Manuel Vicente deixa legado de intervenção e luta
O camarada Manuel António Vicente faleceu, no dia 7, aos 94 anos. O PCP transmitiu, à sua família e amigos, as mais sentidas condolências.
Militante comunista desde 1955, integrou, antes do 25 de Abril, o Comité Local de Montemor-o-Novo, de onde era natural e onde se dedicou sempre à luta por melhores condições de vida. Teve uma intervenção relevante na luta pelas oito horas dos assalariados agrícolas e participou em diversas comissões de luta por melhores salários nos campos do Sul.
Após o 25 de Abril integrou diversas comissões para a formação dos Sindicatos Agrícolas, designadamente no Sindicato dos Trabalhadores Agrícolas do Distrito de Évora, do qual foi presidente. Na constituição da Federação dos Sindicatos Agrícolas do Sul, da qual foi coordenador, deu um importante contributo para o avanço da Reforma Agrária e na luta pela sua defesa. Foi um destacado quadro no processo de formação das Unidades Colectivas de Produção.
Foi membro das Comissões Organizadoras das Conferências da Reforma Agrária. Destacou-se na realização da I Conferência dos Trabalhadores Agrícolas do Sul, promovida pelo PCP. Foi membro da União dos Sindicatos do Distrito de Évora, do Conselho Nacional da CGTP-IN e do seu secretariado. Na sua actividade partidária, integrou ainda o Comité Central (CC) do PCP, a Direcção da Organização Regional do Alentejo, da Comissão Distrital de Évora.
Foi funcionário do Partido e assumiu tarefas centrais, dentro das quais se destaca a sua importante contribuição no sector do património, na Quinta da Atalaia.
Manuel Vicente foi eleito na Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo e, já reformado, integrou a Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Montemor.
Como recordou Ângelo Alves, membro da Comissão Política do CC, no funeral, a vida de Manuel da Cesta – como muitos o conheciam – foi inteiramente dedicada à heróica luta de milhares de homens e mulheres no Alentejo. «Foi um lutador, um revolucionário e um dos obreiros de grandes conquistas das lutas do operariado agrícola, para as quais deu uma inestimável contribuição», afirmou.