Ataque terrorista com drones contra bases russas na Síria

A base aérea de Hmeymim, na província de Latakia, e a base naval de Tartus, utilizadas pela Federação Russa na Síria, foram atacadas com 13 drones, na noite de sábado, 5.

Não se registaram vítimas nem estragos, já que, segundo o Ministério da Defesa russo, os meios de luta radioelectrónica detectaram a tempo o voo de 10 drones em direcção a Hmeymim e de três a Tartus. Sete dos drones foram destruídos pelas baterias anti-aéreas Panzir-S e os restantes seis controlados em pleno voo e forçados a aterrar.

Para os peritos russos, «é pouco provável que os terroristas tenham organizado sem ajuda externa esta operação», pela sua complexidade técnica. Consideram o ataque massivo de drones carregados de explosivos, lançados a longa distância, uma nova página na história da acção dos grupos terroristas e admitem que acções semelhantes poderão doravante ocorrer, contra alvos militares ou civis.

No quadro de um acordo de cooperação militar entre Damasco e Moscovo, a Rússia ajuda a Síria que, com outros aliados, derrota já o grupo terrorista «Estado Eslâmico» (EI), apoiado pelos EUA, Arábia Saudita e outros países.

O grosso do contingente militar russo deixou a Síria em Dezembro mas persistem focos de resistência dos grupos terroristas. Além do EI, actuam na Síria cerca de 500 grupos armados, metade dos quais não aceitou o cessar-fogo estabelecido na Síria em finais de 2016.




Mais artigos de: Internacional

Pyongyang e Seul restabeleceram o diálogo

CONTACTOS As autoridades de Pyongyang e de Seul restabeleceram os contactos directos, interrompidos há dois anos, importante passo para o necessário caminho do desanuviamento na península coreana.

Protestos populares e ingerências no Irão

CONTRADIÇÕES O Irão vive uma situação política, económica e social complexa. Enfrenta ingerências do imperialismo, ao mesmo tempo que, no plano interno, surgem expressões de descontentamento popular.

Lomustina 2018

Há palavras que estávamos melhor sem nunca as ter ouvido. Lomustina é uma delas. Não vos diz nada? Provavelmente é bom sinal. Grosso modo, só há no mundo três tipos de pessoas que sabem o que «lomustina» quer dizer: os doentes com tumores cerebrais, os...

Crise na Moldávia por «lei da Rússia»

O Tribunal Constitucional suspendeu a semana passada, pela segunda vez no espaço de dias, os poderes do presidente moldavo. Igor Dodon recusa-se a promulgar uma lei destinada a limitar a emissão de órgãos de comunicação russos no país. Os altos magistrados consideram...