Editorial

ANTÓNIO DIAS LOURENÇO

António Dias Lourenço é um daqueles militantes comunistas cuja vida é parte grande da história do Partido...
Opinião
Actual

A regra e a sua excepção

Da maré de estudos e análises, sempre acompanhados das devidas projecções e correspondentes previsões que...
Actual

«História de sucesso»

Numa mesma página do Diário de Notícias, lado a lado, dois textos abordando o mesmo tema. O primeiro é assinado...
Actual

Um homem

Um homem está perante o tribunal fascista. O juiz interroga-o. Pergunta: «É verdade que o senhor reingressou no PC em...
A talhe de foice

Bem dizia Lénine

A crise, ai a crise! Que seria de nós sem ela? Lá teríamos de passar os serões a falar do calor, do...
Crónica Internacional

A «Nobel» hipocrisia

Se é um dever assinalar, a cada ano que passa, o crime dos EUA em Hiroshima e Nagasaki, no ano em que se assinalam os 65 anos do...
Em Foco

É possível conter os fogos

Melhorias no dispositivo de combate aos incêndios florestais comprovam que, como o PCP defendeu, é possível travar este flagelo. Mas esse caminho está por fazer, as restrições orçamentais vão em sentido inverso e o Governo foge às suas responsabilidades, tentando aliviá-las para o calor e para actos negligentes ou dolosos. Na acção política geral e na intervenção institucional, os comunistas vão continuar a privilegiar as respostas aos problemas estruturais da floresta portuguesa e a luta por outra política agrícola.

Assim é que não

Entre o que ficou por fazer e o que foi mal feito, num contexto de políticas que acentuaram o abandono da agricultura e a desertificação de muitas regiões, os problemas causados pela política de direita nos últimos 30 anos não foram vencidos pelas boas intenções declaradas após as catástrofes de 2003 e 2005.

PCP

Aplausos para uma vida inteira

O imenso aplauso com que centenas de pessoas saudaram, no domingo, no cemitério do Alto de São João, em Lisboa, a passagem da urna com o corpo de António Dias Lourenço foi uma sentida e justa homenagem a um dos mais destacados dirigentes da história do Partido.

Educação à venda

As medidas do Governo aprofundam «um projecto educativo que obedece cegamente à predominância da economia de mercado» e, no essencial, corresponde ao que o PSD descreve na sua revisão constitucional.

Apelo à luta na emigração

O PCP apela aos seus militantes emigrados e às comunidades portuguesas para que se integrem nas acções de...

Para que nunca mais aconteça!

No dia em que se assinalavam os 65 anos do lançamento da bomba atómica sobre Hiroxima, o PCP alertou para as novas ameaças para a paz provocadas pela política militarista dos Estados Unidos da América, confiante numa resposta de massas à cimeira que a NATO realiza este ano no nosso País.

O mural é uma arma

A história é simples, mas exemplar. A célula do PCP na autarquia de Almada pintou nos últimos meses vários murais por todo o concelho, que foram sucessivamente vandalizados. A resposta dos comunistas foi determinada: repor os murais danificados, acrescentando-lhes outros novos.

 

E os interesses nacionais?

Apesar da época estival, o Governo não cessa com a sua política anti-social e antipopular. Ao mesmo tempo, o PCP prossegue com a denúncia e com a afirmação das suas propostas.

Combate comum

O Organismo de Coordenação da Emigração na Europa do PCP, que esteve reunido na...
Trabalhadores

Desenvolvimento travado

Ao longo das últimas duas décadas, quase duplicou em Portugal o peso dos contratos a prazo, ao mesmo tempo que cresceu o desemprego - travando o desenvolvimento do País.

ME degrada o ensino público

No próximo ano lectivo haverá mais professores no desemprego, degradar-se-á a qualidade da escola pública e agravar-se-ão as condições de ensino e de aprendizagem, avisou, dia 6, em Coimbra, a Fenprof, em conferência de imprensa.

Prejuízos não permitem privatização

A Comissão de Trabalhadores da Sociedade Portuguesa de Handling considerou «pouco abonatória para o profissionalismo jornalístico» a notícia sobre a decisão da TAP de privatizar a totalidade da Groundforce.

Greve parou <i>Resiestrela</i>

Ao segundo e último dia, a greve dos trabalhadores da Resiestrela registou «uma forte adesão, acima dos 80 por cento,...

Sargentos exigem respeito

A suspensão e substituição do Decreto-Lei n.º 296/09, de 14 de Outubro, relativo aos vínculos, carreiras e...
Assembleia da República

Mais mobilidade, melhores acessibilidades

O PCP quer ver incrementados os procedimentos necessários à concretização da nova ponte sobre o Tejo, ligando Lisboa e Barreiro, com as componentes rodoviária e ferroviária, garantindo transporte de mercadorias e passageiros.

