Um êxito!
A venda especial do Avante! relativo ao 80.º aniversário mostrou uma vez mais que quando a organização do Partido se empenha na venda do jornal o resultado é sempre um sucesso.
Há que promover a leitura e o estudo da imprensa do Partido
A edição passada do Avante!, com um extenso e profusamente ilustrado suplemento relativo aos 80 anos do jornal, foi alvo de uma venda especial. Por todo o País, grupos de militantes do Partido levaram o Avante! para a porta das empresas, terminais de transportes, praças e ruas – o resultado foi uma notável afirmação do órgão central do Partido, que é o mesmo que dizer do próprio Partido, das suas posições, análises e propostas.
O sucesso de mais esta venda especial do Avante! ficou patente no aumento de 30 por cento da tiragem do jornal nesta edição. Um assinalável êxito que só foi possível pela dedicação e empenho dos militantes do Partido no cumprimento de uma tarefa que não sendo fácil, pois implica travar a batalha do esclarecimento, é fundamental.
O resultado desta venda especial mostra aquilo que iniciativas semelhantes realizadas no passado tinham já deixado claro: sempre que o Partido sai para a rua com o jornal, ele vende-se! As organizações que semanalmente fazem este trabalho (fazendo do especial a norma) também atestam da boa receptividade que tem o Avante! junto dos trabalhadores, da juventude e do povo – desde que se consiga fazer chegar o jornal às suas mãos.
O aumento da difusão do Avante!, quer junto de quadros e militantes comunistas quer fora do Partido, é uma das medidas decididas pelo XVIII Congresso para o reforço da organização e influência do PCP. Na resolução política então aprovada, que norteia a actividade do Partido até ao próximo congresso, salienta-se que a imprensa partidária desempenha um «papel fundamental quer na divulgação das opiniões, análises e orientações do Partido nos planos nacional e internacional, na troca de experiências, na batalha das ideias e na formação política e ideológica, na mobilização e estímulo para a acção dos militantes, na crítica ao capitalismo, na informação, com verdade, e valorização das lutas dos trabalhadores e dos povos que se travam no País e no mundo, quer, ainda, como veículos para o reforço orgânico do Partido e para a sua influência junto dos trabalhadores e das populações». Alargar a sua venda é essencial.