Editorial

AS TAREFAS DO MOMENTO

É muito o trabalho que temos à nossa frente nos meses que aí vêm. É muito o que, uma vez mais, é...
Opinião
Actual

Cá fora ou lá dentro

A nova direcção de informação da TVI que entra em funções esta semana estreia-se com «uma...
Actual

Um passo para a mudança

É notório – e seria apenas ridículo se não contivesse os perigos que contém – o esforço...
Actual

A credibilidade segundo Cavaco

Vêm aí eleições. Ainda bem que estamos habituados a batalhas duras, porque esta vai ser duríssima. Se a...
PCP

Assumir com a luta e com o voto um inequívoco <i>Basta!</i>

A generalidade dos(as) portugueses(as) está profundamente preocupada com a sua situação e inquieta com o sentido negativo do rumo das suas vidas e do País. Ampliam-se os sentimentos de perplexidade, de indignação e de revolta perante os efeitos devastadores das medidas de austeridade que têm vindo a ser impostas por via dos orçamentos do Estado de 2010 e de 2011 e dos diversos PEC que lhes estão associados.

A talhe de foice

Agiotagem

Numa altura em que boa parte dos portugueses está quase a bater ou já bateu no fundo em termos económicos, em...
Em Foco

Política patriótica e de esquerda<br> é imperativo inadiável

O Comité Central, reunido a 3 de Abril de 2011, analisou a situação económica e social do País e os recentes desenvolvimentos decorrentes da demissão do primeiro-ministro e da dissolução da Assembleia da República; debateu e definiu as principais orientações e direcções de trabalho com vista à intervenção do Partido nas eleições legislativas antecipadas de 5 de Junho e deliberou concorrer no quadro da CDU; apreciou o desenvolvimento da luta dos trabalhadores e de outros sectores da população, factor indispensável para a defesa de direitos e para a afirmação da exigência de uma ruptura com o actual rumo de declínio, retrocesso e empobrecimento do País.

 

Travar a extorsão e a chantagem

Jerónimo de Sousa afirmou, anteontem, que o País não pode continuar a estar sujeito ao saque e à especulação e defendeu a renegociação imediata da dívida pública portuguesa e a adopção de uma política voltada para o crescimento económico. Para o Secretário-geral do PCP, a espiral especulativa não parará enquanto o chantageado ceder ao chantagista.

Portugal tem futuro com a Constituição de Abril!

Para assinalar o 35.º aniversário da Constituição da República, o PCP promoveu, no sábado, 2, uma sessão pública em Lisboa, em que intervieram António Filipe, deputado na AR e membro do CC, Manuel Gusmão, membro do CC, bem como Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, cuja intervenção de encerramento se publica seguidamente na íntegra (subtítulos das responsabilidade da redacção).

PCP

Um Partido preparado para o combate

A VIII Assembleia da Organização Regional de Setúbal do PCP, que se realiza no domingo em Almada, revelará um Partido mais forte e preparado para as difíceis tarefas que tem pela frente. E com muito por onde crescer.

Derrotar o <i>Acordo Tripartido</i>

O Sector dos Transportes da Organização Regional de Lisboa do PCP está a distribuir um comunicado aos trabalhadores desta área em que apela à luta contra o Acordo Tripartido, assinado por Governo, patrões e UGT.

Mais de 2500 já assinaram

No comício que hoje se realiza às 18h00 no Largo da Estação de Queluz, a Organização Concelhia de...

Rumo estratégico para o País

A afirmação do aparelho produtivo e o aumento da produção nacional são vectores estratégicos para retirar Portugal da situação em que se encontra, como se tem provado nas iniciativas da campanha Portugal a Produzir.

Comemorações em grande

Continuam a realizar-se, de Norte a Sul do País e no estrangeiro, diversas iniciativas comemorativas do 90.º aniversário do...

Jerónimo de Sousa no Chipre

O Secretário-geral do PCP está no Chipre a participar em diversas iniciativas e encontros, numa manifestação de solidariedade com a luta do povo cipriota pela reunificação do país.

PCP reúne com BE

Realiza-se amanhã, na Assembleia da República, um encontro entre o PCP e o BE que tem como objectivo proceder a uma...

Encontro Nacional do PCP

O Comité Central do PCP decidiu, na sua reunião de domingo, realizar um Encontro Nacional do PCP sobre as eleições...
Trabalhadores

Lição de luta no <i>call-center</i>

Com a luta que culminou na greve de 31 de Março, a CRH, a Tempo Team e, sobretudo, a EDP ficaram a saber que os trabalhadores do atendimento comercial estão unidos e firmes na defesa dos seus justos direitos e interesses.

