Editorial

IDEAL E PROJECTO<br>ACTUAIS

No próximo domingo o PCP celebra o seu 95.º aniversário. Em Lisboa, realizar-se-á um comício com a...
Opinião
Actual

Uma longa estrada

Durante anos estiveram ao serviço de Moscovo, conspiraram e desenvolveram actividades subversivas contra os interesses da...
Actual

«Jesus também tinha 2 pais»

Foi esta a frase, acompanhada de uma representação de Jesus Cristo, que o Bloco de Esquerda escolheu para um cartaz para...
Actual

Ready-to-go

A notícia é da CNN, tem duas semanas e não mereceu a atenção dos media: na Noruega, onde por estes dias...
PCP

95 Anos do PCP<br>– Sempre com os trabalhadores<br>e o povo

O Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês co­me­mora no pró­ximo do­mingo 95 anos de exis­tência, luta e in­ter­venção. Du­rante este mês, por todo o País e no es­tran­geiro, serão re­a­li­zadas cen­tenas de ini­ci­a­tivas de co­me­mo­ração do ani­ver­sário do mais an­tigo e his­tó­rico par­tido por­tu­guês, um par­tido único no pa­no­rama po­lí­tico na­ci­onal, pro­fun­da­mente res­pei­tado em todo o Mundo.

A talhe de foice

Os picanços

Ao invés dos picanços, aves que espetam as presas em espinhos para as consumir mais tarde, os comentadores da praça mais...
Crónica Internacional

Cessar-fogo?

Seria bom se o acordo de cessar-fogo na Síria, assinado no dia 22 de Fevereiro pela Rússia e EUA, e que já teve o aval do...
Em Foco

Um percurso exemplar<br>que continua

«Sempre com os tra­ba­lha­dores e o povo/ Pela de­mo­cracia e o so­ci­a­lismo» é, mais do que o lema das co­me­mo­ra­ções do 95.º ani­ver­sário do Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês, que este ano se as­si­nala, um re­sumo per­feito do per­curso, na­tu­reza e pro­jecto do Par­tido desde a sua fun­dação, a 6 de Março de 1921. As ac­tuais ge­ra­ções de co­mu­nistas dão hoje con­ti­nui­dade a uma his­tória e a um com­bate re­che­ados de he­roísmo, de­di­cação e co­ragem, acres­cen­tando-lhes novas pá­ginas de ab­ne­gação, te­na­ci­dade e ge­ne­ro­si­dade.

Um combate sem idade

No 95.º ani­ver­sário do PCP, fomos co­nhecer dois mi­li­tantes co­mu­nistas se­pa­rados por 64 anos mas unidos num mesmo com­bate pela eman­ci­pação so­cial e hu­mana.

<font color=0093dd>Unidade para a luta que dá frutos</font>

A CGTP-IN está mais unida e mais coesa, de­pois de um con­gresso onde a de­mo­cracia res­pirou e onde os do­cu­mentos pro­gra­má­ticos foram apro­vados sem votos contra, re­co­nhe­cendo que da al­te­ração po­lí­tica veio um sinal po­si­tivo, mas man­tendo as rei­vin­di­ca­ções e a mo­bi­li­zação dos tra­ba­lha­dores, agora para exigir que o diá­logo e a ne­go­ci­ação tragam re­sul­tados e para res­ponder às pres­sões do pa­tro­nato e da troika.

<font color=0093dd>Agir e reivindicar na base</font>

O ca­rácter es­tra­té­gico da acção e da luta rei­vin­di­ca­tivas nos lo­cais de tra­balho es­teve pa­tente no 13.º Con­gresso da CGTP-IN, que de­cidiu in­ten­si­ficá-las e traçou ob­jec­tivos para au­mento dos sa­lá­rios, cum­pri­mento da con­tra­tação co­lec­tiva e do di­reito de ne­go­ci­ação, com­bate à ex­plo­ração e ao em­po­bre­ci­mento.

PCP

Fase derradeira e decisiva

A dois meses do cul­minar da cam­panha na­ci­onal de fundos «Mais Es­paço, Mais Festa. Fu­turo com Abril», as or­ga­ni­za­ções do Par­tido em­pe­nham-se para al­cançar e ul­tra­passar os ob­jec­tivos de­fi­nidos.

