Gente que luta
A CDU divulga hoje os primeiros candidatos à Assembleia da República nos círculos eleitorais de Braga, Bragança, Faro, Lisboa, Setúbal, Viana do Castelo, Europa e fora da Europa. Nos próximos dias serão apresentados os restantes candidatos da coligação entre o PCP, o Partido Ecologista «Os Verdes» e a Intervenção Democrática, homens e mulheres disponíveis a dar voz a quem não a tem, sempre ligados à vida e às aspirações dos trabalhadores e do povo.
Braga
Agostinho Nuno de Azevedo Ferreira Lopes
Agostinho Lopes, 64 anos, é engenheiro químico-industrial, membro do Comité Central do PCP, responsável pela área dos assuntos económicos, acompanha os sectores da agricultura, pescas e micro, pequenos e médios empresários. Foi responsável pela Direcção de Organização Regional de Trás-os-Montes e Alto Douro. É deputado na Assembleia da República, eleito pelo círculo eleitoral de Braga, integrando várias comissões e grupos de trabalho parlamentares.
Bragança
Maria Manuela dos Santos Ferreira Cunha
Animadora cultural, 54 anos, Maria Cunha é do Conselho Nacional e da Comissão Executiva do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) e membro da Assembleia Municipal de Almeirim. Foi representante do PEV na Comissão Nacional de Eleições, vereadora na Câmara Municipal de Almeirim, eleita pela CDU entre 2001 e 2009, e participou activamente no Movimento Anti-Nuclear em França nos anos 70 e posteriormente em Portugal.
Faro
Paulo Miguel de Barros Seara de Sá
Com 45 anos, Paulo Sá, professor universitário, é membro da Direcção de Organização Regional do Algarve do PCP e da Comissão Regional para as Questões da Educação e Ensino. Foi fundador e membro da primeira direcção do Centro de Ciência Viva do Algarve e mandatário da candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República. É membro do Conselho Geral da Universidade do Algarve.
Lisboa
Jerónimo Carvalho de Sousa
Operário metalúrgico, 64 anos, Jerónimo de Sousa foi membro da Direcção do Sindicato dos Metalúrgicos de Lisboa em 1973/74, coordenador da Comissão Coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Região de Lisboa, deputado à Assembleia Constituinte, deputado à Assembleia da República entre 1976 e 1993, vice-presidente do Grupo Parlamentar do PCP e candidato, apresentado pelo PCP, às eleições presidenciais em 1996 e 2006. É deputado da Assembleia da República e Secretário-geral do PCP.
Bernardino José Torrão Soares
Licenciado em direito, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, Bernardino Soares, 39 anos, foi membro da JCP de 1989 a 1999, da Comissão Política e da Direcção Nacional da JCP e da Direcção de Organização Regional de Lisboa do PCP. É deputado da Assembleia da República, presidente do Grupo Parlamentar do PCP e membro de diversas comissões parlamentares.
Setúbal
Francisco José de Almeida Lopes
Operário, 55 anos, Francisco Lopes é membro da Comissão Política e do Secretariado do PCP e deputado da Assembleia da República, eleito pelo círculo eleitoral de Setúbal. Participou nas actividades do movimento democrático, integrou a União dos Estudantes Comunistas em 1973, fez parte da célula do PCP na Applied Magnetics e da sua Comissão de Trabalhadores e teve participação activa no Sindicato dos Electricistas do Distrito de Lisboa.
Foi responsável da Organização Regional de Setúbal do PCP e, nas eleições presidenciais de 2011, foi candidato apresentado pelo PCP.
Viana do Castelo
Maria Ilda da Costa Figueiredo
Economista, mestre em planificação e administração da educação, Ilda Figueiredo, 62 anos, é membro do Comité Central do PCP, deputada ao Parlamento Europeu desde 1999, vice-presidente do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica e vice-presidente da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais. Foi vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia entre 1983 e 1991 e 2005 e 2009 e deputada à Assembleia da República entre 1979 e 1991.
Europa
Maria da Encarnação Barroca de Melo Galvão (São Belo)
Operária industrial de relojoaria, 55 anos, São Belo vive em La Chaux de Fonds, Suíça, é membro do Organismo da Direcção Nacional do PCP na Suíça, presidente do Rancho Folclórico Rosas de Portugal e membro da Direcção da Federação Portuguesa de Folclore na Suíça, membro da Comissão para a Integração dos Estrangeiros no Cantão de Neuchâtel e do Conselho das Comunidades Portuguesas. Foi candidata da CDU nas eleições para a Assembleia da República em 2009.
Fora da Europa
Maria Helena Oliveira Cunha
Com 61 anos, Maria Cunha, historiadora/documentalista, vive em Luanda, Angola, desde 1981, com o estatuto de cooperante. É membro do PCP, trabalha na Ordem dos Advogados de Angola e é dirigente da Associação 25 de Abril de Luanda.