A talhe de foice
Revelações
PCP
Inevitável, só a luta!
Na véspera e no dia das eleições, dando seguimento a uma linha de identificação e de apoio com o rumo de declínio nacional imposto ao País nas últimas décadas e de incentivo aos partidos da política de direita para que assumissem em conjunto a submissão às imposições da troika, o Presidente da República exerceu uma inaceitável chantagem sobre os eleitores ao afirmar que quem não votasse – sendo que o sr. Presidente não se coibiu de expressar que esse voto estava como que limitado aos partidos da troika –, não poderia, após as eleições, ter opinião ou até protestar face ao mais que certo agravamento da situação económica e social do País.
Crónica Internacional
Chantagem sobre a Grécia
Actual
Branco é...
Actual
Os razoáveis
Actual
O mundo dos ricos
Os Estaleiros fazem falta ao País
Os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo estão determinados em travar o despedimento anunciado na semana passada pela administração da empresa. Na manifestação realizada ontem de manhã no centro da cidade e no plenário de quarta-feira anterior ficou demonstrado que nada está decidido e que os trabalhadores têm uma palavra a dizer. E não estão sozinhos: as suas estruturas representativas e o PCP combaterão ao seu lado.
CGTP-IN mobiliza e apela à resistência
Mobilizar os trabalhadores e a opinião pública, e com eles discutir as formas de luta a adoptar para resistir travando os ataques aos seus direitos e condições de vida é o propósito da «Semana de acção, de protesto e de proposta», convocada pela CGTP-IN, que decorrerá por todo o País, de 11 a 17 de Julho.
Portugal mais dependente e menos soberano
Após o Conselho Europeu de 23 e 24 de Junho a soberania nacional ficou mais limitada e o País ainda mais exposto à extorsão dos seus recursos. Para o PCP, havia alternativa, mas o Governo optou por ceder às grandes potências.
Fazer frente à ofensiva
Ainda o novo Governo não tinha tomado posse e já o PCP estava na rua garantindo que fará frente aos despedimentos, aos cortes nos salários e pensões, às privatizações e a todas as medidas constantes no pacto assinado com a troika por PSD, CDS e PS.
É urgente parar os bombardeamentos
A Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP promoveu um debate sobre a agressão imperialista à Líbia, donde sobressaiu um apelo unânime à solidariedade para com o povo líbio e à mobilização em defesa do fim imediato dos bombardeamentos da NATO.
Evitar o afundamento do País
O PCP requereu segunda-feira no Parlamento o agendamento potestativo do seu projecto de resolução para a renegociação da dívida.
Estruturas de propaganda do PCP voltam a Gaia
Prioridade ao reforço orgânico
Bombeiros sem meios
Apelo à luta na <i>SAPA</i>
Apoiar as pescas nacionais
Minimizar danos
Água privatizada não!
STRUP repudia bloqueio negocial
Na Companhia Carris de Ferro de Lisboa, além de prejudicados por incumprimentos vários do Acordo de Empresa, por parte da administração, os trabalhadores estão a viver um «aumento da vertente repressiva, por via disciplinar».
Pic-nic contra a precariedade
Belmiro ameaça despedir
Fenprof solicita audiência
Atentado ao desempenho dos enfermeiros
Santos Silva como Pilatos
Solidariedade com o povo grego
Cartaz notável num evento sem paralelo
A Commedia dell'Arte, movimento italiano de actores contra as práticas cortesãs e o teatro conformista nos séculos XV e XVI, vai ocupar um lugar central na 28.ª edição do Festival de Almada (FTA), a decorrer entre entre 4 e 18 de Julho.
Convívio e luta
Mais de três mil pessoas provenientes dos distritos de Leiria, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja participaram no domingo, 26, em Montemor-o-Novo, no XVI Piquenicão Nacional.
