Actual
Os Ultras
Actual
Quantos pobres custa um rico?
Actual
Sopa e Bolos
A talhe de foice
Obama
Crónica Internacional
G8 e G20<br>e a crise capitalista
PCP
A consequência lógica<br>da privatização da PT
Por toda a Europa, ao mesmo tempo que são impostos pesados sacrifícios aos trabalhadores e aos povos, estão em curso gigantescos processos de acumulação e concentração capitalista com fusões e aquisições de grandes empresas.
Hoje é dia de luta
Face ao aumento do desemprego e da precariedade, dos impostos e dos bens de consumo, com a redução dos salários e das pensões, a CGTP-IN dá hoje voz ao justo protesto dos trabalhadores e à exigência de outra política.
Visita guiada à biodiversidade
Associando-se à comemoração do Ano Internacional da Biodiversidade, o Espaço Ciência da Festa do Avante! tem como tema central a variedade de genes, espécies e ecossistemas que constituem a vida no planeta. Com algumas novidades, este ano os visitantes poderão usufruir de um autêntico roteiro sobre a matéria, sempre de uma perspectiva cientificamente rigorosa e de classe, didáctica e interactiva, como sublinharam os membros do grupo de trabalho em conversa com o órgão central do PCP.
Na primeira linha do combate
No dia 1 de Julho, o PCP realizou mais de cem acções de rua contra o aumento dos preços e o roubo nos salários, no âmbito da jornada nacional de protesto e luta levada a cabo nesse dia. Ao fazer isto, esteve onde tem que estar como Partido Comunista que é: junto dos trabalhadores e das populações, protestando, esclarecendo e mobilizando para a luta.
A jornada decorreu durante todo o dia e fez-se de distribuições de folhetos, colocação de faixas, buzinões e caravanas automóveis, cordões humanos, minicomícios e tribunas públicas.
Na vanguarda da luta
O PCP está na vanguarda da luta em defesa de um Serviço Nacional de Saúde público, a única forma de garantir a universalidade e o acesso dos portugueses a todos os cuidados de saúde, independentemente da sua situação social e económica.
Aumentar a justiça e as receitas do Estado
Construtor do Partido<br>Organizador da luta
O jovem dirigente comunista Alfredo Dinis (Alex) foi assassinado pelo fascismo há 65, em Loures. O PCP lembrou, no domingo, este destacado construtor do Partido na difícil mas exaltante década de 40 do século passado.
Onde os sonhos se fazem
Duas centenas de militantes e simpatizantes do PCP participaram, no dia 2, na festa dos 30 anos do Centro de Trabalho da Boavista, no Porto, onde funciona a Organização Regional.
Garantir o controlo público
A utilização da golden share do Estado no chumbo da aquisição pela Telefonica na participação da PT na Vivo confirma, para o PCP, a necessidade de uma política que defenda os interesses e a economia nacional.
Adiamento é vitória da luta
<i>O Militante</i>
Uma política injusta
PCP na Grécia
Greve na Segurança Social
Com uma adesão superior a 75 por cento e o encerramento de serviços, os trabalhadores do Instituto da Segurança Social cumpriram, dia 2, uma greve contra a degradação das condições de trabalho e pelo direito à contratação colectiva.
Taxa inédita há 30 anos
À beira dos 11 por cento, a taxa de desemprego divulgada na semana passada pelo Eurostat constitui o valor mais elevado desde há 30 anos e a constante subida é uma diferença para pior face à UE.
Mantém-se greve nos consulados
Dez dias de acção no Comércio
Enfermeiros persistem
Menos bombeiros e mais turnos
Professores em plenários
Severas dificuldades
O PCP acusou o Governo de estar a «retirar serviços públicos de saúde», agravando assim as condições de acesso das populações aos cuidados de saúde.
Seriedade negocial
O Governo PS e seus antecessores são os únicos responsáveis pela grave situação da Casa do Douro, considera o PCP, que apelou à resistência dos pequenos vitivinicultores da região.
Agravar as injustiças sociais
Alavanca de desenvolvimento do Alentejo
Agravar a exploração
Injustiças ficais
Debater o orçamento da cultura
Apurar responsabilidades
61 anos de morte e destruição
No âmbito da Campanha «Paz sim! NATO não!», que integra 104 organizações portuguesas, realizou-se, sexta-feira, na Praça dos Restauradores, em Lisboa, um acto público com a instalação de 61 cruzes negras e um mural simbolizando os 61 anos de militarismo, corrida aos armamentos e aumento das despesas militares, de guerra, morte e destruição protagonizados pela NATO.
MDM contra degradação da vida
Mais cortes na Acção Social Escolar!
Mutações e inserções
Resistência tenaz
A greve geral de 29 de Junho, a 11.ª num período de seis meses, paralisou fábricas, portos, caminhos-de-ferro, aeroportos, imprensa, serviços da administração pública, escolas e hospitais em toda a Grécia. Hoje, o país volta a parar.
Contra o capitalismo
O novo Partido Comunista Romeno (PCR) realizou, sábado, 3, em Bucareste o seu congresso fundador que reuniu mais de 400 delegados e convidados.
<i>Torys</i> destroem 1,3 milhões de empregos
Comissão ataca reformas
Agricultura e alimentação
Mais de metade perdeu emprego, salário e poder de compra
A maioria dos trabalhadores norte-americanos afirma que ficou sem emprego, viu o seu rendimento baixar ou foi obrigado a aceitar redução de horário ou trabalho a tempo parcial.
Irão apresenta novas provas
O governo iraniano divulgou novas provas que indicam que o cientista nuclear Shahram Amiri foi sequestrado, em 2009, pelos serviços secretos norte-americanos.
«Uma questão de igualdade, justiça e liberdade»
Governo aumenta salários mínimos
Blair aconselha Santos
Marrocos detém dezenas de saaráuis
Venezuela nacionaliza<br>plataformas norte-americanas
A lucidez da memória, amargura e serenidade em «assim se esvai a vida – três livros num só», de Urbano Tavares Rodrigues
De que é feita a matéria da escrita, esses imperecíveis sulcos da vida e do vivido? Esse húmus que nos conduz a uma contínua angústia e perplexidade, a extensão dos sonhos, a capacidade de, apesar de tudo, conseguirmos reflectir sobre o modo (os modos) de estar vivo mesmo no avassalador sufoco existencial?
A desmistificação do <i>New Deal</i><br>e o aprofundamento da crise do capitalismo
Com o capitalismo americano atolado numa crise económica de uma tal severidade que lembra cada vez mais a Grande Depressão dos anos 30, não é de espantar que haja por toda a parte apelos a um «novo New Deal». A nova administração Obama já delineou um vasto programa de estímulo económico para dois anos, num montante de 850 mil milhões de dólares, destinado a fazer sair o país da profunda crise.
Pontos Cardeais
Prémios
Desporto
Os clubes populares e o embuste
Religiões
Os silêncios da fé
TVisto
O pecado mortal
ATver
Finalmente novidades!
«Carvalhesa» – 25 anos
Luís de Freitas-Branco (1890 -1955)
Rimsky-Korsakov (1844-1908)
George Gershwin (1898-1937)
Ralph Vaughan Williams (1872-1958)
Manuel de Falla (1876-1946)
Aaron Copland (1900-1990)
Sergey Rachmaninov (1873-1943)