Resultados nos transportes

A persistente luta dos ferroviários na CP e na CP Carga em defesa dos seus direitos forçou a administração a comprometer-se, dia 1, a apresentar alternativas às regras da Função Pública que pretendia impor.

INEM fora de horas

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses contestou os novos horários impostos pelo conselho directivo do Instituto Nacional de...
Juventude

Jovens exigem nova política

Milhares de jovens trabalhadores desfilaram, dia 1, na baixa de Lisboa, com a Interjovem/CGTP-IN, contra a política de direita que acusam de gerar desemprego, precariedade e baixos salários. Reclamaram uma «nova política».

Assembleia da República

Prioridade à produção nacional

A viver uma profunda crise económica e social, resultado de uma política que levou à destruição da nossa capacidade produtiva e ao endividamento externo, será que os portugueses têm razões para confiar no futuro e acreditar que há uma saída para o País?

 

Venceu o decoro e o bom senso

Foi revogado o decreto-lei do Governo que aumentou os limites para a autorização de despesa por parte do Estado, autarquias, institutos, fundações, associações e empresas públicas.

 

Povo paga os «buracos»

Reagindo faz hoje oito dias à revisão em alta do défice para 2010, o deputado comunista Honório Novo considerou...
Nacional

Gente que luta

A CDU divulga hoje os primeiros candidatos à Assembleia da República nos círculos eleitorais de Braga, Bragança, Faro, Lisboa, Setúbal, Viana do Castelo, Europa e fora da Europa. Nos próximos dias serão apresentados os restantes candidatos da coligação entre o PCP, o Partido Ecologista «Os Verdes» e a Intervenção Democrática, homens e mulheres disponíveis a dar voz a quem não a tem, sempre ligados à vida e às aspirações dos trabalhadores e do povo.

Resistir contra o caos!

Centenas de agricultores e produtores de leite e de carne manifestaram-se, quinta-feira, em Braga, para alertar para a grave crise que vive a lavoura nacional, em especial os produtores pecuários.

A luta vai continuar

Depois de a Assembleia da República ter sido dissolvida, os organizadores da Marcha pela Educação, marcada para o dia 2,...

Ciclo de conferências

Nos dias 9 e 16 de Abril, às 16 horas, terá lugar, na Biblioteca-Museu República e...
Europa

Banca arruína irlandeses

Se os irlandeses atravessam a pior crise de que há memória, podem com fundamento responsabilizar a banca privada que, só ela, já absorveu o equivalente a 45 por cento do Produto Interno Bruto em ajudas públicas.

Sortu ilegalizado

A justiça espanhola negou mais uma vez à esquerda independentista basca o direito de se constituir em partido político, proibindo a inscrição da nova formação Sortu. O colégio de magistrados dividiu-se sobre os fundamentos da decisão.

Internacional

Imperialistas semeiam novo atoleiro

O exército líbio rechaçou o avanço das forças rebeldes no território, que continua a ser fustigado pelos bombardeamentos imperialistas com um saldo de dezenas de mortos civis.

Israel prepara mais ocupações

Face ao amplo reconhecimento internacional do Estado Palestiniano por parte de mais de uma centena de países, e a votação do mesmo assunto agendada para Setembro na Assembleia Geral das Nações Unidas, Israel ameaça tomar medidas unilaterais.

Repressão não trava lutas

Apesar da violenta reacção do governo golpista, os trabalhadores e o povo hondurenho não desistem dos protestos pela...

Aliança contra os povos

A Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) lançou uma campanha para assinalar os 11 anos dos...
Argumentos
Pontos Cardeais

Nomeações

É o Correio da Manhã (CM) que escarrapacha na 1.ª página que o Governo do PS/Sócrates desatou a nomear os...
TVisto

A ausente

Ligara o televisor poucos minutos antes quando ele apareceu. Do lado de lá do ecrã, pareceu fitar-me olhos nos olhos, cara a...
Religiões

O direito a ser informado

«O estado burguês nada mais é do que uma segurança mútua da classe burguesa contra os seus elementos...
Aconteceu

FC Porto campeão

Com 23 vitórias e dois empates no conjunto das jornadas já decorridas na Liga Profissional de futebol, o FC Porto garantiu a...

Solidariedade com os Cinco

Quando se comemora, a 17 de Abril, o 50.º aniversário da derrota dos mercenários cubanos que desembarcaram na Playa...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sábado, 9  ...

A semana em resumo

Frases

«De acordo com o resumo feito pelo DN, para o Wall Street Journal o fraco crescimento da...