Compreender melhor o património imaterial

Centro UNESCO em Beja

A Câmara de Beja assinou, segunda-feira, 6, um protocolo de cooperação para criar, na cidade, o Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

O Centro UNESCO terá várias atribuições

O protocolo foi celebrado entre o município, a Comissão Nacional da UNESCO, a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, o Centro Nacional de Cultura, a Fundação AgaKhan, o Sindicato dos Músicos e Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual, a MODA - Associação do Cante Alentejano e a Confraria Gastronómica do Alentejo.

Os parceiros propõem-se criar e dinamizar em Beja um Centro UNESCO especializado na área do património cultural imaterial, que ficará situado no emblemático edifício do Clube Bejense, antigo espaço de convívio e cultura da cidade que o município está a reabilitar, num investimento de 374 mil euros, e também para acolher uma «casa criativa».

Segundo o protocolo, o Centro UNESCO «estará organizado como uma rede de membros activos que colaboram entre si e com instituições e organismos da cidade e da região» que estejam «empenhados» na salvaguarda, na gestão, na valorização e na educação para o património imaterial, nomeadamente música tradicional, cante alentejano, literatura e histórias orais, e «na difusão e na promoção das boas práticas neste domínio».

O Centro UNESCO terá várias atribuições, como «contribuir para uma melhor compreensão do património imaterial» e promover, estudar e divulgar a música tradicional, nomeadamente o cante alentejano, a literatura e a história popular.

Colaborar com instituições locais, regionais, nacionais ou internacionais em acções ligadas com os objectivos da UNESCO e com a Direcção-geral do Património Cultural na concretização do inventário do património imaterial são outras das atribuições.

Desenvolver parcerias

O centro tem também como atribuições sensibilizar as comunidades para a importância da salvaguarda do património imaterial e aumentar a sua participação nesta área e criar e desenvolver parcerias e redes para estabelecer programas de investigação para «colmatar lacunas de conhecimento em gestão de património imaterial».

Estabelecer um sistema de informação para apoiar a identificação e a documentação de património imaterial, facilitar o trabalho em rede entre profissionais e instituições activos na salvaguarda do património imaterial e criar residências para especialistas e investigadores ligados ao estudo e à salvaguarda do património imaterial são também atribuições do centro.

O equipamento pretende ainda dinamizar potencialidades do património imaterial, realizar reuniões e seminários internacionais para estudar, divulgar e promover o património imaterial e concursos e competições para os mais jovens compartilharem os seus pontos de vista sobre as tradições herdadas e o património imaterial.




Mais artigos de: Nacional

Luta continuada

Porque o «aumento intercalar das reformas e pensões é justo e necessário», no dia 31 de Maio, em todo o País, mais de um milhar de reformados estiveram em luta por condições de vida digna.

Censura ao Governo <br>da Madeira

«Mais do que uma questão de Saúde, há um problema de Governo», lê-se na moção de censura apresentada pelo Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia Legislativa da Madeira.

Muito trabalho <br>até ao final de 2017

No Encontro Concelhio de Benavente da CDU, que se realizou no dia 3, debateu-se os principais aspectos que ressaltam do trabalho realizado nestes dois anos e meio do actual mandato autárquico e perspectivou-se as grandes prioridades do trabalho a desenvolver até ao final de...

«Muita parra e pouca uva» em Aljustrel

A propósito da notícia que veio a público sobre a diminuição do endividamento do município de Aljustrel, em cerca de 25 por por cento, os vereadores do PCP na Câmara Municipal referem que as informações «não passam de...

PS chumba proposta do PCP

O executivo PS na Câmara Municipal de Lisboa (CML) chumbou uma proposta dos vereadores do PCP através da qual se pretendia, entre outras matérias relacionadas com os transportes públicos, a reversão das medidas tomadas nos últimos anos e do aumentos das tarifas desde 2011. No...

Homenagem a Vasco <br>de Magalhães-Vilhena

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) acolheu, no dia 2 de Junho, uma jornada de homenagem a Vasco de Magalhães-Vilhena, militante do PCP e professor catedrático naquela faculdade, de 1976/79, após um exílio de 30 anos em França, quando...