Honduras

Prossegue a barbárie

O movimento camponês do Bajo Agúan denunciou a execução de outros três trabalhadores rurais e dirigentes políticos da região. José Recinos, 33 anos, Género Cuestas, 37 anos, e José Santa Maria, 27 anos, eram membros da direcção da Cooperativa San Esteban e foram assassinados no domingo, 5 de Junho, quando passavam por uma herdade fortemente vigiada por membros da segurança privada de um agrário.

No Vale do Agúan já morreram 39 camponeses na disputa de terras e dezenas encontram-se em parte incerta. Só entre o final de Maio e o início de Junho, pelo menos seis camponeses desapareceram, dois dos quais raptados por grupos armados, asseguram testemunhas.

Acrescem os ataques a acampamentos e terras na posse dos camponeses do Agúan – como o ocorrido igualmente no dia 5 de Junho contra a fazenda San Isidro e as instalações do Instituto Nacional Agrário -, as recompensas de 50 mil lempiras oferecidas pelos agrários por cada quatro camponeses mortos pelos mercenários, e a colaboração da policia, e do exército nas operações a mando dos proprietários rurais.

Paralelamente, a Frente Nacional de Resistência Popular e o presidente derrubado pelo golpe de Estado de 28 de Junho de 2009, Manuel Zelaya, convocaram para o próximo dia 26 de Junho, na capital, Tegucigalpa, uma assembleia geral da resistência.

O objectivo é preparar uma plataforma que concorra às eleições presidenciais de 2013 e promova a necessidade da instalação de uma Assembleia Constituinte no país.



Mais artigos de: Internacional

À beira dos mil milhões de famintos

Nos últimos oito anos, o preço dos géneros alimentares básicos registou uma subida constante, diz a FAO, que adverte ainda para a previsível manutenção desta tendência pelo menos até 2012.

Agressão militar e mediática

A guerra da NATO contra a Líbia destruiu dezenas de infra-estruturas não militares e matou cerca de 250 civis em três meses. A ofensiva é acompanhada por uma intensa campanha mediática que não olha a meios para a apresentar como humanitária e ocultar os que defendem a soberania do país.

Desemprego e desigualdade<br>marcam quotidiano nos EUA

Depois de dados oficiais terem confirmado que a taxa oficial de desemprego nos EUA permanece em níveis históricos, como noticiou, a semana passada, o Avante!, o Instituto de Política Económica (IPE) corrigiu a estatística acrescentando-lhe os milhões de subempregados existentes...

EUA investem em redes<br>de comunicação paralelas

administração Obama está a financiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas que permitam fornecer aos grupos dissidentes afectos aos seus interesses a capacidade de operar comunicações. Segundo informações divulgadas pelo New York Times com...

Saaráuis em greve de fome

Seis jovens da cidade de Guelmin encontram-se em greve de fome desde o passado dia 12 de Abril, forma de luta encontrada para protestarem contra a repressão marroquina sobre os direitos políticos do povo saaráui e o saque dos recursos naturais nos territórios ocupados. Após...

Capturado espião israelita

As autoridades egípcias anunciaram a detenção, este fim-de-semana, de um agente dos serviços secretos israelitas. De acordo com informações oficiais, Ilan Grapel, cidadão norte-americano imigrado em Israel, tinha como missão atribuída pela Mossad a...