Atentado ao desempenho dos enfermeiros
A pré-definição da percentagem de enfermeiros que podem ser avaliados com as notas «relevante» e «excelente», na avaliação de desempenho, «é um atentado ao desempenho, às competências e às responsabilidades destes profissionais», acusou a direcção do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, num comunicado de dia 22.
Considerando «uma afronta» a solução imposta pelo governo PS para a valorização dos enfermeiros com a categoria de «especialista», o SEP/CGTP-IN salientou que a avaliação de desempenho publicada, também naquele dia, «não mereceu o acordo do sindicato» e informando que aquele regulamento só poderá vigorar «quando terminar a negociação da Portaria da Direcção de Enfermagem que o SEP espera seja rapidamente retomada.
No mesmo comunicado, o sindicato lembra que desde 1993 que os enfermeiros têm regulamentada a sua avaliação de desempenho, onde eram estabelecidos objectivos individuais de acordo com os objectivos dos serviços, que os estabeleciam de acordo com os da Administração Regional de Saúde onde se inserem». «Em quase 20 anos», constatou-se, «continua a sistemática ausência de objectivos do topo para a base», acusou o SEP.
Revisão de estatutos
Por rever desde 1996, encontram-se em fase de revisão os estatutos do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. Até hoje, os associados podem remeter as suas propostas à sede do sindicato. Num comunicado, o SEP explicou que as principais alterações centrar-se-ão em alterações nos órgãos do sindicato, com a eliminação de alguns, estando as propostas da direcção, on-line, no sítio webdo SEP, para consulta.