Aliança contra os povos

A Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) lançou uma campanha para assinalar os 11 anos dos bombardeamentos da Jugoslávia pela NATO, bem como outras ofensivas militares desencadeadas pela Aliança contra os povos.

«Recorrendo a falsos argumentos, a NATO e as suas forças aliadas procuraram iludir a juventude e os povos do mundo da legitimidade dos seus ataques, que matam milhares de civis. Rapidamente, porém, os objectivos imperialistas por detrás destas ofensivas ficam demonstrados», denuncia a FMJD, lembrando, ainda, que hoje o Kosovo é «uma região com sérios problemas políticos e sociais, dominada pelas potências imperialistas, que ali têm instalado bases militares e promovido o crime e o mais alto desrespeito pelos direitos dos povos».

Situação semelhante vive o Afeganistão ou o Iraque, países devastados pela guerra imperialista. O mesmo acontece, agora, na Líbia, onde, mais uma vez, recorrendo a pretextos de suposta ajuda humanitária, a NATO promove mais um ataque à soberania e independência dos povos. «Aqueles que agora clamam pelos direitos humanos são os mesmos que tentam impedir as greves e manifestações dos povos que lutam pelos seus direitos. São os mesmos que, enquanto cortam nos salários e apoios sociais, investem como nunca em equipamentos militares», conclui a Federação.



Mais artigos de: Internacional

Imperialistas semeiam novo atoleiro

O exército líbio rechaçou o avanço das forças rebeldes no território, que continua a ser fustigado pelos bombardeamentos imperialistas com um saldo de dezenas de mortos civis.

Israel prepara mais ocupações

Face ao amplo reconhecimento internacional do Estado Palestiniano por parte de mais de uma centena de países, e a votação do mesmo assunto agendada para Setembro na Assembleia Geral das Nações Unidas, Israel ameaça tomar medidas unilaterais.

Repressão não trava lutas

Apesar da violenta reacção do governo golpista, os trabalhadores e o povo hondurenho não desistem dos protestos pela democratização do país, por salários, direitos e contra a privatização dos serviços públicos e dos recursos soberanos. Estas...

Iraquianos saem sábado à rua

Diversas estruturas político-sociais iraquianas estão a promover, para o próximo sábado, 9, um protesto pacífico em todo o país. O objectivo é exigir a imediata saída das forças ocupantes, denunciar a corrupção e a subserviência do governo...