanecem nas instalações da antiga Companhia Petroquímica do Barreiro, avisou o SITE Sul.

Rangel desculpa-se mal

Na sequência de uma acção interposta em tribunal pelo Sindicato dos Professores da Região Centro contra Emídio Rangel, por difamação e injúrias, aquele comentador «teve de publicar um pedido de desculpas e pagar todas as custas do processo», anunciou, num...

Protesto em Braga

Amanhã, cerca das 10 horas, tem lugar uma iniciativa de protesto frente às instalações da Delphi, em Braga. A acção é promovida pela Fiequimetal/CGTP-IN e pelo SITE Norte, que pretendem assim responsabilizar aquela empresa e a Bosch (igualmente situada no Complexo Grundig)...

Horários defendidos no ISS

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Centro anunciou ter obtido um acordo que salvaguarda os horários dos trabalhadores do Instituto da Segurança Social e limita os critérios de adaptabilidade dos horários de trabalho. Considerando tratar-se...

Espectáculos

O Sindicato dos Trabalhadores dos Espectáculos (STE) rejeitou uma proposta de fusão orgânica com o Sindicato dos Músicos, a 28 de Maio, ao contrário do que noticiámos, no dia 9. Com 41 votos contra, cinco a favor e três abstenções, a assembleia geral do...

Greve desconvocada na <i>TAP</i>

A greve de dez dias, convocada para este mês e o próximo, dos tripulantes de cabina da TAP foi desconvocada, dia 9, depois de o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil ter chegado a um entendimento com a administração, mediado pelo Ministério do Trabalho. A...

Sargentos preocupados

«Não podemos estar descansados porque o cenário resultante de muitos anos de governações irresponsáveis conduziu-nos ao estado em que nos encontramos», considerou, dia 10, a Associação Nacional de Sargentos, num comunicado que assinalou o seu 22.º...