Igualdade na lei e na vida

No âm­bito das ini­ci­a­tivas re­la­ci­o­nadas com o Dia In­ter­na­ci­onal da Mu­lher, o PCP vai pro­mover a dis­tri­buição de um fo­lheto te­má­tico entre os dias 8 e 12, e a re­a­li­zação de um al­moço co­me­mo­ra­tivo na Moita, dia 8, com a pre­sença do Se­cre­tário-geral, Je­ró­nimo de Sousa.

Celebração e afirmação

As comemorações do 85.º aniversário do Avante!, que se assinala no momento em que está em curso uma campanha...

O Militante está nas bancas

Está disponível a partir de hoje a edição n.º 341 da quarta série da revista O Militante, relativa aos...

EP está à venda

Coincidindo com as comemorações do 95.º aniversário do Partido, está já em distribuição...

Combater a precariedade

A campanha do PCP «Mais Direitos, Mais Futuro. Não à Precariedade» continua a desenvolver-se em todo o País,...
Trabalhadores

Ataque a direito fundamental

A Federação dos Sindicatos da Hotelaria e o Sindicato da Hotelaria do Algarve denunciam que o Ministério Público...

Defender e aumentar os salários

No Es­tado e nas em­presas, os sin­di­catos ne­go­ceiam com o pa­tro­nato e con­vocam a luta pela re­tri­buição do tra­balho e a sua me­lhoria, in­sis­tindo que tal é não só ne­ces­sário como pos­sível.

Assembleia da República

Atender a problemas imediatos

Con­tri­buir para que o OE para 2016 res­ponda a pro­blemas ime­di­atos e às ex­pec­ta­tivas dos tra­ba­lha­dores e do povo por­tu­guês é o ob­jec­tivo do PCP na fase de pre­pa­ração na es­pe­ci­a­li­dade da­quele do­cu­mento, cujo de­bate co­meça de hoje a uma se­mana (10) e ter­mina dia 16.

Nacionalização do Novo Banco

O PCP de­fende em pro­jecto de re­so­lução a na­ci­o­na­li­zação do Novo Banco, en­ten­dendo que essa é a so­lução que me­lhor sal­va­guarda o in­te­resse pú­blico.

Por rendas justas<br>e sem despejos

Estão a ser ob­jecto de apre­ci­ação na es­pe­ci­a­li­dade di­plomas do PCP, PS, BE, PSD e CDS re­la­ci­o­nados com o re­gime do ar­ren­da­mento apoiado. Todos eles bai­xaram à co­missão sem vo­tação após re­cente de­bate em ple­nário.

Avanços na defesa dos direitos

O Pre­si­dente da Re­pú­blica pro­mulgou, dia 18 de Fe­ve­reiro, as leis sobre a adopção por ca­sais ho­mos­se­xuais e as al­te­ra­ções à lei da In­ter­rupção Vo­lun­tária da Gra­videz (IVG), di­plomas por si ve­tados a 25 de Ja­neiro mas que o Par­la­mento veio a re­con­firmar no dia 10 de Fe­ve­reiro.

Fez-se justiça!

A Assembleia da República aprovou, dia 12 de Fevereiro, por unanimidade, em votação final global, um diploma que...

Eliminar bloqueios injustos

Obteve a aprovação da Assembleia da República (só o PSD e o CDS votaram contra), dia 12 de Fevereiro, o projecto...

Por vagas adicionais

Ao Governo foi recomendado que adopte medidas urgentes para a criação de vagas adicionais ao...

Defender e promover

A criação de apoios financeiros aos produtores de alheiras e de reforço à promoção deste enchido...

A resposta há muito esperada

O Parlamento aprovou, dia 12 de Fevereiro, o projecto de resolução do PCP que recomenda ao Governo a construção...
Nacional

«O Regresso das Bandeiras» <br>vermelhas

No âm­bito das co­me­mo­ra­ções dos 80 anos da Jor­nada de Agi­tação e Luta de Fe­ve­reiro de 1935, re­a­li­zadas no Bar­reiro, no do­mingo, 28, foi inau­gu­rada, no Es­paço Me­mória, a ex­po­sição «O Re­gresso das Ban­deiras».

