Menos bombeiros e mais turnos

Em Viseu, a Câmara Municipal pretende diminuir o número de bombeiros municipais, em cada turno, situação que, concretizando-se, «colocará sérios entraves às operações de socorro, alertou, num comunicado de 29 de Junho, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local, salientando que a edilidade pretende aplicar esta medida em plena época de incêndios.

Devido às alterações que passaram a vigorar no dia 1 de Julho, «com a implementação do  sistema de cinco turnos, estarão apenas sete bombeiros de serviço para assegurar as ambulâncias do INEM, a central telefónica, o combate a incêndios urbanos e florestais, acidentes e outros sinistros», revelou o STAL/CGTP-IN. Assim, «os turnos que aparentemente aumentam, ficam com menor capacidade de intervenção nas operações de socorro, pois ficam privados do número normal de elementos que os compunham» e que, segundo o sindicato, já eram insuficientes.

A autarquia, liderada por Fernando Ruas, do PSD, foi acusada pelo STAL de desrespeitar as regras de protecção civil e comprometer a protecção de pessoas e bens.

O sindicato solicitou ao executivo camarário uma reunião urgente, com o propósito de alertar para as graves consequências desta mudança.



Mais artigos de: Trabalhadores

Greve na Segurança Social

Com uma adesão superior a 75 por cento e o encerramento de serviços, os trabalhadores do Instituto da Segurança Social cumpriram, dia 2, uma greve contra a degradação das condições de trabalho e pelo direito à contratação colectiva.

Taxa inédita há 30 anos

À beira dos 11 por cento, a taxa de desemprego divulgada na semana passada pelo Eurostat constitui o valor mais elevado desde há 30 anos e a constante subida é uma diferença para pior face à UE.

Mantém-se greve nos consulados

A greve iniciada segunda-feira no consulado português em Toronto teve a adesão de 18 dos 19 trabalhadores (incluindo sete que, estando em férias, declararam expressamente suspendê-las para aderir à luta), reclamando uma revisão salarial justa, que compense as perdas de poder de...

Dez dias de acção no Comércio

Decorrem até dia 16 «dez dias de acção e de luta diversificada» no sector do comércio, escritórios e serviços integrada na preparação e continuação do dia nacional de protesto e luta, da CGTP-IN, marcado para hoje. O Sindicato dos...

Enfermeiros persistem

O Ministério da Saúde deve concretizar os compromissos assumidos sobre negociação da avaliação de desempenho, do acordo colectivo de trabalho, de horários, organização de serviços e concursos, e apresentar as propostas em Julho, reclamam o Sindicato...

Professores em plenários

A Fenprof e os sindicatos filiados concluem amanhã, em Beja, uma série de plenários regionais com professores e educadores contratados. O primeiro teve lugar dia 2, em Lisboa, seguindo-se Porto (ontem) e Coimbra (hoje). Para os docentes, em geral, e com vista a abordar temas de interesse geral,...