Divulgar a tempo

Entre os diplomas aprovados na última sessão plenária da sessão legislativa encontra-se o projecto de...

Uma oportunidade perdida

O Parlamento aprovou em plenário em votação final global vários textos legislativos saídos da...
Nacional

PS mente à população de Odivelas

Em vésperas de eleições, a Câmara de Odivelas e o Governo assinaram um protocolo em que garantiam construir em 18 meses quatro centros de saúde no concelho. Passou um ano e nem um tijolo ainda foi colocado.

Descargas mortíferas

A CDU de Valongo foi contactada, este fim-de-semana, por residentes da Freguesia de Campo que denunciaram o que deverão ter sido...
Europa

Constitucional revoga detenções em massa

O Conselho Constitucional de França divulgou, dia 30 de Julho, uma decisão inédita que dá o prazo de um ano ao governo para alterar as disposições em vigor sobre o regime de detenção de direito comum

Portugal no topo

Portugal é o terceiro país da União Europeia (UE), depois da Polónia e da Espanha, com a taxa mais alta de trabalhadores contratados a prazo, de acordo com dados do Eurostat.

Desemprego histórico em França

Os organismos oficiais franceses classificaram o ano de 2009 como o pior desde a II Guerra Mundial em termos de destruição...

Não há crise para o luxo

O sector de artigos de luxo está em franca expansão nos principais mercados mundiais, depois de ter sofrido uma quebra de oito...

Trigo para pão

Os meios de comunicação social anunciaram que devido ao aumento do preço do trigo nos mercados internacionais o...
Internacional

Em busca de acordos

Após a cerimónia de posse, Santos entregou ao presidente do Equador, Rafael Correa, um dos...

Wikileaks no index

Os EUA proibiram os seus militares de aceder ao sítio da WikiLeaks alegando que fazê-lo seria uma «violação...
Temas

Crise, luta e esperança

O fim da actual crise de civilização é imprevisível. Inevitável, conduzirá ao desmoronar do capitalismo ou a uma era de barbárie. Prever datas para o desfecho seria, porém, um exercício de futurologia. Mas uma certeza se esboça já no horizonte: a derrota espera o imperialismo nas guerras criminosas que os EUA desencadearam para manter e ampliar o sistema de dominação mundial do capital.

Argumentos
ATver

O tempo das «tradições»

Notoriamente, vivemos o «tempo das tradições» na programação televisiva desta semana, decerto com a...
Pontos Cardeais

<i>Contratos I</i>

Rui Pedro Soares, ex-administrador executivo da PT acusado de crime de corrupção passiva no chamado «caso...
TVisto

O desuso e o uso

Houve um tempo já remoto em que por cá já havia televisão e havia também, na chamada grande imprensa,...
Gastronomias

Oh Sr. Doutor!!!

Para aqueles que se enriquecem com as coisas novas  Nunca a comida japonesa, e sobretudo o tão badalado sushi, foi para mim...
Festa do Avante!

Proposta, acção e luta no «salão-nobre» da Atalaia

O PCP mostra no Espaço Central, a grande sala de visitas da Festa do Avante!, aquilo que marcou o último ano em Portugal. Os visitantes encontram aqui exposições, debates, encontros, posições, ideias, projecto, história, presente, intervenção, luta e futuro, têm o conforto da sombra e o convívio com os amigos, surpreendem-se com as novas tecnologias e as mais antigas ferramentas da nossa acção colectiva...

Afirmar a Festa do<i> Avante!</i>

Concluídas que estão as fases eliminatórias concelhias e regionais, está em marcha a preparação das finalíssimas Norte e Sul do Concurso de Bandas da JCP para o Palco Novos Valores da Festa do Avante!, que vão acontecer, sábado, no Cais de Vila Nova de Gaia e na Praça Central de Santo André, respectivamente.

Aconteceu

Desemprego volta a subir

Os desempregados inscritos nos centros de emprego do Continente e Regiões Autónomas totalizavam, no mês de Junho, 551...

CPPC nas Músicas do Mundo

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) esteve entre os dias 28 e 31 de Julho no Festival de Músicas...

Violência doméstica

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) acusou, no início da semana, o Governo de insensibilidade em relação...

Solidariedade com os cinco

No dia 21 de Julho, o cidadão cubano Gerardo Hernández, preso há 12 anos nos EUA, foi encerrado numa cela de dois...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Domingo, 15   Algarve...

A semana em resumo

Frases

«Das duas, uma: ou o PGR mentiu; ou, incrivelmente, não conhecia o que se tinha...