Actual
Dois exemplos… silenciados
Actual
Quando uma proposta dói
Actual
A demagogia no Arrendamento Urbano
A talhe de foice
Fantoches
PCP
Confiança e luta
Os últimos meses evidenciaram, uma vez mais, o papel único do PCP na vida nacional. Perante uma crise sanitária com sérias consequências no plano económico e social, o PCP distinguiu-se na intervenção, desde o primeiro momento, associando a defesa de respostas clínicas e sanitárias com a apresentação de propostas em defesa do emprego, dos salários e do apoio a todos os atingidos pelo surto epidémico.
Crónica Internacional
A Rússia pela esquerda
Vibrante comício no Porto por um Portugal com futuro
REFORÇAR Jerónimo de Sousa esteve no Porto, domingo, a participar num vibrante comício. Foram muitos os apoiantes, militantes e amigos que ali se reuniram, dando mais força às aspirações e aos interesses dos trabalhadores e do povo, e à mensagem e soluções do PCP.
«Nem um direito a menos! Confiança e luta por uma vida melhor»
Um abraço solidário à Palestina insubmissa
PALESTINA A solidariedade não pode estar confinada, assim como a luta dos povos pela sua libertação nacional e emancipação social. Em Lisboa, na passada segunda-feira, 6, disse-se não! aos planos sionistas de anexação da Cisjordânia, exigiu-se o fim dos crimes israelitas e reclamou-se do Governo português uma voz firme em defesa dos legítimos direitos do povo palestiniano.
A vida dá razão ao PCP na defesa da soberania
INTERVENÇÃO Chamar a atenção para a necessidade de reconstruir elementos fundamentais para o desenvolvimento soberano foi o objectivo de uma visita que Jerónimo de Sousa fez anteontem a uma produção de trigo.
Papel do Estado na comunicação social é central para um regime democrático
AUDIÇÃO Com os média dominados pelos interesses monopolistas e veiculando a sua perspectiva de classe, ganha crescente actualidade a informação plural como um bem indissociável de um regime democrático, da valorização do trabalho e dos trabalhadores do sector, e do papel do Estado neste.
Construir e divulgar a Festa que apoia a cultura portuguesa
FESTA Apresentado o essencial da programação cultural e conhecidas as principais medidas de protecção sanitárias que serão adoptadas, a preparação e divulgação da Festa do Avante! entram agora numa nova fase. A participação nas jornadas de trabalho e a venda da EP são elementos fundamentais.
Partido insiste em pôr a TAP e a Efacec ao serviço do desenvolvimento do País
NACIONALIZAÇÃO Estratégicas na economia nacional pela natureza da sua actividade, dimensão e potencialidades, a TAP e a Efacec têm de voltar ao controlo público, reitera o PCP.
Campanha de fundos avança a bom ritmo no Porto
REFORÇO DO PCP as potencialidades de desenvolvimento da campanha nacional de fundos persistem, porquanto sejam reforçadas a atenção e as medidas concretas tendo em vista a sua concretização.
Vírus no distrito de Évora preocupa PCP
Sector da Vigilância
Imprensa partidária: papel insubstituível
Marcha em Setúbal exigiu medidas para atacar a pandemia e a crise
URGÊNCIA Os trabalhadores na Península de Setúbal vivem em extrema dificuldade e persistem na luta para defender o emprego com direitos, melhores salários e condições de segurança e saúde.
Greve muito forte no SUCH exigiu negociação e valorização
ESSENCIAIS Os trabalhadores do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais estão na «linha da frente» do combate à COVID-19, mas a administração e o Governo não valorizam o seu empenho.
Enfermeiros rejeitaram a Liga como «prémio»
Plenários expressivos na Carl Zeiss
Interjovem exige estabilidade e melhores salários
O mau exemplo da Hutchinson
A opção pelo capital em detrimento da resposta aos problemas dita voto contra do PCP ao Orçamento Suplementar
OPÇÕES A AR aprovou sexta-feira passada, 3, em votação final global, a proposta de Orçamento Suplementar (OS) apresentada pelo Governo. Só o PS o votou favoravelmente, optando PSD, BE e PAN pela abstenção. O PCP votou contra.
Propostas do PCP de alteração ao Orçamento aprovadas na especialidade
Nas votações na especialidade do Orçamento Suplementar, o PCP conseguiu fazer aprovar um conjunto significativo de propostas suas, de entre as mais de 50 que apresentou, dirigidas para a resolução de problemas concretos sentidos pelos trabalhadores e o povo. São propostas que merecem ser valorizadas ainda pelo que representam de contributo na melhoria da resposta a problemas económicos e sociais que o País enfrenta e em relação aos quais o documento do Governo mostra ter claros limites e insuficiências.
As propostas aprovadas são as seguintes:
Defender os direitos de estudantes e trabalhadores no Ensino Superior
O surto epidemiológico trouxe problemas novos e agravou outros no Ensino Superior Público. Se a situação já era difícil mais difícil ficou para estudantes, trabalhadores e instituições. Dar-lhe resposta é o que faz um diploma do PCP.
PCP quer ver construído centro de saúde no Feijó
Alto do Seixalinho precisa de nova unidade de saúde
ADFA apela à alteração do DL 500/99
Mais condições para a Feira de Santa Luzia
Problemas por resolver em Águeda
Moita aprova obras estruturantes
Prosseguir o trabalho em Montemor-o-Novo
Luta trava encerramento da passagem de nível do Cais
Garantir condições de vida aos moradores do Pátio das Barracas
Reforçar a segurança e a habitação dos lisboetas
INTERVENÇÃO Por proposta do PCP, a Assembleia Municipal de Lisboa aprovou, por maioria, uma recomendação pela reabertura da Esquadra de Carnide. A autarquia deverá realizar obras de requalificação do equipamento.
CDU denuncia inércia da Câmara do Funchal
MADEIRA As jornadas de contacto da CDU prosseguiram, no dia 4 de Julho, com uma acção nas zonas altas da freguesia de São Roque, Funchal, dando voz às reivindicações da população e denunciando a inércia da autarquia.
APT e BALADI alertam para dificuldades no escoamento de produtos
CRISE A Associação dos Pastores e Agricultores do Norte (APT) e a Federação Nacional dos Baldios (BALADI) alertam para as dificuldades de escoamento que os produtores estão a enfrentar devido à COVID-19.
Novo governo de França continua política de direita
FRANÇA O PCF considera que a remodelação governamental promovida pelo presidente Emmanuel Macron não promoverá as alterações políticas reivindicadas por amplos sectores sociais.
Relações conturbadas entre União Europeia e Turquia
Da transmissão e mistificação
Brigadas médicas de Cuba em mais três países africanos
SOLIDARIEDADE Médicos e enfermeiros cubanos seguem para São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial e Serra Leoa, três países africanos mais que solicitaram apoio ao governo de Cuba para cooperar com os profissionais locais no combate à COVID-19.
«Estafetas» no Brasil exigem melhores condições laborais
GREVES Em São Paulo e noutras cidades brasileiras, milhares de estafetas que trabalham com plataformas electrónicas levaram a cabo, no dia 1, uma paralisação por melhores condições de trabalho. No dia 12 há greve nacional.