Crescer em Santarém
O salão da Junta de Freguesia do Vale de Santarém acolheu recentemente a 14.ª Assembleia da Organização Concelhia de Santarém do PCP, na qual participaram dezenas de militantes. O debate travado, como aliás o documento aprovado, incidiu prioritariamente nas tarefas a levar a cabo para reforçar a organização do Partido e a sua intervenção.
Na resolução política sublinha-se precisamente a convicção de que a «situação nacional coloca ao Partido a necessidade de uma intensa acção», o que determina a necessidade de implementar «direcções de trabalho e tarefas no plano da luta dos trabalhadores e do povo, do fortalecimento das organizações unitárias de massas, do trabalho político unitário, da iniciativa e do reforço da organização do Partido». As medidas aprovadas vão em todas estas direcções.
A nível orgânico, os comunistas de Santarém querem recrutar mais militantes e integrá-los na estrutura do Partido, ter mais quadros a distribuir a imprensa e a recolher a quotização e mais militantes organizados nas empresas e locais de trabalho, ao mesmo tempo que pretendem reactivar comissões de freguesia cujo funcionamento tem sido irregular e, nessas e noutras, realizar periodicamente plenários de militantes. Quanto à intervenção, a organização concelhia de Santarém visa uma melhor articulação da sua acção e iniciativa com o trabalho institucional, uma maior dinamização de debates públicos e uma mais regular tomada de posição sobre os problemas que afectam os trabalhadores e as populações.
A assembleia elegeu ainda a nova Comissão Concelhia de Santarém, que ficou composta por 17 novos elementos.