Alto do Seixalinho precisa de nova unidade de saúde

O Par­la­mento aprovou a re­co­men­dação pro­posta pelo PCP para que o Go­verno dê início à cons­trução de uma nova uni­dade de saúde no Alto do Sei­xa­linho, Bar­reiro. Vo­taram fa­vo­ra­vel­mente todas as ban­cadas menos PSD e IL, que se abs­ti­veram.

Esta ini­ci­a­tiva le­gis­la­tiva, na forma de pro­jecto de re­so­lução, es­teve re­cen­te­mente em de­bate acom­pa­nhada por ini­ci­a­tivas si­mi­lares do PEV, BE e PAN (igual­mente apro­vadas, bai­xando todas à co­missão par­la­mentar de Saúde) e por uma pe­tição di­na­mi­zada pela Co­missão de Utentes dos Ser­viços Pú­blicos do Bar­reiro, que reuniu 4293 as­si­na­turas.

A falta deste equi­pa­mento é um pro­blema há muito iden­ti­fi­cado pela po­pu­lação e pelos ór­gãos au­tár­quicos, dado tratar-se da fre­guesia que tem a maior den­si­dade po­pu­la­ci­onal do con­celho do Bar­reiro, com uma larga per­cen­tagem na faixa etária acima dos 70 anos. Pelo que, com­pre­en­si­vel­mente, «têm ne­ces­si­dade de cui­dados de saúde mais pre­mentes», como su­bli­nhou no de­bate a de­pu­tada Paula Santos.

No texto da ban­cada co­mu­nista su­gere-se ainda ao Go­verno que pro­ceda à atri­buição de mé­dico e en­fer­meiro de fa­mília a todos os utentes da­quele con­celho da Margem Sul.




Mais artigos de: Assembleia da República

Propostas do PCP de alteração ao Orçamento aprovadas na especialidade

Nas vo­ta­ções na es­pe­ci­a­li­dade do Or­ça­mento Su­ple­mentar, o PCP con­se­guiu fazer aprovar um con­junto sig­ni­fi­ca­tivo de pro­postas suas, de entre as mais de 50 que apre­sentou, di­ri­gidas para a re­so­lução de pro­blemas con­cretos sen­tidos pelos tra­ba­lha­dores e o povo. São pro­postas que me­recem ser va­lo­ri­zadas ainda pelo que re­pre­sentam de con­tri­buto na me­lhoria da res­posta a pro­blemas eco­nó­micos e so­ciais que o País en­frenta e em re­lação aos quais o do­cu­mento do Go­verno mostra ter claros li­mites e in­su­fi­ci­ên­cias.

As pro­postas apro­vadas são as se­guintes:

Defender os direitos de estudantes e trabalhadores no Ensino Superior

O surto epi­de­mi­o­ló­gico trouxe pro­blemas novos e agravou ou­tros no En­sino Su­pe­rior Pú­blico. Se a si­tu­ação já era di­fícil mais di­fícil ficou para es­tu­dantes, tra­ba­lha­dores e ins­ti­tui­ções. Dar-lhe res­posta é o que faz um di­ploma do PCP.

PCP quer ver construído centro de saúde no Feijó

Obteve a aprovação do Parlamento, baixando à comissão de Saúde, a recomendação proposta pelo PCP para que o Governo proceda à construção do Centro de Saúde no Feijó, concelho de Almada. Diplomas sobre a mesma matéria de PEV e BE seguem igual tramitação. Ao Executivo é sugerido também pela bancada comunista que adopte as...