Actual
Cá fora ou lá dentro
Actual
Um passo para a mudança
Actual
A credibilidade segundo Cavaco
PCP
Assumir com a luta e com o voto um inequívoco <i>Basta!</i>
A generalidade dos(as) portugueses(as) está profundamente preocupada com a sua situação e inquieta com o sentido negativo do rumo das suas vidas e do País. Ampliam-se os sentimentos de perplexidade, de indignação e de revolta perante os efeitos devastadores das medidas de austeridade que têm vindo a ser impostas por via dos orçamentos do Estado de 2010 e de 2011 e dos diversos PEC que lhes estão associados.
A talhe de foice
Agiotagem
Crónica Internacional
Guerra, coerência e coragem política
Política patriótica e de esquerda<br> é imperativo inadiável
O Comité Central, reunido a 3 de Abril de 2011, analisou a situação económica e social do País e os recentes desenvolvimentos decorrentes da demissão do primeiro-ministro e da dissolução da Assembleia da República; debateu e definiu as principais orientações e direcções de trabalho com vista à intervenção do Partido nas eleições legislativas antecipadas de 5 de Junho e deliberou concorrer no quadro da CDU; apreciou o desenvolvimento da luta dos trabalhadores e de outros sectores da população, factor indispensável para a defesa de direitos e para a afirmação da exigência de uma ruptura com o actual rumo de declínio, retrocesso e empobrecimento do País.
Travar a extorsão e a chantagem
Jerónimo de Sousa afirmou, anteontem, que o País não pode continuar a estar sujeito ao saque e à especulação e defendeu a renegociação imediata da dívida pública portuguesa e a adopção de uma política voltada para o crescimento económico. Para o Secretário-geral do PCP, a espiral especulativa não parará enquanto o chantageado ceder ao chantagista.
Portugal tem futuro com a Constituição de Abril!
Para assinalar o 35.º aniversário da Constituição da República, o PCP promoveu, no sábado, 2, uma sessão pública em Lisboa, em que intervieram António Filipe, deputado na AR e membro do CC, Manuel Gusmão, membro do CC, bem como Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, cuja intervenção de encerramento se publica seguidamente na íntegra (subtítulos das responsabilidade da redacção).
Um Partido preparado para o combate
A VIII Assembleia da Organização Regional de Setúbal do PCP, que se realiza no domingo em Almada, revelará um Partido mais forte e preparado para as difíceis tarefas que tem pela frente. E com muito por onde crescer.
Derrotar o <i>Acordo Tripartido</i>
O Sector dos Transportes da Organização Regional de Lisboa do PCP está a distribuir um comunicado aos trabalhadores desta área em que apela à luta contra o Acordo Tripartido, assinado por Governo, patrões e UGT.
Por uma <i>Petrogal</i> pública
Mais de 2500 já assinaram
Rumo estratégico para o País
A afirmação do aparelho produtivo e o aumento da produção nacional são vectores estratégicos para retirar Portugal da situação em que se encontra, como se tem provado nas iniciativas da campanha Portugal a Produzir.
<i>Assim Foi Temperado o Aço</i>
Comemorações em grande
Jerónimo de Sousa no Chipre
O Secretário-geral do PCP está no Chipre a participar em diversas iniciativas e encontros, numa manifestação de solidariedade com a luta do povo cipriota pela reunificação do país.
PCP reúne com BE
Encontro Nacional do PCP
Lição de luta no <i>call-center</i>
Com a luta que culminou na greve de 31 de Março, a CRH, a Tempo Team e, sobretudo, a EDP ficaram a saber que os trabalhadores do atendimento comercial estão unidos e firmes na defesa dos seus justos direitos e interesses.
Resultados nos transportes
A persistente luta dos ferroviários na CP e na CP Carga em defesa dos seus direitos forçou a administração a comprometer-se, dia 1, a apresentar alternativas às regras da Função Pública que pretendia impor.
Sindicato confronta<br> patrões da AHRESP
INEM fora de horas
Greve na Páscoa nos hipermercados
Guardas florestais mantêm unidade
Jovens exigem nova política
Milhares de jovens trabalhadores desfilaram, dia 1, na baixa de Lisboa, com a Interjovem/CGTP-IN, contra a política de direita que acusam de gerar desemprego, precariedade e baixos salários. Reclamaram uma «nova política».
Vitórias da luta comprovam que vale a pena
Prioridade à produção nacional
A viver uma profunda crise económica e social, resultado de uma política que levou à destruição da nossa capacidade produtiva e ao endividamento externo, será que os portugueses têm razões para confiar no futuro e acreditar que há uma saída para o País?
Venceu o decoro e o bom senso
Foi revogado o decreto-lei do Governo que aumentou os limites para a autorização de despesa por parte do Estado, autarquias, institutos, fundações, associações e empresas públicas.
Povo paga os «buracos»
Gente que luta
A CDU divulga hoje os primeiros candidatos à Assembleia da República nos círculos eleitorais de Braga, Bragança, Faro, Lisboa, Setúbal, Viana do Castelo, Europa e fora da Europa. Nos próximos dias serão apresentados os restantes candidatos da coligação entre o PCP, o Partido Ecologista «Os Verdes» e a Intervenção Democrática, homens e mulheres disponíveis a dar voz a quem não a tem, sempre ligados à vida e às aspirações dos trabalhadores e do povo.
Resistir contra o caos!
Centenas de agricultores e produtores de leite e de carne manifestaram-se, quinta-feira, em Braga, para alertar para a grave crise que vive a lavoura nacional, em especial os produtores pecuários.
A luta vai continuar
15.ª edição da Mostra de Teatro de Almada
Ciclo de conferências
Banca arruína irlandeses
Se os irlandeses atravessam a pior crise de que há memória, podem com fundamento responsabilizar a banca privada que, só ela, já absorveu o equivalente a 45 por cento do Produto Interno Bruto em ajudas públicas.
Uma dívida rejeitada pelo povo
Sortu ilegalizado
A justiça espanhola negou mais uma vez à esquerda independentista basca o direito de se constituir em partido político, proibindo a inscrição da nova formação Sortu. O colégio de magistrados dividiu-se sobre os fundamentos da decisão.
Berlusconi privatiza coliseu romano
Passos, Sócrates e Merkel
Imperialistas semeiam novo atoleiro
O exército líbio rechaçou o avanço das forças rebeldes no território, que continua a ser fustigado pelos bombardeamentos imperialistas com um saldo de dezenas de mortos civis.
Israel prepara mais ocupações
Face ao amplo reconhecimento internacional do Estado Palestiniano por parte de mais de uma centena de países, e a votação do mesmo assunto agendada para Setembro na Assembleia Geral das Nações Unidas, Israel ameaça tomar medidas unilaterais.