Actual
Que reforma da segurança social?
Actual
A França é a França
Actual
Viva a luta dos trabalhadores franceses
PCP
Envelhecimento activo<br>ou regressão civilizacional?
Na última semana, os órgãos de comunicação social deram eco às iniciativas legislativas do CDS-PP na área dos idosos e associadas à promoção de um «envelhecimento activo», um termo profusamente usado pelos promotores da política de direita e cujas medidas basilares são emanadas dos centros do grande capital e da UE, tendo como objectivos não o aprofundamento dos direitos dos reformados, pensionistas e idosos, nem tão pouco a protecção social na velhice assegurada pelo Sistema Público de Segurança Social, mas todo um processo de profunda regressão civilizacional em matéria de direito à reforma e a uma pensão digna.
Crónica Internacional
A «verdade» de Juncker
A talhe de foice
As águas
O impressionante poder<br>do colectivo
Em força com a escola pública
Em defesa da escola pública, no dia 3 foi entregue na Assembleia da República a maior petição de sempre, com mais de 70 mil assinaturas, recolhidas em 15 dias, enquanto os promotores da marcha de dia 18 continuam a receber múltiplas expressões do crescimento da mobilização e de um enorme consenso na sociedade quanto aos objectivos da luta.
Quebrar o cerco do capital <br>com a luta
No comício da Festa da Amizade, realizado em Almada no dia 5, Jerónimo de Sousa voltou a insistir na necessidade de romper com a submissão do País à União Europeia e ao euro.
Todos à Marcha
Protagonistas da resistência<br>e da alternativa
O Secretário-geral do PCP almoçou no sábado, 4, na Quinta da Atalaia, com 300 dirigentes e activistas sindicais e outros membros de Organizações Representativas dos Trabalhadores.
Conhecer para intervir
As assembleias das organizações do Partido são, para além de momentos altos de análise da realidade, planificação da intervenção e reforço da organização, uma expressão de democracia interna.
Uma experiência de intervenção
Sem motivo para festejar
PCP na Feira Nacional<br>da Agricultura
Propaganda política<br>é direito para valer
PCP e ID
Precariedade nos Açores
Pás contra a precariedade
Dirigentes e delegados sindicais foram no dia 2, quinta-feira, até à residência oficial do primeiro-ministro, oferecer-lhe ferramentas que ajudem a enterrar a precariedade e os baixos salários.
Fome de justiça
Pelo descongelamento dos salários e contra a precariedade, trabalhadores do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) e dos refeitórios concessionados paralisam hoje.
A luta continua a valer
A luta é determinante para defender, repor e conquistar direitos e afirmar as funções sociais do Estado, tal como o foi para derrotar nas eleições legislativas o violento ataque à Administração Pública e aos seus trabalhadores.
Atacar dificuldades
É preciso remover os graves condicionamentos à actividade das CT, tanto os que têm origem no patronato e administrações, como os que resultaram das alterações à legislação laboral.
Nas empresas e nas ruas
Caducidade afastada
35 horas para todos
Congresso da FEVICCOM
Praças exigem justiça
José Barata
Há que alargar<br>redução a todos
O Parlamento aprovou dia 2, em votação final global, a reposição das 35 horas na Função Pública, com os votos favoráveis de PS, PCP, PEV, BE e PAN.
Garantir o direito<br>à mobilidade
Adequar o passe social intermodal às necessidades de mobilidade da população e da região metropolitana de Lisboa, recuperando os objectivos sociais que presidiram à sua criação, eis o grande objectivo de um projecto de lei do PCP já entregue no Parlamento.
Pela requalificação urgente<br>do IC1
Os deputados aprovaram por unanimidade, dia 2, uma resolução proposta pelo PCP onde a Assembleia da República recomenda ao Governo que promova com carácter de urgência as medidas necessárias para garantir a recuperação do IC1 no troço entre Alcácer do Sal e Grândola.
Assistentes portuários e aeroportuários
Trabalhadores é que<br>não vêem nada...
Reforço do combate<br>à diabetes
Respeite-se os critérios!
Acesso à informação<br>da administração
Sobre a contratação de Portas
Luta continuada
Porque o «aumento intercalar das reformas e pensões é justo e necessário», no dia 31 de Maio, em todo o País, mais de um milhar de reformados estiveram em luta por condições de vida digna.
Censura ao Governo <br>da Madeira
«Mais do que uma questão de Saúde, há um problema de Governo», lê-se na moção de censura apresentada pelo Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia Legislativa da Madeira.
Centro UNESCO em Beja
A Câmara de Beja assinou, segunda-feira, 6, um protocolo de cooperação para criar, na cidade, o Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.
Muito trabalho <br>até ao final de 2017
«Muita parra e pouca uva» em Aljustrel
PS chumba proposta do PCP
Homenagem a Vasco <br>de Magalhães-Vilhena
Em busca da alternativa<br>à esquerda
No início da campanha eleitoral que arranca hoje, quinta-feira, 9, em Espanha, a coligação «Unidos Podemos» apela ao reforço da votação para quebrar o bloqueio a uma alternativa à esquerda.
Resistência tenaz
Em vésperas da abertura do Euro de futebol, o movimento de contestação à lei do trabalho continua a abalar diversos sectores de actividade em França.
Desmilitarizar a União Europeia,<br>dissolver a NATO
Travar as interferências<br>da UE
Revés para Renzi
Sem paralelo
Venezuela resistente
O governo bolivariano mantém-se firme na busca de uma solução pacífica para o diferendo com a oposição e conta com a mobilização popular e a solidariedade internacional face à ingerência imperialista.
Luta imparável
A paralisação de camponeses, assalariados rurais e indígenas colombianos dura há mais de uma semana e já obrigou o governo a comprometer-se com a segurança dos manifestantes.
Chilenos cobram promessas
Saara Ocidental de luto
Karim não vai <br>ao Euro 2016
Uma questão<br>de toda a sociedade
A questão do sistema de ensino em Portugal, dos seus resultados e do contributo que dá ou deve dar para o desenvolvimento do País, para o combate às desigualdades, não é uma questão que seja apenas da competência e interesse dos professores, dos alunos e dos pais dos alunos, que só a eles diga respeito e que só eles têm competência para debater. É uma questão, a meu ver, que interessa a toda a sociedade portuguesa, que é também da sua competência e que, por isso, ela deve debater.