PAICV reuniu Congresso

Image 22270

«Por um PAICV mais forte, por um Cabo Verde mais justo», foi o lema do XV Congresso do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, realizado no passado fim-de-semana, na Cidade da Praia.

Durante três dias, mais de 400 delegados vindos de todas as ilhas e de vários países da diáspora em África, na Europa e nos Estados Unidos debateram a situação partidária e a situação política do país, marcada por um novo quadro decorrente das derrotas eleitorais do partido em 2016, de que resultou a saída do PAICV, ao fim de quinze anos, do governo de Cabo Verde.

Estiveram presentes no Congresso os partidos irmãos africanos MPLA, de Angola, FRELIMO, de Moçambique, PAIGC, da Guiné-Bissau, e MLSTP, de São Tomé e Príncipe, bem como vários ex-combatentes pela liberdade da pátria. Também convidado, o PCP marcou presença através de José Neto.

Na mensagem do Comité Central do PCP dirigida ao Congresso, foram, como sempre, valorizados os laços históricos que unem os nossos dois povos e países e manifestada a solidariedade para com o povo cabo-verdiano face aos desafios que se colocam na concretização do seu direito ao desenvolvimento económico e social. Foi também expressa a vontade de prosseguir e estreitar as relações de amizade e cooperação que ligam o PCP e o PAICV.

No último dia, o Congresso elegeu o novo Conselho Nacional, com cerca de setenta membros, dos quais quarenta por cento são mulheres. O conclave confirmou ainda Janira Hopffer Almada como presidente do PAICV e aprovou por unanimidade a Resolução Política «Por uma nova caminhada».

 



Mais artigos de: Internacional

Travar a marcha<br>à ré no Brasil

No âmbito da preparação das jornadas marcadas para 8 e 15 de Março, nove centrais sindicais brasileiras promoveram anteontem um protesto contra o desmantelamento do sistema de previdência.

Pentágono usou urânio

Em pelo menos em dois bombardeamentos na Síria, a aviação norte-americana usou munições com urânio empobrecido. E vai voltar a fazê-lo, garante o Pentágono.

CPPC levou Trump<br>a debate

«A administração Trump, a situação nos EUA e suas repercussões na situação internacional» foi o tema de um debate promovido pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) ao final da tarde de segunda-feira, 20, na Casa do Alentejo,...

Terrorismo de classe

Depois de uma fuga de informações, na semana passada, ter revelado planos da administração para recorrer às forças armadas para deportar até seis milhões de imigrantes, dois memorandos da Casa Branca confirmaram, esta terça-feira, a gravidade das suspeitas:...