PC da Turquia sobre a situação do Curdistão

«Uma questão de igualdade, justiça e liberdade»

«A questão curda não pode ser re­sol­vida pelo Par­tido da Jus­tiça e do De­sen­vol­vi­mento (AKP)», cujas po­lí­ticas «au­men­taram as de­si­gual­dades, eli­mi­naram o sen­ti­mento de jus­tiça e as pers­pec­tivas de li­ber­dade», con­si­dera o Par­tido Co­mu­nista da Tur­quia (TKP). O go­verno «impôs a sua von­tade na base da sub­ju­gação do povo», e a questão curda «não pode ser re­sol­vida sem a par­ti­ci­pação das massas» na luta por uma so­ci­e­dade mais justa, diz o TKP.

«As de­si­gual­dades, a in­jus­tiça e a re­pressão do povo turco» são gé­meas «das po­lí­ticas ne­ga­ci­o­nistas le­vadas a cabo contra os curdos du­rante dé­cadas», su­bli­nham os co­mu­nistas em co­mu­ni­cado as­si­nado pelo seu Co­mité Cen­tral.

Neste con­texto, para o Par­tido Co­mu­nista a so­lução da questão curda não será al­can­çada pela via mi­litar - apoiada pelos EUA e a União Eu­ro­peia -, pelo es­ta­be­le­ci­mento de laços com a ad­mi­nis­tração do cur­distão ira­quiano ou pela ins­ti­gação do ódio entre co­mu­ni­dades, mas pela afir­mação da uni­dade entre turcos e curdos em de­fesa da igual­dade e da jus­tiça, pela cons­trução de uma al­ter­na­tiva de es­querda anti-im­pe­ri­a­lista.

«Aqueles que falam sobre a vida lado a lado, em igual­dade e li­ber­dade; aqueles que sabem com­par­ti­lhar e que querem com­par­ti­lhar; aqueles que querem um país onde as ori­gens ét­nicas não es­mo­reçam a von­tade do povo» são a chave do pro­blema, acres­centa o TKP que, frisa ainda, «nem a igual­dade nem a li­ber­dade são pos­sí­veis com os im­pe­ri­a­listas, com um exér­cito pró-NATO e um go­verno re­a­ci­o­nário, com as co­mu­ni­dades re­li­gi­osas, a fi­lo­sofia Bar­zani [pre­si­dente do cur­distão ira­quiano] e o na­ci­o­na­lismo».

O texto do CC do TKP foi di­vul­gado pa­ra­le­la­mente ao re­cru­des­ci­mento da vi­o­lência entre a Tur­quia e os in­de­pen­den­tistas curdos. Na quinta-feira da se­mana pas­sada, o ile­ga­li­zado Par­tido dos Tra­ba­lha­dores do Cur­distão (PKK) atacou duas pa­tru­lhas do exér­cito turco na re­gião de Siirt, acção à qual se se­guiram bom­bar­de­a­mentos aé­reos por parte da avi­ação de An­cara. Em duas se­manas, o PKK abateu cerca de 50 sol­dados turcos.

Já na se­gunda-feira, 5, agên­cias de no­tí­cias re­por­tavam a sa­bo­tagem de um ole­o­duto por parte do PKK. A con­duta liga Kirkuk, no Iraque, ao porto de Ceyhan, na Tur­quia. O porto é um dos mais im­por­tantes in­ter­faces de es­co­a­mento de hi­dro­car­bo­netos pro­ve­ni­entes da Ásia Cen­tral e do Médio Ori­ente. Por Ceyhan passa ¼ de todo o pe­tróleo ex­por­tado pelo Iraque.



Mais artigos de: Internacional

Irão apresenta novas provas

O go­verno ira­niano di­vulgou novas provas que in­dicam que o ci­en­tista nu­clear Shahram Amiri foi se­ques­trado, em 2009, pelos ser­viços se­cretos norte-ame­ri­canos.

Governo aumenta salários mínimos

O governo chinês decidiu ajustar os salários mínimos em nove regiões do país. A decisão de aumentar os rendimentos entre 15 e 33 por cento, conforme os casos, surge no contexto da uma vaga de greves levadas a cabo em fábricas no Norte do país, sobretudo...

Blair aconselha Santos

O ex-primeiro-ministro britânico, Tony Blair, vai assessorar em matérias de política externa o recentemente eleito presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. A manobra tem como objectivo mascarar a continuação do regime narco-fascista de Álvaro Uribe apresentando-o como...

Marrocos detém dezenas de saaráuis

A polícia marroquina deteve dezenas de pessoas em El Aiun, cidade capital do Saara Ocidental, na sequência de uma manifestação de pesar pela morte do dirigente da Frente Polisário Mahfud Ali Beiba, falecido na passada sexta-feira. À concentração silenciosa,...

Venezuela nacionaliza<br>plataformas norte-americanas

O governo bolivariano da Venezuela nacionalizou 11 plataformas de extracção de crude, propriedade da Helmerich & Payne. Na base da decisão está o boicote da empresa à produção petrolífera do país. De acordo com o ministro da Energia e Petróleo e...