Editorial

INTENSA INTERVENÇÃO

O Comité Central do PCP, reunido a 18 e 19 de Fevereiro, procedeu à análise da situação internacional, da...
Opinião
Actual

As pulgas e os elefantes

Com o passar dos meses vai ficando mais distante da memória colectiva o real significado da política que PSD e CDS impuseram...
Actual

Três notícias, o mesmo roubo

Dez mil milhões de euros de transferências para offshores passaram ao largo do fisco português entre 2011 e 2014. Sim,...
Actual

Lado a lado

A apresentação das «memórias» de Cavaco e o sururu suscitado pelo evento que alguns chegaram mesmo a...
PCP

Toxicodependência:<br>reverter a situação

Com o aprofundamento da crise capitalista, surgem novos fenómenos negativos na situação mundial em matéria de produção, tráfico e consumo de drogas ilícitas. Em Portugal confirma-se, no quotidiano e nas estatísticas que pelo menos alguns elementos problemáticos em matéria de toxicodependência se agravaram, empurrados pela política de direita.

Crónica Internacional

Um Estado

Trump acolheu nos EUA o primeiro-ministro de Israel, o carniceiro de Gaza Netanyahu. Por entre declarações de amor mútuo...
A talhe de foice

Portugal a sério

Quatro meses depois de a oposição da direita impor a Comissão Parlamentar de Inquérito à...
Em Foco

Comunicado do Comité Central<br>do PCP de 18 e 19 de Fevereiro<br>de 2017

O Comité Central do PCP, reunido a 18 e 19 de Fevereiro procedeu à análise da situação internacional, da situação social e política nacional e do desenvolvimento da luta de massas. Apreciou, no quadro da concretização das decisões e orientações do XX Congresso, aspectos da actividade, da iniciativa política e do reforço do Partido. Procedeu à discussão e definição dos objectivos e grandes linhas de intervenção para as eleições autárquicas, afirmando a CDU e o seu projecto de trabalho, honestidade e competência.

PCP

Exemplo de combatividade<br>e coerência

Cem anos passados sobre o seu nascimento, o Avante! recorda Lino Lima, destacado militante comunista do distrito de Braga, resistente antifascista e entusiástico construtor do Portugal democrático.

Enfrentar os interesses<br>da Vinci

Insistindo na construção do novo aeroporto de Lisboa em Alcochete, o PCP exige do Governo a recuperação do controlo público da ANA e da TAP e firmeza face à multinacional Vinci.

Estado deve controlar prospecções

O PCP exige o controlo público dos processos de prospecção, pesquisa e exploração dos recursos energéticos não renováveis do País.

Comemorações prosseguem

As comemorações do 86.º aniversário do Avante! estão a ter lugar um pouco por todo o País sob a égide da campanha de divulgação que está em curso.

Novo Banco e CGD

O PCP respondeu a questões colocadas por diversos órgãos de comunicação social acerca da decisão do...

Crescer em Santarém

O salão da Junta de Freguesia do Vale de Santarém acolheu recentemente a 14.ª Assembleia da Organização...

Governo retoma demolições

O PCP condena com veemência a insistência do Governo nas demolições de habitações na Ria Formosa. Numa...
Trabalhadores

Razões para mais luta

Em greves, concentrações e plenários, milhares de trabalhadores de muito diferentes sectores e profissões mostram, por estes dias, que estão determinados a elevar as formas de luta, para conquistarem melhores salários e defenderem as carreiras profissionais e o direito à negociação colectiva.

Contas de privatizações

Redução de pessoal, degradação da qualidade dos serviços, aumento de preços e tarifas – os alertas sobre as consequências das privatizações surgem agora sob a forma de factos... e de protestos justos.

Alargue-se o progresso

Na discussão sobre portarias de extensão de contratos colectivos de trabalho, a CGTP-IN realça a urgência de pôr fim ao bloqueio patronal da negociação e avisa que só devem ser estendidos «conteúdos valorativos».

Acordo salarial na Orica

Depois de ter sido formalizada a convocação de greve a todo o trabalho suplementar prestado aos...

