Protesto hoje no ISS

Uma con­cen­tração dos tra­ba­lha­dores do Centro Dis­trital de Se­gu­rança So­cial de Lisboa foi mar­cada para hoje, a partir das 10h30, em Lisboa, junto ao edi­fício onde está ins­ta­lado o Con­selho Di­rec­tivo do Ins­ti­tuto da Se­gu­rança So­cial, para exigir «dig­ni­dade e se­gu­rança». Em causa, ex­plica o Sin­di­cato da Função Pú­blica do Sul e Açores, estão as de­ci­sões que le­varam, a partir de 1 de Fe­ve­reiro, à re­ti­rada do po­li­ci­a­mento nos aten­di­mentos da Se­gu­rança So­cial e ao rom­pi­mento do con­trato com a em­presa de se­gu­rança que fazia o trans­porte de va­lores no dis­trito (obri­gando a que os de­pó­sitos, ao final de cada dia, sejam feitos por tra­ba­lha­dores sem for­mação es­pe­cí­fica e sem qual­quer me­dida de pro­tecção). As de­ci­sões foram jus­ti­fi­cadas com os «cons­tran­gi­mentos or­ça­men­tais» que de­correm do OE para o cor­rente ano.

O sin­di­cato da CGTP-IN re­fere ainda, entre os mo­tivos do des­con­ten­ta­mento e da luta dos tra­ba­lha­dores, a cró­nica falta de pes­soal e as más con­di­ções das ins­ta­la­ções em vá­rios ser­viços, apon­tando o exemplo do Are­eiro, com ele­va­dores de­gra­dados, falta de es­paço para os utentes e ex­cesso de ruído.



Mais artigos de: Trabalhadores

A inabalável força da unidade

En­du­recer as formas de luta para im­pedir os cortes sa­la­riais, exigir res­peito pela con­tra­tação co­lec­tiva e em­prego com di­reitos, e com­bater a pre­ca­ri­e­dade foram de­ci­sões saídas dos ple­ná­rios que re­flec­tiram a uni­dade de­mons­trada du­rante a se­mana de greves no sector dos trans­portes e co­mu­ni­ca­ções.

Absolvidos persistem na luta

Na se­gunda-feira, em Lisboa, como a 20 de Ja­neiro, no Porto, acabou por ser re­co­nhe­cida em tri­bunal a razão de quem luta. A con­de­nação foi para quem manda re­primir.

Greves na Semapa e na REN

Na Secil e na CMP, ambas in­te­gradas no Grupo Se­mapa, ini­ciam-se greves na pró­xima terça-feira. No dia se­guinte, co­meça uma série de pa­ra­li­sa­ções na Saint Go­bain Mon­dego. Na REN a luta abarca o mês de Março.

Conquista no comércio de Aveiro

Finalmente foi possível incluir o subsídio de alimentação nos contratos colectivos de trabalho do comércio a retalho e do comércio de carnes do distrito de Aveiro, cuja revisão ficou concluída na semana passada, revelou o CESP/CGTP-IN. Desde o primeiro dia de 2011,...

Comunidade educativa anuncia protestos

Organizações de professores, estudantes, pessoal não docente (assistentes operacionais, psicólogos, inspectores de ensino e educação) vão promover uma «marcha nacional pela qualidade da educação e em defesa da escola pública», no dia 2 de...

Polícias insistem na demissão do MAI

Nos primeiros plenários distritais, seguidos de desfiles até aos governos civis, a Associação Sindical dos Profissionais de Polícia persistiu na exigência de demissão do ministro Rui Pereira, que perdeu a confiança do pessoal. Nos protestos iniciados a 1 de...