Estruturas de propaganda do PCP voltam a Gaia
Em Gaia o fim-de-semana ficou marcado pelo início de uma «jornada de trabalho militante com o objectivo de recolocar na rua» as estruturas de propaganda política do PCP sucessivamente retiradas pelos serviços da Câmara Municipal. As estruturas em causa são propriedade do PCP e encontravam-se colocadas em diversos locais do concelho há mais de três anos, sem violar qualquer lei, realça a Comissão Concelhia de Gaia do Partido em comunicado de dia 26. Neste documento, o PCP denuncia ainda a forma «antidemocrática, abusiva, desrespeitadora e ilegal» como a autarquia retirou a totalidade destas estruturas do concelho, que tinham propaganda identificada do PCP, e «alguma até datada, anunciando a Festa do Avante!».
Na sequência da denúncia e da luta movidas pelos comunistas, os serviços camarários entregaram na sede local do PCP 38 das 50 estruturas retiradas. Não havendo, portanto, «qualquer dúvida em considerar a Câmara Municipal responsável por tamanho ataque à liberdade de expressão». As estruturas que agora regressaram às ruas de Gaia anunciam a realização, a 2, 3 e 4 de Setembro, da Festa do Avante! e dão corpo à campanha nacional do PCP Mais Fortes para Continuar a Luta. Como há muito é claro – e a Comissão Concelhia de Gaia expressa no seu comunicado – o PCP «não se demite de informar, não se demite de esclarecer a população nem se demite de denunciar as más práticas da Câmara Municipal, considerando que as mesmas atentam contra os interesses dos trabalhadores e dos gaienses».
E, realça, «não serão estes comportamentos arrogantes e violadores da democracia que impedirão o PCP de afirmar o seu projecto de sociedade e as suas ideias». Os 90 anos de história do PCP aí estão a comprovar a sua «capacidade de luta e resistência contra várias tentativas de silenciamento e censura».