Actual
CPL quê?
Actual
Sem nível nem regras
Actual
No caminho
A talhe de foice
Os clones
Crónica Internacional
Os «presos políticos»
PCP
A crise do capitalismo e a luta dos trabalhadores
Desde que estalou a mais recente crise da crise sistémica do capitalismo, os trabalhadores e os povos estão confrontados com gravíssimos problemas que tocam profundamente com as suas próprias condições de vida, com direitos universais tenazmente alcançados, e cujos desenvolvimentos em curso conduzirão a um acelerado agravamento da precária e instável situação que defrontam.
Tribuna pública contra as privatizações
Mais de 200 representantes sindicais e de Comissões de Trabalhadores, incluindo das 17 empresas ameaçadas de privatização pelo PEC e o «plano de austeridade» realizaram, dia 15, em Lisboa, uma «Tribuna Pública contra as privatizações» onde se comprometeram a fazer tudo o que puderem para as impedir.
Não baixar a bandeira da luta
Jerónimo de Sousa participou, na última semana, em várias iniciativas partidárias no Alentejo, no âmbito das 500 acções contra o PEC. Moura, Portalegre e Santiago do Cacém foram os concelhos visitados.
Estado tem que assumir responsabilidades
Os cortes previstos para a Cultura afectam um sector «devastado por mais de uma década de subfinanciamento e asfixia financeira», afirmou o PCP numa conferência de imprensa realizada na segunda-feira, 19.
PCP denuncia exploração
Intransigente na defesa dos direitos dos trabalhadores, o PCP denuncia a exploração que se vive em inúmeras empresas e locais de trabalho do País, apelando à unidade e à luta – único caminho capaz de romper com o ciclo de ilegalidades e injustiças.
Encerramento evitável
«Selva» no grupo <i>Amorim</i>
Solidário com os que resistem
<i>Sintra Laboral</i>
Garantir a produção é essencial
Ferroviários exigem segurança
O SNTSF/CGTP-IN agendou para hoje uma concentração em Lisboa, para exigir do Governo um efectivo reforço do policiamento, e «não apenas acções quando as câmaras de televisão estão presentes».
Contra a privatização dos CTT
O Governo quer privatizar um conjunto de empresas públicas de valor estratégico para a economia nacional. Para denunciar esta situação, utentes e sindicatos vão realizar, hoje, às 18.30 horas, no Terreiro do Paço, em Lisboa, um cordão humano contra este ataque aos serviços públicos.
Pela liberdade na Petrogal
Os representantes dos trabalhadores da Petrogal decidiram responder ao «terror psicológico» e às ilegalidades na empresa nuclear do Grupo Galp Energia e o PCP já interpelou o Governo.
A luta vai continuar
O poder político e o poder económico-financeiro preparam novos ataques e só ainda não avançaram com alguns dos seus objectivos porque os trabalhadores têm agido e mostrado determinação, como se viu no dia 8. Na resolução divulgada após a reunião do Conselho Nacional da CGTP-IN, dia 13, a central reafirma que vai «prosseguir um processo de intervenção e luta sindical ascendente, porque o prosseguimento da ofensiva contra os trabalhadores e a falta de um projecto de desenvolvimento para o País assim o exigem».
Vitória na <i>Alisuper/Alicoop</i>
Mineiros exigem soluções
Tribuna pela saúde militar
Greve dia 28 nas IPSS e CERCI
Segurança e saúde no trabalho
Ética e suspeitas na SPdH
Caso da <i>Ambar</i> exige travão nos despedimentos colectivos
O Portugal das injustiças
O Parlamento debateu o estado da Nação. Foram visões distintas sobre o País as que estiveram em confronto faz hoje oito dias. Ao injustificado optimismo do primeiro-ministro, traçando um quadro sem correspondência com a realidade, contrapôs o PCP a verdade nua e crua de «um País mais injusto, mais desigual, mais dependente e mais endividado».
É possível uma vida melhor
Rumo desastroso
Experiência histórica
Há 35 anos, nos campos do Sul, a Reforma Agrária pulsava, cumprindo novas etapas, com os trabalhadores agrícolas a protagonizarem uma das mais belas e heróicas gestas da nossa história recente. Foi essa experiência única que o PCP evocou no Parlamento, com os olhos postos no presente e no futuro.
«Por um mundo de paz»
No âmbito do 17.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, que terá lugar este ano na África do Sul, realiza-se, entre amanhã e domingo, um acampamento nacional, em Avis, na Albufeira do Maranhão. Durante os três dias não faltarão concertos, cinema ao ar livre, desporto, debates, canoagem e exposições.
Tribunal dá razão ao PCP
O Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa deu razão ao PCP, confirmando a ilegitimidade do «negócio» de permuta, levado a cabo em 2005, do terreno do <i>Parque Mayer</i>, então propriedade da BragaParques, pelo terreno de Entrecampos, então propriedade da Câmara de Lisboa.
JCP em defesa da escola pública
Psicólogos em risco
Orizicultores exigem mais apoios do Governo
GM impõe redução salarial
Os 1150 operários da fábrica da General Motors em Estrasburgo foram sujeitos a uma intolerável chantagem por parte da administração: ou aceitam uma redução de dez por cento nos custos de mão-de-obra ou a unidade será encerrada.
Operários salvam refinaria
Os 367 operários da refinaria da Total em Dunquerque (França) voltaram ao trabalho, na segunda-feira, 19, juntamente com os subcontratados da petrolífera, após uma greve de seis meses contra o encerramento das instalações.
Exercito contra civis
Controladores em greve
Maioria vive pior do que no socialismo
Acção da PAME contra bloqueio a Gaza
O regresso dos OGM
Ocupação eternizada
A conferência internacional de Cabul, realizada na terça-feira na capital afegã, admitiu a entrega de algumas zonas às forças do país, mas tanto Clinton como a Nato deixaram claro que não sairão do território.
Irão responsabiliza os EUA
O Irão voltou a apelar esta semana aos EUA e países europeus para que deixem de apoiar o terrorismo e de abrigar terroristas, prática contrária aos princípios que apregoam.
Teia inextricável
Tensão na península coreana
Delegação do PCP na China
A mentira na História<br>e a compreensão da crise
O capitalismo atravessa uma crise estrutural para a qual não encontra soluções.
Para que os povos se mobilizem na luta contra o sistema que os oprime e ameaça já a própria continuidade da vida na Terra é indispensável a compreensão do funcionamento da monstruosa engrenagem que deforma o real, impondo à humanidade uma História deformada, forjada pelo capitalismo para lhe servir os interesses.
A exploração como motor
O sector automóvel tem grande importância no nosso País pelo peso no emprego industrial, com mais de 30 mil trabalhadores, mas também pelo peso no PIB e nas exportações. É um sector muito dependente da estratégia das multinacionais, particularmente no sector da montagem, em que a Auto-Europa representa 2/3 da produção de veículos de passageiros.
No que diz respeito aos direitos dos trabalhadores, o grande capital tem como alvos principais os salários, a regulação do tempo de trabalho, a precariedade, os ritmos e as condições de trabalho. É certo que são alvos sempre e onde o capital e o trabalho se confrontam. Nestas páginas abordaremos alguns aspectos desta ofensiva no que diz respeito ao sector automóvel no nosso País.
ATver
Amália, Talentos e Prémios
Pontos Cardeais
Cemitérios
TVisto
No País dos mandriões
Religiões
A Moral comunista
Desporto
A vida associativa ao serviço do povo
Assim é a Festa