Um percurso de luta pela liberdade
A <i>troika</i> passou a quarteto
40 anos a divulgar o livro e a leitura
Atrasos injustificáveis nas bolsas
Monumento aos Fuzileiros
Lembrar Amílcar Cabral
A resposta é a greve
Ao fim de um debate de três dias, o governo de Papandreu logrou obter, dia 22, o voto de confiança da maioria do parlamento. Dos 298 deputados presentes, 155 votaram a favor e 143 contra. A batalha prosseguirá nas ruas.
Manobra repressiva
Três dirigentes do Partido Comunista dos Povos de Espanha e da sua organização juvenil foram detidos e apresentados à Audiência Nacional, dia 15, em Madrid, sob acusação de terrorismo.
«Governação económica» só beneficia os grandes
O mesmo para pior
Draghi substitui Trichet
Irracionalidades
Estudantes e professores paralisam hoje
Estudantes e professores chilenos consideram que as propostas do governo são meros paliativos para um sector que necessita de reformas estruturais. Para hoje estava convocada uma nova greve geral.
Líbia quer a paz<br>mas a NATO faz guerra
O presidente da Líbia, Muammar Kahdafi, aceita não integrar eventuais negociações para pôr fim ao conflito armado no país, mas a Aliança Atlântica continua os bombardeamentos mostrando que só conhece o caminho da guerra.
COSATU defende nacionalizações
Fome, violência e corrupção
Palestinianos avançam<br>com pedido de reconhecimento
Britânicos paralisam hoje
Resistência integra Frente Ampla
O plano de desestabilização contra a Síria
As operações contra a Líbia e a Síria têm actores e estratégias comuns. Mas os seus resultados são muito diferentes dado que estes estados não são comparáveis. O jornalista francês Thierry Meyssan analisa o semi-fracasso das forças coloniais e contra-revolucionárias e prevê uma resposta do mundo árabe.
Resistir à <i>lei da selva</i> nas empresas de vigilância
Dulce Barbosa e Jorge Domingos. Dois trabalhadores da área da portaria e vigilância. Dois exemplos que retratam bem a lei da selva que vinga neste sector. Histórias de vida que se cruzam. Trabalhadores que se querem descartáveis. Mas que resistem. Representam uma realidade por muitos desconhecida, um mundo de trabalho onde impera o abuso nas relações laborais, a exploração e o clima de insegurança. O Avante! foi à conversa com eles.
Início de uma nova época de resistência e luta
1941: Hitler invade a URSS onde, nas tropas invasoras, um dos comandantes nazis declara que, por cada alemão morto, serão executados 50 a 100 comunistas.
Nesse ano morrem mais seis presos políticos no Campo de Concentração do Tarrafal e, por sentença do Tribunal Militar Especial, são condenados 14 grevistas acusados do «crime de sublevação».
1941: Ano negro, mas, também, ano de esperança e de luta.
É nesse ano que Soeiro Pereira Gomes publica Esteiros, cuja capa foi desenhada por Álvaro Cunhal; ano que corresponde à fase da reorganização do PCP e que marca, segundo o informe daquele nosso camarada ao III Congresso do PCP, (I Congresso na ilegalidade), «o início duma nova época no movimento operário português, a alvorada dum novo ascenso revolucionário do proletariado, o começo duma nova etapa na luta contra o fascismo. A classe operária tomou finalmente consciência da própria força».
Domenico Losurdo<br>- Revolucionário e marxista criador
O filósofo e historiador italiano Doménico Losurdo esteve em Portugal em Junho a convite da revista web odiario.info para apresentar os seus livros Stalin, estória e critica de uma lenda negra e Fuga da Historia (*).
Sobre o momento histórico
Nas «sessões contínuas» de «comentarismo político», provocadas pelas eleições legislativas, pelos discursos do 10 de Junho, pela formação do governo, pela sua composição e tomada de posse, pela eleição do (que acabou por ser da) presidente da Assembleia da República, entre as coisas ditas e as posições tomadas pelos muitos «artistas» que são «residentes», poucas terão sido as coisas e raríssimas as posições que se aproveitassem, que «benza-as deus…».