Crónica Internacional
Unidade e luta
Actual
Isto anda tudo ligado...
Actual
O Labirinto
Actual
A (con)fusão
PCP
A salvação nacional<br> está na derrota desta política
Durante semanas vivemos uma espécie de concurso/novela com um enredo e protagonistas conhecidos, os mesmos que atiraram o País para a situação em que se encontra. Nem faltaram, como há 38 anos acontece, os episódios tendo o PS como protagonista. O PS que votou a favor da moção de censura do Partido Ecologista «Os Verdes» ao mesmo tempo que dialogava com o Governo a «salvação»; o PS que diz baixinho querer eleições, e aceitou conversar com o PSD/CDS-PP uma putativa solução.
A talhe de foice
O faz-de-conta
Força mobilizadora na qual o povo confia
Amplamente reconhecida pelo trabalho, honestidade e competência, a CDU apresenta às próximas eleições autárquicas um maior número de listas em todo o território nacional comparando com 2009, factor que, a par da obra ímpar realizada, da coerência do seu projecto político e da intensa campanha de esclarecimento e de massas que promove, consolida a CDU como a força mobilizadora na qual o povo pode confiar.
Garantir o presente, lutar pelo futuro
O Avante! prossegue a divulgação do projecto autárquico, das propostas e do trabalho realizado pela CDU. Desta vez, fomos até aos concelhos da Chamusca e de Benavente, no distrito de Santarém, duas autarquias que, a par de Alpiarça, Constância e Sobral de Monte Agraço, têm desenvolvido uma actividade que não teme comparação e que tem como único objectivo de melhorar a qualidade de vida das suas populações.
Francisco Matias e Carlos Coutinho, cabeças de lista da CDU às câmaras municipais da Chamusca e de Benavente, respectivamente, explicaram como estes concelhos se transformaram, em pouco mais de 30 anos; falaram dos principais problemas que afectam a vida das pessoas e perspectivaram como poderá vir a ser o futuro do Poder Local. O panorama não é animador, tendo em conta o que se perspectiva na nova Lei das Finanças Locais. A não ser que seja derrotada a política de direita prosseguida por PS, PSD e CDS, e que a mesma seja substituída por uma política patriótica e de esquerda.
Mas se a CDU, nos órgãos autárquicos onde exerce o poder, tem como objectivo o seu reforço eleitoral, em todos os outros existe a ambição de protagonizar uma mudança radical. É disso exemplo o concelho de Loures: «As pessoas estão bem conscientes da profunda degradação e do descalabro da gestão PS, e sabem que para mudar só contam com a CDU», afirmou, ao Órgão Central do PCP, Bernardino Soares, cabeça de lista à Câmara Municipal.
«A mudança virá com a vitória da CDU»
Força coerente que defende o mesmo nos planos nacional e local, conhecedora dos problemas e aspirações de quem vive e trabalha em Loures, com um inigualável património de trabalho, honestidade e competência no concelho – quer quando esteve à frente da gestão camarária, quer mais recentemente na oposição ao PS –, a CDU candidata-se aos órgãos autárquicos do concelho com a ambição de protagonizar a mudança radical de que o município necessita, sublinhou Bernardino Soares em entrevista ao Avante!.
Rumo bem definido em Benavente
Entre o Tejo e o Alentejo, junto à grande Lezíria Ribatejana fica Benavente. À frente dos destinos deste concelho está a CDU, que, nos últimos 33 anos, tem merecido sempre a confiança da população. «É o reconhecimento do trabalho desenvolvido neste concelho», disse, ao Avante!, Carlos Coutinho, 50 anos, actual vereador e cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Benavente. António José Ganhão, 68 anos, presidente daquela autarquia, vai ser o primeiro candidato das listas da CDU à Assembleia Municipal.
