Editorial
Opinião
Actual

Santana & Rio

O PPD-PSD tem «andado por aí», mudando de chefe, de nome, de ideologia – social democrata, liberal, populista...
Actual

O passado do futuro

A RTP1 está a transmitir às terças-feiras, logo a seguir ao Telejornal, uma série fascinante e inquietante que...
Actual

118,8 milhões

Como estamos mais perto, merecerá a pena consultar dados sobre o Europa 2020, o documento que orienta a UE no sentido de uma...
PCP

Desatar as mãos!

As principais empresas, os sectores básicos e estratégicos da economia são hoje, no fundamental, controlados por grupos económicos e financeiros nacionais, mas sobretudo, pelas grandes transnacionais estrangeiras que operam no País em articulação com os primeiros.

A talhe de foice

Um incidente

No debate Santana Lopes versus Rui Rio, travado na RTP, o florete manhoso de Lopes apostou em extirpar o outro e expor-lhe as entranhas de...
Crónica Internacional

Contradições?

Os recentes desenvolvimentos da situação internacional são muito elucidativos da sua volatilidade e complexidade. As...
Em Foco

Multiplicam-se as vozes pelo controlo público dos CTT

SERVIÇO PÚBLICO A decisão da administração dos CTT de fecharem 22 lojas – no âmbito do Plano de Transformação Operacional, uma reestruturação que prevê despedir várias centenas de trabalhadores ao longo de três anos – está a gerar uma onda de indignação nacional.

Aumento de preços prejudica melhoria das condições de vida

CUSTO DE VIDA Os aumentos de preços de alguns bens e serviços essenciais, desde os transportes públicos às portagens, do pão às rendas da habitação, entre outros, constituem «motivo de preocupação» para o PCP, que em nota do seu Gabinete de Imprensa, divulgada dia 4, lembra que «quase dois terços das despesas familiares são com habitação, transportes e alimentação».

PCP

Garrote da UE e cedências ao capital travam desenvolvimento

RUPTURA No Barreiro, Jerónimo de Sousa referiu que a contribuição do PCP foi decisiva para as conquistas e reposição de direitos inscritas nos últimos três orçamentos do Estado e afirmou que «é preciso outra política capaz de dar resposta aos problemas estruturais do País».

Trabalhadores
Assembleia da República
Nacional

Importantes obras para Serpa

O orçamento da Câmara de Serpa para 2018 vai ser de 22,5 milhões de euros (mais 1 883 mil euros do que o de 2017)....

CPPC pela paz

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) promove, dia 27 de Janeiro, às 15 horas, no Cineteatro da...
Europa

Supremo espanhol mantém independentista na prisão

CATALUNHA O ex-vice-presidente do governo catalão, Oriol Junqueras, vai continuar encarcerado por alegados riscos de reincidir nos delitos de que é acusado por Madrid. Fica impedido de participar na abertura dos trabalhos do parlamento autonómico.

Igualdade salarial na Islândia

A partir deste ano, todas as empresas islandesas com mais de 25 trabalhadores têm de obter um certificado a atestar que não...

Contra o nuclear, pela paz!

A 7 de Julho de 2017, 122 países votavam favoravelmente na Conferência das Nações Unidas o «Tratado de...
Internacional

Pyongyang e Seul restabeleceram o diálogo

CONTACTOS As autoridades de Pyongyang e de Seul restabeleceram os contactos directos, interrompidos há dois anos, importante passo para o necessário caminho do desanuviamento na península coreana.

Protestos populares e ingerências no Irão

CONTRADIÇÕES O Irão vive uma situação política, económica e social complexa. Enfrenta ingerências do imperialismo, ao mesmo tempo que, no plano interno, surgem expressões de descontentamento popular.

Lomustina 2018

Há palavras que estávamos melhor sem nunca as ter ouvido. Lomustina é uma delas. Não vos diz nada? Provavelmente...
Temas

Mistificações e mentiras sobre alterações à lei do financiamento dos partidos

ESCLARECIMENTO O PCP tomou recentemente posição sobre a campanha de mentira, manipulação e má-fé e o veto do Presidente da República às alterações à Lei de Financiamento dos Partidos, campanha baseada em mistificações e falsidades sobre o processo, o conteúdo e motivações dessa iniciativa legislativa, escondendo as questões de fundo e o essencial do que está em causa em matéria de financiamento partidário.

Que pena eu tenho do interior…

DESENVOLVIMENTO REGIONAL PSD e CDS andam preocupados com o interior. O sr. Presidente da República também. E o PS não lhes fica atrás. Preocupadíssimos. Preocupados, sobretudo, com as consequências negativas dos incêndios florestais para a sua imagem política, descobriram agora, novamente, o «interior». Descobriram que a desertificação económica e humana de vastas regiões do País é causa de incêndios. E vai daí, é um ver se te avias.

Argumentos
TVisto

Cento e quinze

Cento e quinze. Não se trata, neste caso, do número telefónico utilizável no passado para pedir socorro, mas...
Memória
Aconteceu

Globos de Ouro

A cerimónia de entrega dos prémios de cinema e televisão Globos de Ouro, em Los Angeles, no dia 7, ficou marcada pelas...

Museu Gulbenkian com mais visitas

O Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, teve um total de 457 300 visitantes, em 2017, o que representa um aumento de 6% relativamente ao ano...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sábado...

A semana em resumo

Frases

“[Fim da declaração do IRS em papel] É uma medida que entra de...