Movimento para defender direitos

O Mo­vi­mento De­mo­crá­tico de Mu­lheres (MDM) está a pre­parar di­versas ini­ci­a­tivas, de Norte a Sul do País, para as­si­nalar o Dia In­ter­na­ci­onal da Mu­lher, co­me­mo­rado a 8 de Março, data que é um marco in­de­lével da longa marcha pela eman­ci­pação das mu­lheres em Por­tugal e no mundo.

PDM de última geração

A en­trada em vigor do novo PDM de San­tiago do Cacém, no dia 20 de Fe­ve­reiro, cons­titui um passo de­ci­sivo na rota da mo­der­ni­dade e das opor­tu­ni­dades.

Concerto pela Paz

O Conselho Português para a Paz e a Cooperação promove, a 18 de Março, às 21.30 horas, no Auditório...
Europa

Ofensiva antilaboral<br>em França

Uma nova ofen­siva foi de­sen­ca­deada pelo go­verno francês com a apre­sen­tação de um pro­jecto que au­menta o tempo má­ximo de tra­balho e per­mite des­pe­di­mentos sem justa causa.

Voto pela mudança

Os con­ser­va­dores e tra­ba­lhistas que go­ver­naram a Ir­landa nos úl­timos quatro anos so­freram uma pe­sada der­rota que os ar­reda do poder

Casamento falhado

Os líderes do Partido Socialista Operário Espanhol, Pedro Sánchez, e do «Ciudadanos», Albert Riviera,...

Otegi libertado

O líder independentista basco Arnaldo Otegi foi libertado da prisão, dia 1, após cumprir uma pena de seis anos e meio,...

Não às armas nucleares

Cerca de 60 mil pessoas desfilaram, dia 27, em Londres, em protesto contra a intenção do governo conservador de renovar o...
Internacional

Jerónimo de Sousa em Espanha

A con­vite do Par­tido Co­mu­nista de Es­panha e da Es­querda Unida (IU), o Se­cre­tário-geral do PCP par­ti­cipou na ma­ni­fes­tação e co­mício do Dia da An­da­luzia re­a­li­zados dia 28 de Fe­ve­reiro, em Cór­dova.

Falecimento de Lúcio Lara

Ao tomar co­nhe­ci­mento do fa­le­ci­mento de Lúcio Lara, o Se­cre­ta­riado do Co­mité Cen­tral trans­mitiu «ao MPLA, ao povo an­go­lano e à fa­mília de Lúcio Lara as mais sen­tidas con­do­lên­cias e os sen­ti­mentos de ami­zade e so­li­da­ri­e­dade do PCP».

Temas

Interesse nacional<br>exige o controlo público<br>do sector energético

Em ar­tigo pu­bli­cado no Avante de 18 de Fe­ve­reiro, ob­ser­vámos al­guns as­pectos da evo­lução do preço do pe­tróleo bruto, de­sig­na­da­mente os re­la­ci­o­nados com o seu lento mas ine­xo­rável pro­cesso de es­go­ta­mento, com as di­nâ­micas da pro­cura e da oferta de­pen­dentes do de­sem­penho das eco­no­mias e das al­te­ra­ções nos pa­ra­digmas de con­sumo, bem como, com a im­por­tância de fa­tores po­lí­ticos glo­bais nas os­ci­la­ções bruscas dos preços.
Neste ar­tigo iremos tentar cor­re­la­ci­onar o preço médio antes de im­postos (PMAI) de al­guns com­bus­tí­veis, com o valor do pe­tróleo bruto, no caso do Norte da Eu­ropa e por­tu­guês, o pe­tróleo tipo Brent.

Argumentos
Memória
Aconteceu

Desemprego mantém-se elevado

A taxa de desemprego manteve-se nos 12,2 por cento, em Janeiro, inalterada face aos dois meses anteriores, revelou, dia 29, o Instituto...

Empresas em incumprimento

Quase 30 por cento das empresas privadas em Portugal têm créditos vencidos por saldar, refere o Banco de Portugal no seu Boletim...

Reuniões e iniciativas

Soluções para o País Valorizar Pensões e Reformas...

A semana em resumo

Frases

“O Banco de Portugal reitera o seu apoio à implementação, pela equipa...