Aproveitar as potencialidades da região
Jerónimo de Sousa esteve na Região Autónoma da Madeira no dia 8, acompanhado por Jorge Cordeiro, do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central, e por dirigentes regionais do Partido. O objectivo da visita foi conhecer mais de perto e valorizar as potencialidades da região, sobretudo ao nível dos produtos alimentares – recorde-se que Portugal importa cerca de 70 por cento daquilo que consome.
O primeiro local visitado pelo Secretário-geral do PCP foi o Mercado dos Lavradores, onde teve oportunidade de conhecer mais de perto os problemas com que os produtores se defrontam. Em declarações à imprensa regional, o dirigente comunista foi o porta-voz das preocupações dos vendedores, que se queixaram das dificuldades que sentem em escoar os seus produtos. Para Jerónimo de Sousa, a solução terá de passar pela dinamização daquele espaço, que corre o risco de se tornar um «museu para turista ver».
A falta de estacionamento é outros dos problemas mais sentidos. Enquanto que os supermercados mais próximos oferecem tempo de estacionamento gratuito aos seus clientes, no Mercado dos Lavradores o estacionamento é pago, o que afasta muitos potenciais compradores, pelo que um acordo para estacionamento é uma das reclamações dos comerciantes. Os vendedores queixaram-se ainda ao Secretário-geral do PCP das elevadas rendas que pagam para poderem ter ali uma banca – uma comerciante falou de uma prestação de 375 euros.
Em seguida, a comitiva comunista visitou a GESBA – Empresa de Gestão do Sector da Banana. Neste sector, focado especialmente no mercado interno, a produção é insuficiente para a procura, o que levou Jerónimo de Sousa a defender uma aposta mais audaciosa neste sector. «A Madeira não vive só do sector do Turismo», afirmou o dirigente do PCP, instando as autoridades regionais e nacionais a olhar de outra forma para produtos como a banana.
Jerónimo de Sousa visitou ainda várias produções de vinho da Madeira, muito procurado em vários pontos do mundo.