Editorial

A RESPOSTA NECESSÁRIA

Muitas vezes temos dito – e mais uma vez o sublinhou o Comité Central do PCP no Comunicado que aprovou na sua recente...
Opinião
A talhe de foice

Fome e fartura

«Não há fome que não dê fartura» é ditado popular de muita sabedoria, seja porque acalenta...
Actual

Holofotes

Em poucos dias, com o anúncio da abstenção do PSD e do CDS – e apesar de ainda não se conhecer o...
Actual

Sem surpresa

Os média dominantes, na sua generalidade, silenciaram o aniversário do Avante! O ódio de classe é assim, pelo que...
Actual

Um <i>ballet</i> em <i>reprise</i>

PS e PSD andam há anos apresentando-nos o mesmo ballet: branco por fora, amarelo por dentro. Como o ovo. Pois o ballet teve reprise a...
Crónica Internacional

Rebelião e hipocrisia

Mubarak caiu ao 18.º dia de protestos nas ruas. O desfecho que até há pouco tempo se afiguraria improvável deixou os...
Em Foco

Determinação em prosseguir a luta pelo socialismo

O Comité Central do PCP, na sua reunião de 11 e 12 de Fevereiro de 2011, analisou a evolução da situação política nacional, marcada pelo aprofundamento da política de direita, que tem conduzido o País à situação de declínio económico e social. O Comité Central do PCP analisou igualmente alguns aspectos do desenvolvimento da situação internacional, que continua a ter como pano de fundo o aprofundamento da crise estrutural do capitalismo. O Comité Central avaliou ainda as principais linhas de intervenção para o prosseguimento da luta de massas pela necessária ruptura e mudança, e aprovou um conjunto de linhas de trabalho para o reforço orgânico e da intervenção do Partido. Aprovou também uma Resolução sobre o 90.º aniversário do PCP.

PCP

Afirmar os valores e o projecto do Partido

As comemorações do 90.º aniversário do PCP, dirigidas prioritariamente aos trabalhadores e à juventude, serão marcadas por centenas de iniciativas em todo o País, muitas delas com expressão de rua.

Um êxito!

A venda especial do Avante! relativo ao 80.º aniversário mostrou uma vez mais que quando a organização do Partido se empenha na venda do jornal o resultado é sempre um sucesso.

Um desastre para o País

O PCP editou um folheto onde apela à mobilização popular em defesa do serviço público ferroviário e contra a privatização da CP, prevista no Orçamento do Estado para 2011.

Anticomunismo no <i>Diário de Aveiro</i>

O Diário de Aveiro, que há vários anos vem discriminando nas suas páginas as posições e propostas do PCP, desmascarou-se com a publicação de um editorial profundamente anticomunista.

Dar combate à exploração

No mais recente número do seu boletim, a célula do Partido no Spacio Shopping dos Olivais apela aos trabalhadores daquela...
Trabalhadores

A inabalável força da unidade

Endurecer as formas de luta para impedir os cortes salariais, exigir respeito pela contratação colectiva e emprego com direitos, e combater a precariedade foram decisões saídas dos plenários que reflectiram a unidade demonstrada durante a semana de greves no sector dos transportes e comunicações.

Absolvidos persistem na luta

Na segunda-feira, em Lisboa, como a 20 de Janeiro, no Porto, acabou por ser reconhecida em tribunal a razão de quem luta. A condenação foi para quem manda reprimir.

Greves na Semapa e na REN

Na Secil e na CMP, ambas integradas no Grupo Semapa, iniciam-se greves na próxima terça-feira. No dia seguinte, começa uma série de paralisações na Saint Gobain Mondego. Na REN a luta abarca o mês de Março.

Protesto hoje no ISS

Uma concentração dos trabalhadores do Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa foi marcada para hoje, a partir das...
Assembleia da República

Ameaças à soberania e aos direitos

A «governação económica» na União Europeia voltou a ser defendida com unhas e dentes pelo primeiro-ministro, no debate quinzenal. Vê nela um «acontecimento histórico» mas fugiu ao repto do PCP no sentido de esclarecer os perigos que tal passo encerra em planos como o do ataque aos direitos sociais ou o da perda de soberania.

Erradicar a precariedade laboral

Mais de um milhão e meio de trabalhadores sentem hoje na pele essa praga social que dá pelo nome de precariedade laboral. Para o PCP essa é a consequência de uma política, sustentada por PS, PSD e CDS/PP, que «pretende impor direitos laborais do séc. XIX aos trabalhadores do séc. XXI».

Nacional

Protestos vão continuar

A Câmara de Vendas Novas aprovou, por unanimidade, uma resolução contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) local.

Grândola exige saúde

O último abaixo-assinado lançado pela população de Grândola contra a falta de médicos e o...

Falta de profissionais no SNS

A CGTP-IN acusa o Governo de estar a atacar o Estado Social ao aprovar medidas como o PEC, que põem em causa a universalidade do...

Agricultores exigem mais apoios

Os produtores de leite e carne exigiram, no dia 9, que o Governo pressione a Comissão Europeia no sentido de garantir as quotas...
Europa

Basta de Berlusconi

Centenas de milhares de italianos manifestaram-se, no domingo, em 280 cidades para dizer «basta» a Berlusconi e condenar o envolvimento do primeiro-ministro num novo escândalo sexual.

A gota de água

Os 192 tribunais franceses encerraram praticamente na totalidade, dia 10, devido a uma greve inédita dos magistrados, que saíram...
Internacional

A primeira vitória do levantamento popular

Ao fim de 18 dias de incessantes protestos, no Cairo e em todos os principais centros urbanos do Egipto, o presidente Hosni Mubarak renunciou ao cargo transferindo o poder para o Conselho Superior das Forças Armadas.

Fevereiro bolivariano

O povo venezuelano comemora, durante o corrente mês, três acontecimentos fundamentais para compreender o processo democrático, soberano, progressista e anti-imperialista em curso no país.

Zuma anuncia plano de emprego

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, anunciou, dia 10, a criação de um fundo de nove mil milhões de rands...

Um direito raro

Oitenta por cento da população mundial não está abrangida por mecanismos de protecção social, como...
Temas

As tarefas dos comunistas

O texto que se segue é a intervenção de Sitaram Yechury, membro do Bureau Político e

responsável pelo Departamento Internacional do Partido Comunista da Índia (Marxista), no 12.° Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários (ICWP), realizado em Tshwane, na África do Sul, de 3 a 5 de Dezembro de 2010.

Argumentos
Pontos Cardeais

Sócrates à toa

Comentando os resultados do último Conselho Europeu, nomeadamente a ideia da «governação económica», o...
TVisto

Como bichos

Lembro, ainda que não com exactidão quanto às palavras e mesmo quanto ao enquadramento do episódio no fluxo...
Aconteceu

Contra os aumentos das rendas

A Comissão de Luta Contra os Aumentos (do preço das rendas) no Bairro Rosa, em Almada, lançou um abaixo-assinado para que...

Português sem professores

Segundo o Sindicato dos Professores no Estrangeiro, cerca de 1500 alunos que vivem em França, Alemanha, Suíça e...

Partilhar experiências

No dia 5 de Fevereiro, a delegação portuguesa que participou no 17.º Festival Mundial da...

Morreu José Flores

Militante de longa data do PCP, organizado no Sector Intelectual de Lisboa, morreu José António...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP  ...

A semana em resumo

Frases

«Quando, hoje, se põe em causa a sobrevivência do SNS, isso tem a ver com...