PCP
A luta é decisiva para para abrir caminho a uma outra política
Crónica Internacional
Ainda sobre as eleições nos EUA
A talhe de foice
Relatórios
Actual
Amesterdão – manipulação ao serviço do genocídio
Artigo de acesso livre
Actual
Que força é esta?
Actual
Apagou-se-lhes o “farol”
Destacado obreiro de Abril, Álvaro Cunhal continua a ser exemplo para hoje e amanhã
Artigo de acesso livre
Paulo Raimundo foi recebido, no dia 10, por uma sala cheia, em Alpiarça, para uma sessão evocativa do 111.º aniversário do nascimento de Álvaro Cunhal, no ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril. A iniciativa particularizou ainda os diversos e importantes contributos do destacado dirigente comunista para a Revolução.
Grande manifestação nacional exigiu respostas e mudança
Artigo de acesso livre
Milhares de pessoas saíram à rua, em Lisboa e no Porto, no sábado, dia 9, respondendo ao apelo da CGTP-IN, que para as duas cidades convocou uma manifestação nacional, sob o lema «Aumentar os salários e as pensões, Defender os serviços públicos e as funções sociais do Estado, Resolver os problemas do País». Trabalhadores no activo e reformados, de diferentes profissões, idades e sectores de actividade, exigiram respostas para as reivindicações e reafirmaram a determinação de lutar por uma efectiva mudança de política.
Governo Regional da Madeira não tem condições para prosseguir
A Direcção Regional da Madeira do PCP assumiu, no dia 11, que está desencadeada uma «crise política» na Região Autónoma da Madeira e que o Governo Regional «não reúne condições políticas para prosseguir».
PCP avança na mobilização para uma vida melhor
Em mais uma acção da campanha «Aumentar salários e pensões, para uma vida melhor», o Secretário-Geral do PCP contactou, sexta-feira, 8, com os trabalhadores do sector operacional da Câmara Municipal do Seixal.
Preparação do XXII Congresso é uma construção colectiva
A preparação do XXII Congresso do PCP avança a bom ritmo nas organizações do Partido, com a realização de reuniões, plenários, debates e assembleias, onde são discutidas as Teses – Projecto de Resolução Política e eleitos os delegados.
Portagens não são solução para trânsito no Porto
Proteger e valorizar o Parque Nacional Peneda-Gerês e as suas gentes
Manuel Vicente deixa legado de intervenção e luta
Faleceu António Cordeiro
Tribuna do XXII Congresso do PCP
Os textos enviados para a Tribuna do Congresso devem ter um máximo de 2500 caracteres, espaços incluídos. A redacção do Avante! reserva-se o direito de reduzir os textos que excedam estas dimensões, bem como de efectuar a selecção que as limitações de espaço venham a impor. Cada texto deverá ser acompanhado do número de militante do seu autor.
Será dada prioridade à publicação do primeiro texto de cada camarada. Eventuais segundos textos do mesmo autor só serão publicados quando não houver primeiros textos a aguardar publicação.
A redacção poderá responder ou comentar textos publicados.
De toda a correspondência que contenha propostas de emenda ou sugestões sobre o documento em debate, será enviada cópia para a respectiva comissão de redacção.
A correspondência deve ser endereçada para a redacção do Avante!: Rua Soeiro Pereira Gomes, n.º 3, 1600-196 Lisboa; endereço electrónico: [email protected]
«Livro Verde» prossegue ataque à Segurança Social pública
O «Livro Verde para a Sustentabilidade do Sistema Previdencial», colocado à avaliação pública, até 15 de Dezembro, «marca o início de um novo ataque ao sistema de Segurança Social público, universal e solidário».
Por melhores condições na Saúde
Greves nos CTT
Metro pára hoje
Sacopor forçada a aplicar diuturnidades
Regresso dos enfermeiros aos CODU
Propostas de alteração para mitigar danos do mau OE 2025
Às propostas para reforçar direitos sociais e culturais entregues no dia 7, juntou-se anteontem um novo lote sobre questões económicas. Contabilizadas são assim já mais de sete dezenas as propostas do PCP de alteração à proposta de lei do Orçamento do Estado (OE) para 2025.
Governo deve explicações sobre o navio Nysted Maersk
O Grupo Parlamentar do PCP endereçou, no dia 10, uma pergunta ao Governo sobre o navio Nysted Maersk, que atracou em Lisboa e está envolvido no transporte de armas e munições para Israel.
Congresso «Mulheres na luta contra o fascismo e o colonialismo»
O Congresso Internacional «Mulheres na luta contra o fascismo e o colonialismo» contou com intervenções de estudiosas e investigadoras de Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné, Moçambique e S. Tomé e Príncipe.
Nos seus 45 anos, a JCP continua a afirmar a força da juventude
A JCP celebrou, no sábado, 9, o seu 45.º aniversário com um jantar, seguido de festa, no Grupo Dramático e Escolar «Os Combatentes», Lisboa, onde participaram centenas de jovens, militantes e amigos da organização.
Governo mantém inferno nocturno sobre Lisboa e arredores
A Plataforma «Aeroporto Fora, Lisboa Melhora» considera que a proibição de voos entre as 1h00 e as 5h00 vem «reconhecer o sofrimento imposto pelo ruído e pela poluição a 388 mil pessoas», mas tem dúvidas sobre o seu impacto.
Acções pela paz e de solidariedade
Deriva populista em Loures
XVI Convenção do PEV em Setúbal
Lucros para banqueiros e prejuízos para o povo
O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Oliveira, criticou a política da indigitada comissária europeia dos Serviços Financeiros, Maria Luís Albuquerque, por servir os grandes interesses financeiros.
Construir a “narrativa” que justifique novos e perigosos saltos
Resistência e solidariedade para travar o passo ao genocídio e à guerra
Israel continua a guerra genocida perpetrada contra o povo palestiniano, em especial na Faixa de Gaza. Os agressores intensificam os ataques ao Líbano e à Síria, enquanto os EUA e o Reino Unido bombardeiam o Iémen.
Donald Trump vence presidenciais nos EUA
O ex-presidente norte-americano (2017-2021) Donald Trump, apoiado pelo Partido Republicano, foi eleito presidente dos EUA, derrotando nas eleições de 5 de Novembro a candidata do Partido Democrata e actual vice-presidente, Kamala Harris.
Cuba enfrenta furacões com “heroísmo colectivo”
Cuba foi atingida em menos de um mês por dois furacões, que provocaram elevados estragos materiais, sobretudo no sistema eléctrico, na agricultura, nas habitações. A população responde com «heroísmo colectivo» trabalhando para ultrapassar a situação complexa no país, em virtude do incremento do cruel bloqueio imposto pelos EUA.