A talhe de foice
Fome e fartura
Actual
Holofotes
Actual
Sem surpresa
Actual
Um <i>ballet</i> em <i>reprise</i>
Crónica Internacional
Rebelião e hipocrisia
90.º aniversário<br> PCP – Liberdade, democracia, socialismo<br>Um projecto de futuro
Determinação em prosseguir a luta pelo socialismo
O Comité Central do PCP, na sua reunião de 11 e 12 de Fevereiro de 2011, analisou a evolução da situação política nacional, marcada pelo aprofundamento da política de direita, que tem conduzido o País à situação de declínio económico e social. O Comité Central do PCP analisou igualmente alguns aspectos do desenvolvimento da situação internacional, que continua a ter como pano de fundo o aprofundamento da crise estrutural do capitalismo. O Comité Central avaliou ainda as principais linhas de intervenção para o prosseguimento da luta de massas pela necessária ruptura e mudança, e aprovou um conjunto de linhas de trabalho para o reforço orgânico e da intervenção do Partido. Aprovou também uma Resolução sobre o 90.º aniversário do PCP.
Afirmar os valores e o projecto do Partido
As comemorações do 90.º aniversário do PCP, dirigidas prioritariamente aos trabalhadores e à juventude, serão marcadas por centenas de iniciativas em todo o País, muitas delas com expressão de rua.
Um êxito!
A venda especial do Avante! relativo ao 80.º aniversário mostrou uma vez mais que quando a organização do Partido se empenha na venda do jornal o resultado é sempre um sucesso.
Um jornal incontornável e insubstituível
Um desastre para o País
O PCP editou um folheto onde apela à mobilização popular em defesa do serviço público ferroviário e contra a privatização da CP, prevista no Orçamento do Estado para 2011.
Anticomunismo no <i>Diário de Aveiro</i>
O Diário de Aveiro, que há vários anos vem discriminando nas suas páginas as posições e propostas do PCP, desmascarou-se com a publicação de um editorial profundamente anticomunista.
Aproveitar as potencialidades da região
Dar combate à exploração
Apostar na formação
A inabalável força da unidade
Endurecer as formas de luta para impedir os cortes salariais, exigir respeito pela contratação colectiva e emprego com direitos, e combater a precariedade foram decisões saídas dos plenários que reflectiram a unidade demonstrada durante a semana de greves no sector dos transportes e comunicações.
Absolvidos persistem na luta
Na segunda-feira, em Lisboa, como a 20 de Janeiro, no Porto, acabou por ser reconhecida em tribunal a razão de quem luta. A condenação foi para quem manda reprimir.
Greves na Semapa e na REN
Na Secil e na CMP, ambas integradas no Grupo Semapa, iniciam-se greves na próxima terça-feira. No dia seguinte, começa uma série de paralisações na Saint Gobain Mondego. Na REN a luta abarca o mês de Março.
Conquista no comércio de Aveiro
Comunidade educativa anuncia protestos
Polícias insistem na demissão do MAI
Protesto hoje no ISS
Ameaças à soberania e aos direitos
A «governação económica» na União Europeia voltou a ser defendida com unhas e dentes pelo primeiro-ministro, no debate quinzenal. Vê nela um «acontecimento histórico» mas fugiu ao repto do PCP no sentido de esclarecer os perigos que tal passo encerra em planos como o do ataque aos direitos sociais ou o da perda de soberania.
Erradicar a precariedade laboral
Mais de um milhão e meio de trabalhadores sentem hoje na pele essa praga social que dá pelo nome de precariedade laboral. Para o PCP essa é a consequência de uma política, sustentada por PS, PSD e CDS/PP, que «pretende impor direitos laborais do séc. XIX aos trabalhadores do séc. XXI».
Solidariedade com tunisinos e egípcios
Transportes nas regiões autónomas
Protestos vão continuar
A Câmara de Vendas Novas aprovou, por unanimidade, uma resolução contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) local.
Cortes no transporte de doentes
Grândola exige saúde
Falta de profissionais no SNS
Câmara retira apoios a bombeiros
Solidariedade com os povos em luta
«Onda de luta e de esperança»
Agricultores exigem mais apoios
Arrábida a património da UNESCO
Basta de Berlusconi
Centenas de milhares de italianos manifestaram-se, no domingo, em 280 cidades para dizer «basta» a Berlusconi e condenar o envolvimento do primeiro-ministro num novo escândalo sexual.
A gota de água
O mercado e a fibra da felicidade
A primeira vitória do levantamento popular
Ao fim de 18 dias de incessantes protestos, no Cairo e em todos os principais centros urbanos do Egipto, o presidente Hosni Mubarak renunciou ao cargo transferindo o poder para o Conselho Superior das Forças Armadas.
Cronologia dos acontecimentos no Egipto
Fevereiro bolivariano
O povo venezuelano comemora, durante o corrente mês, três acontecimentos fundamentais para compreender o processo democrático, soberano, progressista e anti-imperialista em curso no país.
Zuma anuncia plano de emprego
Dilma impõe plano de austeridade
China é a segunda economia mundial
Um direito raro
As tarefas dos comunistas
O texto que se segue é a intervenção de Sitaram Yechury, membro do Bureau Político e
responsável pelo Departamento Internacional do Partido Comunista da Índia (Marxista), no 12.° Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários (ICWP), realizado em Tshwane, na África do Sul, de 3 a 5 de Dezembro de 2010.