PCP
Revanchismo e desorientação
A tentativa de condicionamento político ensaiada pelo PSD no decurso do debate parlamentar sobre o Estado da Nação ficará registada como uma nova e patética prova da desorientação que reina pelos lados do partido da Lapa. O exercício a que Aguiar Branco se entregou dedicando ao PCP a sua intervenção revela desde logo uma ostensiva ignorância da natureza, princípios e coerência do Partido pretendeu atingir.
Actual
Retalho de um país
Actual
A «ordem» na Europa
Actual
O Candidato
A talhe de foice
Será a UE
Crónica Internacional
Turquia
Lições actuais com raízes na história
Jerónimo de Sousa esteve sexta-feira, 22, na Lousã, a participar num jantar evocativo do IV Congresso do PCP, realizado naquele concelho do distrito de Coimbra há exactamente 70 anos. O Secretário-geral do PCP sublinhou o seu significado na época e valorizou a importância de muitas das suas teses e decisões para a luta que o Partido hoje trava pelo progresso e a soberania.
Correias de transmissão
Disponível para consolidar <br>e alargar direitos
À saída do encontro com o Presidente da República, na segunda-feira, Jerónimo de Sousa garantiu que o PCP estará presente para continuar a reposição e conquista de direitos.
Só a TAP pública defende os interesses nacionais
A venda de cinco por cento das acções da TAP aos trabalhadores é «uma burla» e «uma armadilha», considera o PCP, para quem é necessário recuperar para o Estado a totalidade do capital da empresa.
Batalha crucial pelo futuro
Assinalando os 80 anos sobre o início da Guerra Civil de Espanha, o Avante! evoca a firme e constante solidariedade do PCP aos trabalhadores e ao povo do país vizinho, que se prolongou muito para lá da vitória fascista.
Alargar o passe social intermodal
Novo rumo para a Madeira
Verão de lutas
A Fiequimetal/CGTP-IN destacou vários casos de empresas da indústria e energia onde, mesmo com Julho a findar, ocorreram greves e outras acções de luta, com expressão pública, nos últimos dias.
Precariedade exposta
Os elevados níveis de emprego precário no aeroporto de Lisboa, mas também os salários baixos e os horários à vontade do patrão, foram publicamente expostos e condenados, numa acção conjunta de várias estruturas da CGTP-IN.
Greve na Saúde
Os sindicatos dos Enfermeiros e da Função Pública mantiveram a greve na Saúde, com início às zero horas de hoje, para exigir o fim das discriminações no horário de trabalho e a admissão de pessoal há muito necessário nos serviços.
Nos hotéis Fénix e nos cafés
Carristur espera Finanças
Fúria patronal mostra cinismo
Gestamp despede
Greve na TN
Aumentos no Pingo Doce
Injustiça continua por reparar
Ainda não foi desta que se fez justiça aos docentes com 40 anos de descontos reconhecendo-lhes o direito de aposentação sem penalizações. Diplomas nesse sentido do PCP e do PEV foram inviabilizados, dia 20, no Parlamento, mas ficou a garantia de que a luta por esse objectivo não irá parar.
Persistem as dúvidas e preocupações
O projecto de lei destinado a permitir a gestação de substituição, com alterações introduzidas após o veto do Presidente da República, foi aprovado dia 20 pela Assembleia da República.
A luta pelo emprego com direitos
AR aprova reforço proposto pelo PCP
TDT com mais canais
Pôr fim às portagens
A aplicação de 15 por cento de desconto aos veículos que circulem, a partir de 1 de Agosto, em algumas auto-estradas localizadas no interior do País e no Algarve é «insuficiente». Exige-se, por isso, a revogação das portagens nessas vias.
Regulação pública <br>do mercado do leite
João Ferreira terminou, sexta-feira, 22, uma visita de cinco dias às ilhas do triângulo. No final, anunciou que os os deputados do PCP vão lançar uma declaração escrita no Parlamento Europeu (PE) para a criação de um mecanismo de regulação do mercado do leite.
CNA contesta redução <br>da produção de leite
Acampamento da Paz
Negócios escandalosos <br>em Viseu
Concorrência onde vale tudo
Tragédia no Mediterrâneo
Mais de 2900 pessoas perderam a vida ou desapareceram no Mediterrâneo desde o início do ano, quando tentavam alcançar o continente europeu.
Luta só começou
O governo de Hollande-Valls voltou a recorrer ao artigo 49.º da Constituição francesa para fazer passar, dia 21, sem votação, a versão definitiva da contestada Lei do trabalho.
Água é direito constitucional na Eslovénia
Pela cooperação contra a ingerência
500 milhões para enterrar a nossa agricultura
Pequim contra ingerências
A tensão no Mar do Sul da China domina os debates da 49.ª reunião ministerial da ASEAN, esta semana, em Vientiane. Pequim avisa os Estados Unidos de que a Ásia Oriental necessita de parcerias, não de ingerências.
Ancara e Washington <br>com relações tensas
Prossegue a purga na Turquia, na reacção ao golpe militar falhado de 15 de Julho. Ancara exige a Washington a extradição do clérigo Fetullah Gulen, acusado de ser o mentor da intentona.