«Novo ciclo» na Chamusca
O concelho da Chamusca situa-se no «coração» do Ribatejo, onde o Rio Tejo «impera» e caracteriza toda aquela região. A pouco mais de um mês das próximas eleições autárquicas, que se realizam no dia 29 de Setembro, fomos conhecer, um pouco melhor, aquela terra, de fortes tradições, onde a CDU, ao longo dos sucessivos mandatos, tem trabalhado em prol da qualidade de vida das pessoas. Falámos com Francisco Matias, vereador na autarquia e cabeça de lista à Câmara Municipal da Chamusca. Ao Avante! falou-nos de um «novo ciclo» que se avizinha, sem deixar cair no esquecimento a experiência, com provas dadas, da gestão do concelho, tanto nos momentos mais fáceis como nos mais difíceis.
O concelho continua a ganhar
Melhorar a vida de todos
Potenciar o desenvolvimento de Constância
Reconquistar a Marinha Grande
Ao proletariado rural alentejano!
Romper com a política do saque
Jerónimo de Sousa participou, domingo, em duas grandes acções no Sul do País: um almoço em Vila Real de Santo António e um jantar em Silves.
Exemplo notável de intelectual comunista
Urbano Tavares Rodrigues, destacado intelectual comunista e figura cimeira da cultura portuguesa, faleceu na sexta-feira, 9, a poucos meses de cumprir 90 anos.
Estátua de uma sinistra figura
Alternativa na Defesa
«Portugal não pode continuar sujeito aos calendários políticos das grandes potências da NATO e de outras agências a ela ligadas», sublinhou Rui Fernandes, da Comissão Política do Comité Central do PCP, anteontem.
Rude golpe na escola pública
Mantém-se o desastre económico e social
PCP presta contas em Braga
Ameaçadas pensões de todos
Com a modificação da Lei de Bases da Segurança Social e do regime de aposentação na Administração Pública, o Governo quer cortar nas pensões de todos os actuais e futuros reformados.
Valeu o pré-aviso
«Até ao momento da entrega do nosso pré-aviso de greve, a evolução tinha sido nula», notou a Fectrans/-/CGTP-IN, ao anunciar a suspensão da paralisação que fora marcada para amanhã na Refer.
MEC destrói para privados
O ministro Nuno Crato está a tentar destruir a Escola Pública e há várias medidas que comprovam o objectivo de privilegiar os patrões dos colégios privados, acusou a Federação Nacional dos Professores.
Cobardia contra não-docentes
Uma vitória dos bolseiros
O primeiro AE
Travão à privatização<br>dos ENVC
Greve na SPdH
Novo assalto aos rendimentos
O Governo decidiu aumentar a contribuição dos trabalhadores da administração pública para os sistemas de protecção social. É um «novo assalto aos rendimentos do trabalho», acusa o PCP.
Respeite-se os direitos
No reino da precariedade
Os contratos «zero horas», que não dão qualquer garantia ao trabalhador, tornaram-se uma prática corrente no Reino Unido, revela um recente estudo de um instituto britânico.
Luta persistente
Os trabalhadores da Dublin Bus, empresa de transporte urbano rodoviário da capital irlandesa, cumpriram três dias de greve, após 14 longos meses de negociações fracassadas.
Erdogan promete direitos aos curdos
Governo cai na República Checa
Revelações
Aprofundar as mudanças e acelerar a integração regional
O PCP esteve presente no XIX Encontro do Fórum de São Paulo (FSP), que se realizou de 31 de Julho a 4 de Agosto, em São Paulo, no Brasil, sob o lema «Aprofundar as mudanças e acelerar a integração regional».
60º Aniversário do armistício na Península da Coreia
Dilma na posse de Cartes
A presidente brasileira Dilma Roussef tenta, na tomada de posse do novo chefe de Estado paraguaio, Horacio Cartes, fazer regressar aquele país ao seio do Mercosul.
PCP condena massacre
Maria Eugénia Cunhal: Militante e Escritora
TVisto
Vemos, ouvimos e lemos
Sociedade
Realidade das crianças em Portugal,<br> retrocesso civilizacional
Religiões
O Caos e o «efeito borboleta»…
Um palco aberto para a vida
O Avanteatro, que integra na sua programação as comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal – com duas apresentações do espectáculo da Companhia de Teatro de Almada, inspirado no seu julgamento «Um dia os réus serão vocês» – homenageia o encenador Joaquim Benite, fundador e director da Companhia e um dos mais prestigiados criadores portugueses.