Editorial
Opinião
Crónica Internacional

Defender o povo sírio

A passagem de um ano sobre as primeiras manifestações na Síria contra o governo do presidente Bashar Al-Assad está...
Actual

A magnífica proposta

Triste figura aquela a que o conselho de reitores se prestou ao assumir as dores do Governo propondo um novo aumento de propinas de 30 euros...
Actual

Contrabando

O passado fim-de-semana foi profícuo em declarações que, face ao aprofundamento da crise do capitalismo, demonstram muito...
A talhe de foice

Memórias

«Eu queria ser médica ou professora, mas o Salazar tirou-me da escola aos sete anos e pôs-me atrás de uma...
PCP

Coragem, determinação e confiança

Daqui a poucas horas, milhares de trabalhadores encontrarão na adesão à greve geral a forma de expressar a sua indignação e protesto face ao rumo de desastre nacional que está em curso e, em particular, às suas consequências concretas na vida de cada um.
Em Foco

A luta vai continuar nos locais de trabalho e na rua

As comemorações do Dia Internacional da Mulher, que prosseguem por todo o País, têm lugar num quadro da mais violenta ofensiva contra os direitos das mulheres e a sua luta emancipadora. Estas iniciativas são um importante contributo na mobilização das mulheres, em especial das mulheres trabalhadoras, para a adesão à greve geral de amanhã, convocada pela CGTP-IN.

Alguns dados

Desemprego No País, a taxa de desemprego feminino é de 14,1 por cento (a masculina é de 13,9 por cento), sendo que as...
PCP

Um passo em frente no caminho da luta

Perto de um milhar de pessoas comemorou domingo, no Seixal, os 91 anos do PCP. No Pavilhão da Siderurgia, Jerónimo de Sousa apelou à participação de todos na greve geral de amanhã, que «dá expressão a um forte sentimento de indignação, protesto e descontentamento com o actual rumo do País».

Privatizar seria crime contra a economia nacional

Só é possível manter os postos de trabalho nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo no quadro da defesa do seu estatuto público, garante o PCP, dando o exemplo de anteriores privatizações.

Construtores da greve geral

Por todo o País, organizações e militantes do Partido constroem a greve geral somando argumentos, dando confiança, ganhando adesões, mobilizando. Assim o PCP cumpre o seu papel.

Fusão é destruição

A fusão da Carris e do Metropolitano de Lisboa, prevista no Plano Estratégico de Transportes do Governo, é «mais...
Trabalhadores

Todos na greve geral!

Image 9966

A força da unidade dos trabalhadores vai ver-se, dentro de algumas horas, quando se começarem a notar os efeitos da greve geral, convocada para esta quinta-feira pela CGTP-IN. Face à ofensiva do capital e do Governo, com expressão na tentativa de revisão do Código do Trabalho, há que elevar a resposta dos trabalhadores e de todos os que são atingidos pela política que a troika dos credores dita e que a troika da submissão aceita impor.

Razões justas

1. Rejeitar o pacote da exploração e empobrecimento - Contra a proposta de trabalho «à borla», por via da...

Medo não pára a greve geral

A administração da Carris está com medo da greve geral, admitiu no dia 17 a Fectrans/CGTP-IN, numa nota em que revelou...

Todos podemos

Fazer greve amanhã é um direito geral e legal de todos os trabalhadores em Portugal. As dúvidas mais frequentes sobre...

O pacote da exploração

Na apreciação da proposta de lei sobre a revisão do Código do Trabalho, a CGTP-IN prova que o Governo produziu um pacote legislativo de exploração e empobrecimento.

Iguais, mas para pior

Ao aderirem à greve geral de amanhã, os trabalhadores da Administração Pública vão mostrar ao Governo que rejeitam firmemente a intenção de aplicar no Estado as graves alterações pretendidas no Código do Trabalho.

Assembleia da República

Assalto às famílias e à economia

O PCP voltou a insurgir-se contra as «rendas» excessivas e os superlucros dos monopólios do sector energético – acusando o Governo de nada fazer perante o esbulho –, e exigiu preços de energia compatíveis com o poder de compra dos portugueses e a defesa da competitividade da economia nacional.

