Editorial

TEMPO DE RESISTIR E DE LUTAR

A política de direita, ao longo dos seus longos trinta e cinco anos de vida,  tem recorrido a múltiplos malabarismos para...
Opinião
A talhe de foice

Revelações

O XIX Governo constitucional de Passos Coelho estreou-se com o incumprimento de uma promessa e duas decisões algo reveladoras. A...
PCP

Inevitável, só a luta!

Na véspera e no dia das eleições, dando seguimento a uma linha de identificação e de apoio com o rumo de declínio nacional imposto ao País nas últimas décadas e de incentivo aos partidos da política de direita para que assumissem em conjunto a submissão às imposições da troika, o Presidente da República exerceu uma inaceitável chantagem sobre os eleitores ao afirmar que quem não votasse – sendo que o sr. Presidente não se coibiu de expressar que esse voto estava como que limitado aos partidos da troika –, não poderia, após as eleições, ter opinião ou até protestar face ao mais que certo agravamento da situação económica e social do País.

Crónica Internacional

Chantagem sobre a Grécia

O Conselho Europeu de 23/24 de Junho foi bem ilustrativo da natureza de classe da União Europeia e de como as suas...
Actual

Branco é...

A notícia de que uma conhecida jornalista, que deteve até há algum tempo responsabilidades de edição...
Actual

Os razoáveis

Rui Machete foi entrevistado pela Antena 1, na passada semana. Falemos sobre isso. Talvez seja necessário começar por situar o...
Actual

O mundo dos ricos

As firmas Merryl Linch e Capgemini publicam anualmente o World Wealth Report (Relatório sobre a riqueza mundial). De facto, este...
Em Foco

Os Estaleiros fazem falta ao País

Os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo estão determinados em travar o despedimento anunciado na semana passada pela administração da empresa. Na manifestação realizada ontem de manhã no centro da cidade e no plenário de quarta-feira anterior ficou demonstrado que nada está decidido e que os trabalhadores têm uma palavra a dizer. E não estão sozinhos: as suas estruturas representativas e o PCP combaterão ao seu lado.

CGTP-IN mobiliza e apela à resistência

Mobilizar os trabalhadores e a opinião pública, e com eles discutir as formas de luta a adoptar para resistir travando os ataques aos seus direitos e condições de vida é o propósito da «Semana de acção, de protesto e de proposta», convocada pela CGTP-IN, que decorrerá por todo o País, de 11 a 17 de Julho.

 

PCP

Portugal mais dependente e menos soberano

Após o Conselho Europeu de 23 e 24 de Junho a soberania nacional ficou mais limitada e o País ainda mais exposto à extorsão dos seus recursos. Para o PCP, havia alternativa, mas o Governo optou por ceder às grandes potências.

Fazer frente à ofensiva

Ainda o novo Governo não tinha tomado posse e já o PCP estava na rua garantindo que fará frente aos despedimentos, aos cortes nos salários e pensões, às privatizações e a todas as medidas constantes no pacto assinado com a troika por PSD, CDS e PS.

É urgente parar os bombardeamentos

A Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP promoveu um debate sobre a agressão imperialista à Líbia, donde sobressaiu um apelo unânime à solidariedade para com o povo líbio e à mobilização em defesa do fim imediato dos bombardeamentos da NATO.

Evitar o afundamento do País

O PCP requereu segunda-feira no Parlamento o  agendamento potestativo do seu projecto de resolução para a renegociação da dívida.

Bombeiros sem meios

Uma delegação do PCP, encabeçada por Jerónimo de Sousa, visitou no sábado a Associação...

Apelo à luta na <i>SAPA</i>

Face à ameaça de despedimento de 125 trabalhadores e de encerramento da Sapa Perfis II S.A., sediada no Cacém, a...

Apoiar as pescas nacionais

O PCP quer saber que instrumentos foram elaborados para promover uma melhor utilização do Fundo Europeu das Pescas (FEP), em...

Minimizar danos

O deputado do PCP Agostinho Lopes  visitou algumas explorações agrícolas no distrito de Vila Real que foram...

Água privatizada não!

«Sob o falso pretexto das dificuldades financeiras», o executivo da Câmara Municipal de Leiria anunciou pretender privatizar...
Trabalhadores

STRUP repudia bloqueio negocial

Na Companhia Carris de Ferro de Lisboa, além de prejudicados por incumprimentos vários do Acordo de Empresa, por parte da administração, os trabalhadores estão a viver um «aumento da vertente repressiva, por via disciplinar».

Pic-nic contra a precariedade

No Parque Eduardo VII, em Lisboa, jovens trabalhadores de todo o País debaterão  o seu futuro, dia 9, num «Pic-nic contra a precariedade» promovido pela Interjovem/CGTP-IN, a JOC, a ABBIC e o Movimento 12 de Março.

Belmiro ameaça despedir

O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal,...

Fenprof solicita audiência

Devido à «gravidade dos problemas» com que os professores estão confrontados e perante a proximidade do novo ano...

Santos Silva como Pilatos

«A confirmarem-se as eventuais “ilegalidades”estas têm um responsável e esse responsável tem um nome,...

Solidariedade com o povo grego

«Em nome dos trabalhadores portugueses que representamos, transmitimos à GSEE, ADEDY e PAME a nossa mais fraternal e militante...
Nacional

Cartaz notável num evento sem paralelo

A Commedia dell'Arte, movimento italiano de actores contra as práticas cortesãs e o teatro conformista nos séculos XV e XVI, vai ocupar um lugar central na 28.ª edição do Festival de Almada (FTA), a decorrer entre entre 4 e 18 de Julho.