Protesto em Marvila

Trabalhadores não docentes da Escola Básica 2,3 de Marvila, em Lisboa, fecharam o estabelecimento durante duas horas, no dia...
Assembleia da República

Condições, autonomia<br>e regionalização

A descentralização de competências exige a recuperação e afirmação plena da autonomia do poder local, um quadro claro de condições que enquadrem essa transferência, um regime de financiamento com os meios apropriados.

Condição de justiça<br>e progresso

A um posto de trabalho permanente deve corresponder um vínculo efectivo, considera o PCP, que defende a vinculação urgente dos trabalhadores que respondam a necessidades permanentes nos serviços públicos.

PEC tem finalmente<br>os dias contados

O regime tributário injusto e penalizador das micro e pequenas empresas que é o Pagamento Especial por Conta (PEC) vai ser eliminado e substituído por um regime adequado.

PCP quer apurar responsabilidades

O PCP requereu anteontem a audição do ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Paulo Núncio e do actual titular, Rocha Andrade, para esclarecer as transferências para paraísos fiscais de muitos milhões de euros, sem fiscalização, durante o anterior governo.

Aprovado voto de condenação

A Assembleia da República condenou, sexta-feira passada, 17, o processo de ilegalização do Partido Comunista da...
Nacional

Novo rumo para Lisboa

Desde a viragem do século iniciou-se um ciclo desastroso em Lisboa, de alternância entre PSD/CDS e PS. A CDU é a «força capaz de marcar a diferença», assegurou, dia 17, João Ferreira, candidato à presidência da autarquia.

Tráfico é crime

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) apresentou, dia 14, no Clube Fenianos Portuenses, o projecto «ACT – Agir contra o tráfico de mulheres».

JCP reforça a organização

Sob o lema «Com a luta da juventude, conquistar direitos e construir o futuro!», no dia 18, sábado, teve lugar, na...

Venezuela e América Latina

O CPPC promove às 18 horas do próximo dia 3 de Março na Casa do Alentejo, em Lisboa, uma sessão de solidariedade...
Europa

Acordo para rebaixar direitos

O Parlamento Europeu aprovou, dia 15, em Estrasburgo, o tratado comercial entre União Europeia e Canadá (CETA), num ambiente de fortes protestos dentro e fora do hemiciclo.

Salários e emprego

As centrais sindicais de Espanha CCOO e UGT terminam hoje, 23, uma série de manifestações e concentrações realizadas em mais de 40 cidades pelo aumento de salários e emprego com direitos.

Internacional

Travar a marcha<br>à ré no Brasil

No âmbito da preparação das jornadas marcadas para 8 e 15 de Março, nove centrais sindicais brasileiras promoveram anteontem um protesto contra o desmantelamento do sistema de previdência.

Pentágono usou urânio

Em pelo menos em dois bombardeamentos na Síria, a aviação norte-americana usou munições com urânio empobrecido. E vai voltar a fazê-lo, garante o Pentágono.

PAICV reuniu Congresso

«Por um PAICV mais forte, por um Cabo Verde mais justo», foi o lema do XV Congresso do Partido...

Terrorismo de classe

Depois de uma fuga de informações, na semana passada, ter revelado planos da administração para recorrer às...
Argumentos
TVisto

Notícias do País vazio

Sob o título já significativo de «Despovoamento», a RTP1 transmitiu na passada segunda-feira, a partir de Vila Real,...
Um Livro por Mês

A arte de anotar os dias

Eupara aqui esquecido no século XXenviado especial do Pesadelo a mim mesmo,sozinhovigilantevejam:Testemunha...
Memória
Aconteceu

Economia gera<br>saldo externo

Pelo quinto ano consecutivo, a economia portuguesa gerou um saldo externo em 2016, equivalente a 1,8 por cento do Produto Interno Bruto (PIB)...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário Geral do PCP    96.º...

A semana em resumo

Frases

“O Tratado de Mastricht (...) provocou este desequilíbrio enorme no espaço da...