Ferir direitos e a dignidade

A discriminação salarial continua a ser uma realidade que atinge duramente as mulheres. Uma desvalorização do trabalho qualificado das mulheres que é «proporcional ao aumento dos lucros do patronato», afirmou no Parlamento a deputada comunista Rita Rato.

Crise alimenta o problema

Quanto mais se agrava a desigualdade e as condições de vida das famílias, mais difícil é ter uma alimentação saudável. O alerta é do PCP, que lembra que muitas pessoas não têm outro remédio que não seja o recurso a comida de má qualidade.

Haja transparência e rigor

O Parlamento aprovou com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP e a abstenção das restantes bancadas a proposta de lei...

Apure-se a verdade

O Parlamento aprovou, por unanimidade, a constituição de uma nova comissão de inquérito à gestão e...

Posição insustentável

A possibilidade de António Borges acumular a coordenação de uma comissão de acompanhamento das...

Proteger na lei e na vida

O PCP reiterou a exigência de que sejam adoptadas, após avaliação e diagnóstico, medidas concretas de...
Nacional

Estudantes em luta

Para hoje, quarta-feira, está marcado um grande dia de luta nacional contra os ataques do Governo aos direitos dos estudantes do ensino...

Protesto em Palmela

Mais de 600 pessoas – trabalhadores, eleitos de todos os órgãos autárquicos, dirigentes...
Europa

Resistência e solidariedade

O Secretário-geral da CGTP-IN enviou uma carta ao primeiro-ministro da Grécia, Lucas Papademos, expressando solidariedade com a prolongada greve na siderurgia grega Helleniki Halivourgia, em Aspropyrgos, arredores de Atenas.

Protesto em Paris

Na quarta semana de luta em defesa dos postos de trabalho, os operários siderúrgicos tentaram...

Impostos baixam para ricos

O Governo britânico pretende reduzir a tributação dos altos rendimentos, já no próximo orçamento do...

Ver.di retoma greves

O sindicato alemão dos Serviços Públicos, Ver.di, que representa dois milhões de trabalhadores, convocou nova vaga...

China lidera na Alemanha

A China foi o país que mais investiu na Alemanha, em 2011, ultrapassando os Estados Unidos, segundo dados revelados, dia 15, pela...
Internacional

Terrorismo vitima civis

Três atentados nas duas maiores cidades sírias e um ataque indiscriminado na província de Homs mataram e feriram dezenas de civis. A violência ocorre quando as autoridades desmantelam grupos armados acusados de serem os responsáveis pela violência no país.

«Lú-Olo» passa<br>à segunda volta

O candidato da Fretilin à presidência da República de Timor Leste, Francisco «Lú-Olo» Guterres, vai disputar a segunda volta com Taur Matan Ruak, apoiado pelo CNRT de Xanana Gusmão. De fora da refrega fica o actual presidente, José Ramos-Horta.

Repressão alastra

Aos protestos de estudantes e da população da Patagónia, o governo liderado por Sebastián Piñera só...
Temas

Reduzir salários não aumenta a produtividade

Uma das afirmações mais repetidas em Portugal, nomeadamente pelo governo e pela troika estrangeira, assim como pelos patrões e pelos defensores do pensamento económico neoliberal dominante nos media, é a baixa produtividade do trabalho em Portugal. E para isso comparam a produtividade portuguesa com a de outros países da União Europeia. No entanto, nunca comparam os salários dos portugueses com os dos outros países da UE.

Repressão no Sindicato dos Bancários de Lisboa

A repressão durante o fascismo era, como todos sabem, um poderoso instrumento de acção governativa por parte de Oliveira Salazar e Marcelo Caetano.

A repressão era uma componente institucional do regime, cuja omnipresença abarcava todo o território e a generalidade da população, salvo naturalmente a afecta ao fascismo, designadamente os seus corifeus.

Argumentos
TVisto

A batota

Foi há já vários dias, mas acontecimentos destes, tendencialmente históricos, não são para esquecer...
Músicas

O Zeca e a liberdade

Há quem viva, ou pelo menos escreva – descrevendo-se, diga-se – apenas com um fito: desancar...
Aconteceu

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Domingo, 25   Alentejo...

A semana em resumo

Frases

«As políticas de Saúde são um factor explicativo essencial do aumento...