Convívio e luta

Mais de três mil pessoas provenientes dos distritos de Leiria, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja participaram no domingo, 26, em Montemor-o-Novo, no XVI Piquenicão Nacional.

 

Monumento aos Fuzileiros

É inaugurado no próximo sábado, 2, no Barreiro, com a presença do Presidente da República, um monumento...

Lembrar Amílcar Cabral

A Unicepe realiza, amanhã, dia 1 de Julho, na sua sede, situada na Praça de Carlos Alberto, no Porto, mais uma...
Europa

A resposta é a greve

Ao fim de um debate de três dias, o governo de Papandreu logrou obter, dia 22, o voto de confiança da maioria do parlamento. Dos 298 deputados presentes, 155 votaram a favor e 143 contra. A batalha prosseguirá nas ruas.

Manobra repressiva

Três dirigentes do Partido Comunista dos Povos de Espanha e da sua organização juvenil foram detidos e apresentados à Audiência Nacional, dia 15, em Madrid, sob acusação de terrorismo.

O mesmo para pior

O Parlamento Europeu aprovou, dia 23, um relatório sobre a Política Agrícola Comum após 2013, que «constitui...

Draghi substitui Trichet

O Conselho da União Europeia nomeou, dia 24, o italiano Mario Draghi para substituir o francês Jean Claude Trichet à...

Irracionalidades

À saída do Conselho Europeu em Bruxelas, Pedro Passos Coelho anunciou que pretende propor nos...
Internacional

Estudantes e professores paralisam hoje

Estudantes e professores chilenos consideram que as propostas do governo são meros paliativos para um sector que necessita de reformas estruturais. Para hoje estava convocada uma nova greve geral.

Líbia quer a paz<br>mas a NATO faz guerra

O presidente da Líbia, Muammar Kahdafi, aceita não integrar eventuais negociações para pôr fim ao conflito armado no país, mas a Aliança Atlântica continua os bombardeamentos mostrando que só conhece o caminho da guerra.

Britânicos paralisam hoje

Os sindicatos da função pública britânica decidiram manter para hoje, quinta-feira,  uma greve no sector...

Resistência integra Frente Ampla

A Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP) das Honduras aceitou, domingo, integrar o novo partido político proposto pelo...
Temas

O plano de desestabilização contra a Síria

As operações contra a Líbia e a Síria têm actores e estratégias comuns. Mas os seus resultados são muito diferentes dado que estes estados não são comparáveis. O jornalista francês Thierry Meyssan analisa o semi-fracasso das forças coloniais e contra-revolucionárias e prevê uma resposta do mundo árabe.

Resistir à <i>lei da selva</i> nas empresas de vigilância

Dulce Barbosa e Jorge Domingos. Dois trabalhadores da área da portaria e vigilância. Dois exemplos que retratam bem a lei da selva que vinga neste sector. Histórias de vida que se cruzam. Trabalhadores que se querem descartáveis. Mas que resistem. Representam uma realidade por muitos desconhecida, um mundo de trabalho onde impera o abuso nas relações laborais, a exploração e o clima de insegurança. O Avante! foi à conversa com eles.

Início de uma nova época de resistência e luta

1941: Hitler invade a URSS onde, nas tropas invasoras, um dos comandantes nazis declara que, por cada alemão morto, serão executados 50 a 100 comunistas.

Nesse ano morrem mais seis presos políticos no Campo de Concentração do Tarrafal e, por sentença do Tribunal Militar Especial, são condenados 14 grevistas acusados do «crime de sublevação».

1941: Ano negro, mas, também, ano de esperança e de luta.

É nesse ano que Soeiro Pereira Gomes publica Esteiros, cuja capa foi desenhada por Álvaro Cunhal; ano que corresponde à fase da reorganização do PCP e que marca, segundo o informe daquele nosso camarada ao III Congresso do PCP, (I Congresso na ilegalidade), «o início duma nova época no movimento operário português, a alvorada dum novo ascenso revolucionário do proletariado, o começo duma nova etapa na luta contra o fascismo. A classe operária tomou finalmente consciência da própria força».

Sobre o momento histórico

Nas «sessões contínuas» de «comentarismo político», provocadas pelas eleições legislativas, pelos discursos do 10 de Junho, pela formação do governo, pela sua composição e tomada de posse, pela eleição do (que acabou por ser da) presidente da Assembleia da República, entre as coisas ditas e as posições tomadas pelos muitos «artistas» que são «residentes», poucas terão sido as coisas e raríssimas as posições que se aproveitassem, que «benza-as deus».

Argumentos
TVisto

Os pestíferos

Um dia destes, um pouco por acaso ou talvez não, dei de caras com uma entrevista de José Gomes Ferreira, subdirector de...
Pontos Cardeais

Fortunas

O Público puxou para 1.ª página a notícia de que «Portugal perdeu  300 milionários no ano...
Aconteceu

Reforma em Espanha só aos 67 anos

O Congresso dos Deputados, câmara baixa do parlamento espanhol, aprovou, na segunda-feira, 27, o aumento da idade da reforma dos 65 para...

<i>Tempo de Barbárie e Luta</i>

O escritor e jornalista Miguel Urbano Rodrigues acaba de publicar um novo livro intitulado Tempo de Barbárie e Luta, que reúne...

Faleceu Nápoles Guerra

Faleceu, no sábado, 28, o Coronel do Exército José Luís Nápoles Guerra, lutador antifascista e democrata...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Domingo, 3  ...

A semana em resumo

Frases

«O aumento do desemprego fez disparar o número de processos que entraram nos...