A luta não vai de férias
Até ao fim de Agosto, a Caravana de Verão do PCP percorrerá as praias do País com a distribuição de documentos e várias acções de agitação. A caravana arrancou no fim-de-semana no Norte. Esposende e Vila Praia de Âncora foram as primeiras localidades por onde passou a Caravana de Verão do PCP. Em Esposende, os comunistas distribuíram o jornal dos artistas da Festa do Avante! e o Jornal de Verão, contendo as posições e propostas do PCP sobre as questões mais candentes da situação actual.
Em Vila Praia de Âncora, distrito de Viana do Castelo, os comunistas realizaram um comício à noite em que participaram João Correia, Joaquim Daniel e Amélia Barbeitos. Apesar do ambiente descontraído que reinava na Praça da República, foram muitos os que apreenderam as palavras de denúncia e protesto do PCP – a crise do capitalismo, o aumento dos impostos e o corte nas despesas sociais foram alguns dos temas centrais. O PEC do PS e PSD foi considerado um «pacto do sistema contra os trabalhadores e as populações».
Ficou ainda a promessa da organização partidária local de não deixar que a época estival desvie as atenções da necessária defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo. «Não vamos de férias para resorts de luxo! As nossas férias são junto dos trabalhadores e das populações, combatendo as políticas de direita», afirmou Amélia Barbeitos, encerrando o momento político.
No distrito do Porto, a Caravana constou de três iniciativas de contacto com a população e um mini-comício. Na Póvoa do Varzim, em frente à praia, os comunistas realizaram uma acção de contacto, ao som das músicas que marcarão presença na Festa do Avante!. Já em Matosinhos, num mini-comício realizado junto à praia, Jorge Pinto, da Comissão Concelhia, valorizou a participação dos comunistas portuenses na preparação, divulgação e realização da Festa do Avante!, apelando à participação de todos naquela que é maior iniciativa político-cultural realizada no País.
Paulo Tavares, membro da Direcção da Organização Regional do Porto, relembrou as malfeitorias do Governo PS – sozinho ou acompanhado pelo PSD e CDS – e valorizou o trabalho e dedicação do PCP na defesa dos direitos do povo e dos trabalhadores.
Em Vila do Conde – no momento em que se realizava a 33.ª Feira do Artesanato – o PCP levou a cabo uma acção de divulgação da Festa e de distribuição do Jornal de Verão. Os muitos visitantes da feira de artesanato foram agradavelmente surpreendidos pela música contagiante dos artistas da Festa deste ano, bem como pela alegria, boa disposição e camaradagem dos comunistas de Vila do Conde.
A caravana estará, hoje e amanhã, no distrito de Lisboa e, entre 14 e 20, no Algarve. A acção prossegue ao longo da Costa Vicentina até à área metropolitana de Lisboa onde, de 24 a 29 de Agosto, marcará presença nas praias da Península de Setúbal e da Grande Lisboa.