Queima do Corão provoca ira
Milhares de afegãos continuam a contestação em todo país, irados com a queima de um exemplar do Corão, livro sagrado dos muçulmanos, por parte de um pastor evangélico norte-americano. Os fiéis consideram o acto uma provocação às suas convicções religiosas, sentimento acrescido ao repúdio pela ocupação do país.
Os protestos violentos já provocaram 21 mortos, entre os quais um soldado das forças armadas do governo de Hamid Karzai, e numerosos feridos durante os confrontos com a polícia.
As manifestações começaram depois de o pastor Terry Jones, líder de uma congregação do Norte da Flórida, ter incinerado publicamente o Corão, a 20 de Março. Jones veio, posteriormente, afirmar que não se arrepende do acto e que está disposto a arriscar a sua vida e a dos soldados norte-americanos.
As autoridades dos EUA, por seu lado, descartaram tomar qualquer medida contra o pastor.