Greve nas cantinas do Centro

LUSA

Image 24249


Mais de 80 es­colas da re­gião Centro ti­veram as can­tinas en­cer­radas na se­gunda-feira, dia 9, de­vido à greve das tra­ba­lha­doras da em­presa con­ces­si­o­nária, a ICA. A luta foi or­ga­ni­zada pelo Sin­di­cato dos Tra­ba­lha­dores da Ho­te­laria, Tu­rismo, Res­tau­rantes e Si­mi­lares do Centro, que pro­moveu também uma con­cen­tração, de manhã, junto à Es­cola D. Maria II, em Coimbra, se­guida de des­lo­cação à di­recção re­gi­onal da Edu­cação.

O sin­di­cato da Fe­saht/​CGTP-IN apontou as «ir­re­gu­la­ri­dades na con­tra­tação» das tra­ba­lha­doras dos re­fei­tó­rios es­co­lares como «graves atro­pelos» aos di­reitos, que co­locam também em causa «a es­ta­bi­li­dade que é ne­ces­sária à pres­tação de ser­viço». Os pa­trões «pagam sa­lá­rios de mi­séria, não re­clas­si­ficam cor­rec­ta­mente as tra­ba­lha­doras, de acordo com o que es­ta­be­lece o Con­trato Co­lec­tivo de Tra­balho, au­mentam os ritmos de tra­balho, a res­pon­sa­bi­li­dade e a pre­ca­ri­e­dade». É também con­tes­tado o re­curso a em­presas de tra­balho tem­po­rário.

An­tónio Baião, di­ri­gente sin­dical, ci­tado pela agência Lusa, acusou a con­ces­si­o­nária de não estar a cum­prir o ca­derno de en­cargos de­fi­nido com a di­recção-geral dos Es­ta­be­le­ci­mentos Es­co­lares (DGESTE) e de­fendeu que o Es­tado «não se pode de­mitir do seu papel fis­ca­li­zador».

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Vigília na ex-Triunfo <br>para garantir património

ACÇÃO Para im­pe­direm que mer­ca­doria, má­quinas e ou­tros bens sejam re­mo­vidos, as tra­ba­lha­doras da Têxtil Gramax In­ter­na­ci­onal mantêm desde sexta-feira à tarde uma vi­gília nos por­tões da fá­brica.

Descontentamento e protesto <br>na Justiça e na Educação

GO­VERNO A Fe­de­ração da Função Pú­blica con­vocou para dia 19 uma con­cen­tração na­ci­onal de tra­ba­lha­dores da Jus­tiça. A Fen­prof ana­li­sará em ple­nário na­ci­onal as ne­go­ci­a­ções sobre pro­gressão e con­cursos.

Greves arrancam hoje na Seda Ibérica

Os trabalhadores da Seda Ibérica Embalagens, em Paço de Arcos, concelho de Oeiras, iniciam hoje uma paralisação de dois dias consecutivos, à qual se juntam duas novas greves de 24 horas a 18 e 25 deste mês, e a recusa de cumprimento de trabalho extraordinário. Em causa...

Petição para travar a Altice

Foi lançada anteontem uma petição com o objectivo de suscitar na Assembleia da República o debate sobre os processos de aquisição em curso por parte da Altice. Os primeiros subscritores do texto solicitam à AR que trave as ilegalidades e o...