Jerónimo de Sousa no Chipre
O Secretário-geral do PCP está no Chipre a participar em diversas iniciativas e encontros, numa manifestação de solidariedade com a luta do povo cipriota pela reunificação do país.
Chipre tem eleições parlamentares marcadas para 22 de Maio
A visita de dois dias (ontem e hoje) resulta de um convite do Partido Progressista do Povo Trabalhador de Chipre/AKEL e é uma forma de expressão da solidariedade do PCP para com a luta do povo cipriota pela reunificação do país – parte da ilha está ocupada há décadas pela Turquia havendo milhares de refugiados internos. A delegação do PCP, dirigida por Jerónimo de Sousa, e que integra também Ângelo Alves, da Comissão Política, participa em diversas iniciativas e encontros com dirigentes do partido e do Estado.
Para ontem ao final do dia, após o fecho da nossa edição, estava prevista a participação de Jerónimo de Sousa num comício do AKEL – integrado na campanha eleitoral para as eleições parlamentares do próximo dia 22 de Maio –, dedicado ao tema da reunificação e unidade de Chipre. O Secretário-geral do PCP seria mesmo o único orador estrangeiro nesse comício.
Hoje, a delegação do PCP encontra-se com o presidente da República de Chipre Dimitris Christofias e com uma delegação da direcção do AKEL, também ela dirigida pelo seu secretário-geral Andros Kyprianou.
Numa nota do Gabinete de Imprensa do PCP, de dia 5, explicava-se que a visita da delegação do PCP a Chipre tinha como objectivos centrais a «expressão da solidariedade dos comunistas portugueses para com o AKEL, o povo cipriota e a luta pela reunificação do seu país e enquadra-se num conjunto de contactos internacionais do PCP com partidos comunistas e progressistas da Europa em torno da profunda crise económica e social na União Europeia, do processo de extorsão de recursos pelo grande capital a países como Portugal e da luta contra a ofensiva em curso visando os direitos sociais e laborais dos povos da Europa e a sua soberania».