Monumento aos Fuzileiros
É inaugurado no próximo sábado, 2, no Barreiro, com a presença do Presidente da República, um monumento alusivo aos Fuzileiros, no ano em que se comemora o 50.º aniversário da Escola de Fuzileiros do Vale de Zebro.
Da autoria do artista Tolentino Abegoaria, a peça ficará situada na rotunda da Avenida Escola de Fuzileiros Navais, que passará a chamar-se «Praça dos Fuzileiros».
Na construção da sua obra, «Tolentino de Lagos», como é conhecido, por ser a sua terra natal, utilizou, entre outros materiais, placa de fibra de vidro e fibra de carbono com pintura anti-vandalismo.
De acordo com uma nota à imprensa da Câmara Municipal do Barreiro, que reparte o custo da obra com a Associação de Fuzileiros, no acto inaugural o monumento ainda não estará completo, ficando a faltar cinco pedras que representam os cinco continentes que ficarão ligadas por uma amarra, representando a ligação dos continentes através do mar.
Segundo o presidente da Câmara, Carlos Humberto, está a ser feito um esforço para que estejam concluídas as obras da zona envolvente, nomeadamente a Praceta da Verderena, o acesso ao Bairro da Juventude e parte da Avenida da Liberdade.