Estátua de uma sinistra figura

Depois de a «comissão promotora da estátua do Cónego Melo» ter anunciado que a inauguração da dita iria decorrer após a realização das eleições autárquicas, no sábado, 10, ela apareceu colocada na rotunda junto ao cemitério de Braga.

Para a Direcção da Organização Regional de Braga do PCP, o adiamento da inauguração foi «um frete» da comissão e da Câmara Municipal à candida­tura do PS às eleições de 29 de Setembro – o que se entende pelo receio da leitura que os democratas fariam da participação de dirigentes e candidatos do PS às eleições autárquicas numa homenagem a essa «sinistra figura», que teve «as mais elevadas responsabilidades no combate ao rumo que a Revolução de Abril abriu». Esse frete, diz-se no comunicado de dia 11, estende-se também «ao PSD e à sua candidatura», que não «quereria ficar nem ausente, nem associado a tão lastimável acto».

Por outro lado, a colocação da estátua no pedestal, na véspera do 38.º aniversário do assalto ao centro de trabalho do PCP em Braga, a 11 de Agosto de 1975, não pode deixar de ser entendida, «por todos os que sofrem na própria carne as consequências brutais da política de direita e por todos os que têm lutado ao longo dos anos», como uma provocação ao PCP e a todos os democratas que assumiram esse «acto odioso» não só como um ataque ao PCP, mas também ao regime democrático.

A DORB, que se manifestou desde o início contra a iniciativa e promoveu uma acção pública de repúdio pela homenagem a uma figura que teve papel de destaque «como autor e mandante na conspiração ao serviço da extrema-direita, ao serviço da contra-revolução, que da forma mais hipócrita e mentirosa, justificou como sendo ao serviço da religião e da Igreja Católica», confia que o povo de Braga dará a devida resposta a esta «ofensa aos valores de Abril».

 



Mais artigos de: PCP

Ao proletariado rural alentejano!

«...a história real da Reforma Agrária, (foi) escrita com a luta heróica, o trabalho incansável os sacrifícios, o suor e o sangue dos trabalhadores alentejanos e ribatejanos, organizados nos seus sindicatos e tendo à frente o seu Partido.»1...

Romper com a política do saque

Jerónimo de Sousa participou, domingo, em duas grandes acções no Sul do País: um almoço em Vila Real de Santo António e um jantar em Silves.

 

Alternativa na Defesa

«Portugal não pode continuar sujeito aos calendários políticos das grandes potências da NATO e de outras agências a ela ligadas», sublinhou Rui Fernandes, da Comissão Política do Comité Central do PCP, anteontem.

Rude golpe na escola pública

Numa conferência de imprensa realizada na sexta-feira, 9, em que participou Jorge Pires, da Comissão Política, o PCP repudia as medidas impostas pelo Governo no quadro da organização do próximo ano lectivo, anunciadas à socapa em pleno período de férias:...

Mantém-se o desastre económico e social

Numa nota do Gabinete de Imprensa vinda a público na quarta-feira, 7, o PCP faz uma leitura dos dados referentes ao Inquérito ao Emprego do 2.º trimestre de 2013, divulgados nesse dia pelo INE, considerando que «não revelam qualquer alteração na situação de...

PCP presta contas em Braga

O balanço da actividade do deputado do Grupo Parlamentar do PCP eleito pelo distrito de Braga na segunda sessão legislativa da XII Legislatura, foi divulgado esta semana numa conferência de imprensa realizada em Guimarães. A acção de Agostinho Lopes e, desde Janeiro de 2013, Carla...